Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FAMERP - Teorias da Evolução Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Teorias da Evolução
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FAMERP - 2017)Número Original: 4Código: 7890798

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Representação filogenética de populações em isolamento reprodutivo pós-zigótico advindas de um mesmo ancestral Identificação do tipo de especiação que possibilitou a formação de espécies em diferentes áreas.f Características do processo de isolamento reprodutivo pós-zigótico
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2017
Exibir texto da questão

A imagem ilustra duas espécies de esquilos (Ammospermophilus harrisile Ammospermophilus leucurus) encontrados em diferentes áreas do Grand Canyon nos Estados Unidos. (Neil A. Campbell et a/. Biology: concepts and connections, 2009. Adaptado.) a) Cite o tipo de especiação que possibilitou a formação dessas espécies de esquilos. Justifique sua resposta. exista um isolamento reprodutivo pós-zigótico entre eles. Represente um cladograma com as duas espécies apresen- tadas. O que significa dizer que essas espécies estão em isolamento reprodutivo pós-zigótico?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(FAMERP - 2023)Número Original: 8Código: 12988716

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Especiação (Teorias da evolução)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Exibir texto da questão

A imagem ilustra os processos de especiação alopátrica e simpátrica que ocorreram na ilhas do Havaí a partir de uma das espécies ancestrais. Os valores indicados na imagem mostram o tempo aproximado de formação das ilhas e prova- velmente o tempo em que surgiram as respectivas espécies de plantas. Com essas informações, é possível construir um cladograma ilustrando o grau de parentesco entre essas espécies. Argyroxiphium sandwicense Dubautia | Dubautia waialealae Dubautia scabra Dubautia linearis (https://bio1151b.nicerweb.net. Adaptado.) a) Preencha os retângulos do cladograma fornecido no campo de Resolução e Resposta, indicando as espécies Argyroxiphium sandwicense, Dubautia scabra e D. waialealae, não necessariamente nessa ordem, de acordo com o grau de parentesco entre elas. Na imagem percebe-se que algumas espécies convivem na mesma ilha e devem estar parcialmente isoladas reprodutivamente. Cite um mecanismo pós-zigótico que pode indicar que as espécies estão isoladas reprodutivamente uma da outra. 5 4 3 2 1 0 Milhões de anos atrás b) Qual o principal fator que permitiu a especiação alopátrica no exemplo apresentado na imagem? Por que esse fator é fundamental para a formação de novas espécies?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(FAMERP - 2017)Número Original: 16Código: 7891173

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Identificação (Biologia) Ideia central da teoria evolutiva proposta por Darwin e Wallace.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2017
Questão de Vestibular - FAMERP 2017
Exibir texto da questão

Após uma aula sobre a teoria evolutiva de Darwin-Wallace, cinco estudantes discutiram sobre o tema e cada um chegou a uma conclusão sobre as adaptações encontradas em algu- mas espécies de animais. * Lucas: “As espécies animais tiveram que se adequar ao meio ambiente para sobreviver e foi assim que as caracte- rísticas adaptativas favoráveis foram surgindo.” * Bernardo: “O meio ambiente escolheu os seres vivos mais aptos e assim muitas espécies, como os insetos, formaram as asas para atender a essa escolha. * Camila: “A seleção natural impôs às espécies animais que se modificassem e, dessa forma, elas sobreviveram, caso contrário, teriam sido eliminadas.” e Karen: “Os animais com características favoráveis tinham mais chance de sobrevivência e de reprodução e essas ca- racterísticas foram transmitidas aos descendentes.” * Tatiana: “Animais, como os peixes, possuem adaptações semelhantes, uma vez que tinham as mesmas necessida- des de sobrevivência na água e, por seleção natural, gera- ram filhotes semelhantes.” O conceito da teoria de Darwin-Wallace foi corretamente apresentado por A) Tatiana. B) Karen. D) Lucas. (A) (B) (C) Camila. (D) (E) E) Bernardo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FAMERP - 2018)Número Original: 4Código: 7908802

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Identificação da teoria evolucionista no qual acredita que uma característica benéfica é adquirida por um ser vivo e é transmitida aos seus descendentes.t Uso de figuras (Biologia).t Identificação do tipo de adaptação em que há uma semelhança fenotípica entre diferentes animais.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2018
Exibir texto da questão

Observe a imagem, que mostra dois cavalos-marinhos (Hippocampus sp) apoiados a um coral. (http://blog.wakatobi.com) a) A imagem mostra uma grande semelhança fenotípica entre os cavalos-marinhos e os corais. Qual o tipo de adaptação observada nessa espécie de cavalo-marinho? Justifique sua resposta. b) O macho do cavalo-marinho retém os ovos durante a reprodução. A espécie desenvolveu essa característica, que foi transmitida aos descendentes, para aumentar a proteção dos filhotes. Esta afirmação está de acordo com qual evolu- cionista? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(FAMERP - 2019)Número Original: 3Código: 7890822

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Características dos processos de perda da eficácia de medicamentos sobre parasitas .f Características gerais das doenças causadas por platelmintos .f Argumentos neodarwinistas para explicar um fenômeno observado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Exibir texto da questão

A imagem mostra dois platelmintos adultos (um macho e uma fêmea), parasitas que causam uma doença muito negligen- ciada em diversos países. Ventosas Canal ginecóforo (José Arnaldo Favaretto. 360º biologia, 2015.) a) Qual hospedeiro desse parasita gera as formas que infectam o ser humano? Como ocorre a contaminação do ser humano por esse parasita? b) A oxamniquina e o praziquantel são as principais drogas prescritas no combate a esses parasitas. Pesquisadores temem que essas drogas percam a eficácia com o tempo. Tomando por base a teoria neodarwinista, explique a perda da eficácia das drogas sobre o parasita.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?