Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ENEM - Questões escravistas no Segundo Reinado.g - Economia no Segundo Reinado Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Questões escravistas no Segundo Reinado.g
  • Economia no Segundo Reinado
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 23Código: 3377

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Economia no Segundo Reinado
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

A dependência regional maior ou menor da mão de obra escrava teve reflexos políticos importantes no encaminhamento da extinção da escravatura. Mas a possibilidade e a habilidade de lograr uma solução alternativa — caso típico de São Paulo — desempenharam, ao mesmo tempo, papel relevante. FAUSTO, 8. História do Brasil São Paulo: EDUSP, 2000. A crise do escravismo expressava a difícil questão em tomo da substituição da mão de obra, que resultou O na constituição de um mercado interno de mão de obra livre, constituído pelos libertos, uma vez que a maioria dos imigrantes se rebelou contra a superexploração do trabalho. O no confronto entre a aristocracia tradicional, que defendia a escravidão e os privilégios políticos, e os cafeicultores, que lutavam pela modernização econômica com a adoção do trabalho livre. E no “branqueamento” da população, para afastar o predomínio das raças consideradas inferiores e concretizar a ideia do Brasil como modelo de civilização dos trópicos. O no tráfico interprovincial dos escravos das áreas decadentes do Nordeste para o Vale do Paraíba, para a garantia da rentabilidade do café. O na adoção de formas disfarçadas de trabalho compulsório com emprego dos libertos nos cafezais paulistas, uma vez que os imigrantes foram trabalhar em outras regiões do pais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 52Código: 9010669

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos da Lei Áurea no final do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Lei n. 3 353, de 13 de maio de 1888 A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro Il, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia-Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte: Art. 1º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil. Art. 2º: Revogam-se as disposições em contrário. Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém. Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º ano da Independência e do Império. Princesa Imperial Regente. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2015 (adaptado). Um dos fatores que levou à promulgação da lei apresentada foi o(a) (A) abandono de propostas de imigração. fracasso do trabalho compulsório. afirmação da benevolência da Corte. (C) manifestação do altruísmo britânico. (D) (E) persistência da campanha abolicionista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM - 2021)Número Original: 85Código: 10788030

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Brasil.b Estratégias de resistência dos escravizados no Brasil da segunda metade do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

“Escravo fugido No dia 8 de Outubro do anno proximo . passado fugio da fazenda do Bom Retiro, pro- priedade do dr. Francisco Antonio de Araújo, o escravo José, pardo claro, de 22 annos de idade, estatura regular, cheio de corpo, com a falta de um dente na frente do lado-supe- - rior, cabellos avermelhados, orelha roxa, falla macia, e andar vagaroso. Intitula-se forro, e quando fugio a primeira vez esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary. Quem o aprehender e entregar ao seu se- nhor no Amparo, ou o recolher a cadêa em qualquer parte será bem gratificado, e protes- ta-se cóm todo o rigor da lei contra quem o ac outar. 15-13 Escravo fugos Jornal Correo Paullstana, 13 de abel de 1879 Disponivel em: ‘nip eadigtal br gow be. Acessa em 2 ago 2019 datado No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada? O Criação de relações de trabalho. O Fundação de territórios quilombolas. O Suavização da aplicação de normas. O Regularização das funções remuneradas. O Constituição de economia de subsistência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM - 2021)Número Original: 79Código: 11215753

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Brasil.b Função da propaganda no desenvolvimento de uma sociedade industrial no auge econômico do segundo reinado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

Ó anúncio! Tu és a luz dos historiadores futuros. O anúncio é hoje em dia o rei das opiniões. O anúncio faz uma reputação. Um homem que não materializou seu nome num anúncio não é digno de figurar na lista de eleitores, nem de ter voto para membro de qualquer associação. O anúncio, esse agente do industrialismo, triunfa até mesmo nas límpidas esferas onde outrora reinava soberana a inspiração. Novo Corea das Modas, ago set, 1854 apud MALIAD, A M. Imagem e aaoimegem do “Segundo Reinado: ALENCASTRO, LF (0rg), Hstária da vida privada no Brasi São Pad Cia. das Los, 168. Ao tratar da importância do anúncio no período oitocentista, o texto destaca o(a) O emprego do realismo como forma de superar a escrita rebuscada, imprópria à venda de produtos. papel crescente da publicidade como agente de transformação social na sociedade industrialista. politização dos meios de comunicação, utilizados como instrumento de manutenção da ordem social. padronização dos princípios sociais como resultado da massificação dos valores éticos da elite. utilização da propaganda como forma de difundir o consumo dos bens necessários à vida moderna. 0 0 o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM - 2015)Número Original: 21Código: 6346531

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Sentido da Lei Áurea dentro do processo gradual de fim da escravidão na segunda metade do século XIX.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

TEXTOI Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras. ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). TEXTO II Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tomou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte. CHALHOUS, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado) Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto | que complementa os argumentos apresentados no Texto Il é o(a) variedade das estratégias de resistência dos cativos. controle jurídico exercido pelos proprietários. inovação social representada pela lei. ineficácia prática da libertação. significado político da Abolição. @e@eoe


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?