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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2009)Número Original: 59Código: 3910

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Construção da democracia na Nova República brasileira Intradisciplinar Economia no Período Colonial
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social — o oposto da interligação com objetivos internos — trazida da colônia Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será modemo e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teriamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um Ivo. Soquencias brasileiras “São Paulo: Cia, das Letras, 1080 (adaptado) Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é: O Brasil, um país que vai pra frente. Brasil, a eterna esperança. Brasil, glória no passado, grandeza no presente. Brasil, terra bela, pátria grande. Brasil, gigante pela própria natureza.


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Construção da democracia na Nova República brasileira - Economia no Período Colonial

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 17Código: 4548

Segunda Fase

Escravidão no Período Colonial (Economia) Bandeiras, entradas e moções Tráfico de Escravos para o Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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Os ventos e as marés constituíam um entrave considerável ao tráfico de escravos índios pela costa do Atlântico Sul. Nos anos 1620, houve transporte de cativos “tapuias” do Maranhão para Pernambuco, mas parte do percurso foi feita por terra, até atingir portos mais acessíveis no litoral do Ceará. Ao contrário, nas travessias entre Brasil e Angola, zarpava-se com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVI). São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61-63.) a) A partir do texto e de seus conhecimentos, explique de que maneiras o sistema de exploração colonial da América portuguesa foi influenciado pelas condições geográficas. b) Relacione essas condições geográficas às atividades dos bandeirantes.


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2(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 22Código: 4772

Segunda Fase

Revolução Constitucionalista de 1932.g Intradisciplinar Escravidão no Período Colonial (Economia) Tráfico de Escravos para o Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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De 1550 a 1930, o mercado de trabalho brasileiro está desterritorializado. Só nos anos 1930-40 a reprodução ampliada da força de trabalho passa a ocorrer inteiramente no interior do território nacional. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVIN: São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 354.) a) Quais características do mercado de trabalho brasileiro, entre 1550 e 1930, permitem considerá-lo “desterritorializado”? b) Indique duas mudanças do mercado de trabalho brasileiro ocorridas nas décadas de 1930 e 1940.


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3(USP - 2018)Número Original: 61Código: 6978445

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do ciclo do ouro no desenvolvimento da colônia brasileira.g Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
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Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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A respeito dos espaços econômicos do açúcar e do ouro no Brasil colonial, é correto afirmar: (A) A pecuária no sertão nordestino surgiu em resposta às demandas de transporte da economia mineradora. (B) A produção açucareira estimulou a formação de uma rede urbana mais ampla do que a atividade aurífera. (C) O custo relativo do frete dos metais preciosos viabilizou a interiorização da colonização portuguesa. (D)A mão de obra escrava indígena foi mais empregada na exploração do ouro do que na produção de açúcar. (E) Ambas as atividades produziram efeitos similares sobre a formação de um mercado interno colonial.


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4(UERJ - 2017)Número Original: 2Código: 6638967

Exame Discursivo

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Representações cartográficas do território colonial brasileiro ocupado pela metrópole portuguesa .f Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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“Monica me F Mapa do Brasil, de João Teixeira Albernaz, 1666. ADONIAS, 1; FURRER, B. Mapa: imagens da formação territorial brasileira Rio de Janeiro: Fundação Odebrecht, 1993. Podem-se observar nos mapas maneiras distintas de representar o território que viria a ser designado como Brasil, no contexto da conquista e colonização portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, respectivamente. Identifique um aspecto de cada um dos mapas que os diferencie quanto à representação do território. Em seguida, apresente duas ações políticas ou econômicas da colonização portuguesa no Brasil, uma para o século XVI e outra para o século XVII


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 26Código: 12529

Verão

Extração de recursos naturais.g Escravidão no Período Colonial (Economia)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portugue- sa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abun- dante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistematica, com o objetivo de abastecer o mer- cado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aqui- sição dessa matéria-prima brasileira era feita por meio da A) exploração escravocrata dos europeus em rela- ção aos índios brasileiros. B) criação de núcleos povoadores, com utilização de trabalho servil C; utilização de escravos africanos, que trabalha- vam nas feitorias. D; exploração da mão-de-obra livre dos imigrantes. portugueses, franceses e holandeses. a exploração do trabalho indigena, no estabeleci- mento de uma relação de troca, o conhecido escambo.


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