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1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 59Código: 3910

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Construção da democracia na Nova República brasileira Intradisciplinar Economia no Período Colonial
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social — o oposto da interligação com objetivos internos — trazida da colônia Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será modemo e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teriamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um Ivo. Soquencias brasileiras “São Paulo: Cia, das Letras, 1080 (adaptado) Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é: O Brasil, um país que vai pra frente. Brasil, a eterna esperança. Brasil, glória no passado, grandeza no presente. Brasil, terra bela, pátria grande. Brasil, gigante pela própria natureza.


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2(ENEM - 2021)Número Original: 80Código: 11215771

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Fatos e processos históricos sobre a dinâmica do tráfico de escravos para o Brasil e do sistema escravista do período colonial .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Alguns escravos morreram em consequência da violência essencial à sua captura na África, muitos outros nas jornadas entre os lugares que habitavam no interior e os portos dos oceanos Atlântico e Índico, ou enquanto aguardavam o embarque, muito mais ainda no mar, outros nos mercados de escravos brasileiros, e mais ainda durante o processo de ajustamento físico e mental ao sistema escravista no Brasil. ‘CONRAD, RE. Tumbelros o trico de escravo para o Brest São Pao: Brasienso, 186 As formas de violência relacionadas ao tráfico negreiro no Brasil colonial destacadas no texto derivam da intensificação do expansionismo ultramarino. exploração das atividades indígenas. supressão da catequese jesuítica. extinção dos contratos comerciais. 000 o contração da economia ibérica.


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3(ENEM - 2021)Número Original: 88Código: 11215849

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Brasil.b Recursos utilizados pela coroa portuguesa para a exploração do pau-brasil no início da colonização .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Tão bem há muito pau-brasil nestas Capitanias de que os mesmos moradores alcançam grande proveito: o qual pau se mostra claro ser produzido da quentura do Sol, e criado com a influência de seus raios, porque não se acha se não debaixo da térrida Zona, e assim quando mais perto está da linha Equinocial, tanto é mais fino e de melhor tinta; e esta é a causa porque o não há na Capitania de São Vicente nem daí para o Sul. GANDAVO, P M Trtado da errado Bat Histia da Prova “Senta On. Beto Hori: si, 1680 (dep O registro efetuado pelo cronista nesse texto harmoniza- -se com a seguinte iniciativa do período inicial da colonização portuguesa: O Introdução da lavoura monocultora para efetivar a ocupação do território americano. Implantação de feitorias litorâneas para garantir a extração de recursos naturais. Regulamentação do direito de posse para enfrentar os interesses espanhóis. Substituição da escravidão indígena para apoiar a rede do comércio europeu. Restrição da atividade missionária para sufocar a penetração protestante. vo oo


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4(ENEM- BR - 2016)Número Original: 41Código: 6624660

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Rupturas e continuidades históricas no sentido político e social do Brasil contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os govemos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos. © bum dos presidents: história vista pelo JB. Joral do Bras 18 nov 1059 O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior Uma dessas continuidades consistiu na O representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo. detenção de lideranças populares por crimes de subversão. presença de políticos com trajetórias no regime autoritário. prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais. estabilidade da economia com o congelamento anual de preços. vo oo


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5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 42Código: 3367

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Políticas afirmativas nas orientações curriculares da Nova República brasileira
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Aprimeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas 30 público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da América é da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público estudantile tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos socialmente discriminados. Época, 11 jan. 2010 (adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltadaao público LGBT. Com acriação de uma instituição de ensino para atender esse público, pretende-se O contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT. O copiar os modelos educacionais dos EUA e da Europa. permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico. desse grupo. promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino. o O criar uma estratégia de proteção e isolamento e


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