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11(ENEM - 2017)Número Original: 13Código: 6888810

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Querido Sr. Clemens, Sei que o ofendi porque sua carta, não datada de outro dia, mas que parece ter sido escrita em 5 de julho, foi muito abrupta; eu a li e reli com os olhos turvos de lágrimas. Não usarei meu maravilhoso broche de peixe-anjo se o senhor não quiser; devolverei ao senhor, se assim me for pedido... OATES, J. C. Descanse em paz. São Paulo: Leya, 2008. Nesse fragmento de carta pessoal, quanto à sequenciação dos eventos, reconhece-se a norma-padrão pelo(a) 63 colocação pronominal em próclise. uso recorrente de marcas de negação. emprego adequado dos tempos verbais. preferência por arcaísmos, como “abrupta” e “turvo”. presença de qualificadores, como “maravilhoso” e “peixe-anjo”. VOO


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12(ENEM- BR - 2010)Número Original: 128Código: 3518

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Negrinha Negiinha era uma pobre órfá de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças. Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), alibordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma — “dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da morar”, dizia o reverendo. Ótima, a dona Inácia. Mas não admitia choro de criança. Ai! Punhahe os nervos em came viva. 1 À excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos — e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera ao regime novo — essa indecência de negro igual. LOBATO, M. Nogriha ln: MORICONE, 1. Os cem mehores contos brasileiros do século. “Ro de Jgnoro: Obeiva, 2000 (agineno) A narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa contradição infere-se, no contexto, pela falta de aproximação entre a menina e a senhora, preocupada com as amigas. receptividade da senhora para com os padres, mas deselegante para com as beatas. ironia do padre a respeito da senhora, que era perversa com as crianças. resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto. rejeição aos criados por parte da senhora, que preferia tratá-los com castigos. v 0 oo


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13(ENEM- BR - 2009)Número Original: 128Código: 3895

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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A partida Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor. Com receio de fazer barulho, dirigime à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteeime e, voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus? LINS, O. A parda. Molhoros contos. Seleção e prefácio de. “Sandra Nini. São Paulo: Global, 2003 No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho: e e “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir” (€. 1-3). “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco” (€. 4-6). “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama” (t. 12-13) “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor” (€. 7-9) “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...” (€. 14-15).


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14(ENEM- BR - 2012)Número Original: 110Código: 10828

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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E como manejava bem os cordéis de seus titeres, ou ele mesmo, titere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que Este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação. RAWET,S. O aprendizado, in. Diálogo. Rio de Janeito: GRD, 1963 (fragmento) No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada O naimagemdo titere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem. - O na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que efe não possui q manejo dos jogos discursivos em todas as situações. @ no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que @ personagem emite em determinados ambientes sociais. O nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatofiamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados. O no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem, responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da'sociedade.


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15(ENEM - 2020)Número Original: 34Código: 9021702

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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‘\. CAPOTAR Só se for na cama > PEGUE A ESTRADA COM CONSCIÊNCIA Motorista que dirige cansado ou sob efeito = de medicamento acaba dormindo onde - = não deve: na direção. Antes de pegar = a estrada, durma bem e lembre-se: o sonho mais bonito é a própria vida. Disponível em: www.comunicaquemuda.com.br. Acesso em: 9 dez. 2017. A fim de contribuir para a diminuição do número de acidentes de trânsito, essa campanha (A) proíbe o uso de remédios para evitar o sono na direção. dá dicas aos motoristas sobre diminuição do cansaço físico. atribui ao motorista a responsabilidade pela segurança no trânsito. (C) apresenta a capotagem como consequência da direção perigosa. (E) conscientiza o motorista sobre a necessidade de controle da velocidade nas estradas.


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