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1(FATEC - 2016)Número Original: 17Código: 7876689

Primeiro semestre

Questões de identificações (Hist.) Ações políticas, sociais e econômicas de combate à escravidão no Brasil durante o período do segundo reinado .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FATEC 2016
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Observe com atenção a notícia em destaque no jornal Gazeta de Notícias. & E É ao xh Rio de Tanotro — Sogunda-foira 14 de Maio de 1888 WwW. 135 a ds essere ado ea ad a : Ea Do ms ee EE 8 . a BB sms a nm : FE] am E E ve a ve cuvmos e = - ~ * a aroma : NURERO AYULSO 40 ns o À Sorgo onde a read a P,P Ur É nd : - NUIERO AVULSO 40 Mo do req cumes 10 sae bo + roman wf eh ia cen, 1 bah Acesso em: 31.07.2015. Assinale a alternativa que identifica corretamente a lei a que o jornal se refere e sua relação com o processo de extinção da escravidão no Brasil. (A) Lei Eusébio de Queiroz: endurecia a fiscalização das leis que proibiam a escravidão desde os primeiros séculos da presença portuguesa na América. (B) Lei Eusébio de Queiroz: promulgada após a abolição, visava garantir direitos e condições de reinserção da população liberta na sociedade e na economia brasileiras. (C) Lei Áurea: foi promulgada após a proclamação da República, quando toda a legislação imperial foi revogada e a questão da escravidão passou por nova regulamentação. (D) Lei Aurea: instituia uma série de dispositivos legais e foi adotada anos antes da abolição para garantir que, uma vez liberta, a população negra estivesse preparada para o mercado de trabalho. (E) Lei Áurea: representou o último passo para a abolição da escravidão, que já vinha ocorrendo gradualmente com a adoção de leis como a Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e Lei do Sexagenário.


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2(FATEC - 2017)Número Original: 17Código: 7877557

Segundo semestre

Processos e fatos históricos relacionados com o fim da monarquia no Brasil e a proclamação da república .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FATEC 2017
Questão de Vestibular - FATEC 2017
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Observe a imagem. Acesso em: 14.02.2017. A charge faz referência ao cenário político brasileiro do fim do Segundo Reinado. O movimento republicano ganhara fôlego a partir da década de 1870 e a pressão sobre D. Pedro II se intensificou na década seguinte. Sobre o contexto político que culminou na Proclamação da República no Brasil, é correto afirmar que (A) a República foi proclamada por representantes das classes populares, insatisfeitas com as condições de vida oferecidas pelo Império. (B) a abolição da escravidão aumentou a popularidade da monarquia, que tornou-se mais forte, adiando por meio século o projeto republicano. (C) a Princesa Isabel, opositora do Imperador e defensora da igualdade jurídica entre brancos e negros, foi uma das principais partidárias da República. (D) os comandantes das Forças Armadas, prestigiados após a vitória na Guerra do Paraguai, defenderam a monarquia em troca de melhores postos e salários. (E) o movimento republicano se transformou em uma força política decisiva quando a monarquia perdeu o apoio dos cafeicultores, da Igreja Católica e dos militares.


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3(FATEC - 2017)Número Original: 16Código: 7877563

Segundo semestre

Processos e fatos históricos sobre a Lei de Terras instituída no segundo reinado brasileiro .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2017
Questão de Vestibular - FATEC 2017
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Promulgada em 1850, a chamada Lei de Terras determinou as normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização das terras no período do Segundo Reinado, modificando as relações fundiárias no Brasil. A partir desta data, ficou estabelecido que as terras (A) (C) seriam tomadas pelo Estado e transformadas em cooperativas, visando aumentar a produtividade e combater o problema da fome nas cidades. seriam demarcadas e entregues a membros da aristocracia imperial, em um regime de administração que ficou conhecido como Capitanias Hereditárias. passariam a ser adquiridas por meio de compra e venda ou por doação do Estado, com registro em cartório, ficando proibida a obtenção de terras por meio de ocupação. seriam divididas em pequenos lotes e distribuídas a escravos alforriados e imigrantes europeus, em um sistema que ficou conhecido como colonato. pertenceriam ao Estado e seriam geridas por funcionários públicos concursados, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


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4(FATEC- SP - 2011)Número Original: 3Código: 6011716

Primeiro Semestre

Economia no Segundo Reinado
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Questão de Vestibular - FATEC 2011
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“A produção açucareira, limitada até o século XV, pôde deslanchar com a conquista do novo mundo.” (CAMPOS, Flavio de & MIRANDA, Renan Garcia. A escrita da história. São Paulo: Editora Escala Educacional, 2005.p.206.) A explicação para a afirmação acima está (A) no sistema de plantation que foi implantado na América, caracterizando-se pela produção em larga escala, pelo latifúndio, pela monocultura e pela mão de obra assalariada. (B) naimplantação das capitanias hereditárias na América portuguesa, o que facilitou o cultivo da cana por todo o temitório colonial (C) na agricultura de subsistência, que foi largamente utilizada nas colônias ameri plantio da cana (D) nas mudas de cana-de-açúcar encontradas em solo ameri que aquelas encontradas no Oriente. (E) no clima quente e úmido da região tropical, na fertilidade do solo e, principalmente, na disponibilidade de imensas extensões de terra. nas e que impulsionou o 10, que eram mudas de melhor qualidade do


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5(FATEC- SP - 2012)Número Original: 5Código: 6011512

Segundo Semestre

Economia no Segundo Reinado
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Questão de Vestibular - FATEC 2012
Questão de Vestibular - FATEC 2012
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Irineu Evangelista de Sousa (Barão de Mauá) foi talvez o maior empreendedor brasileiro do século XIX. Fundador e dirigente de diversas empresas, ele foi peça chave em vários empreendi- mentos inovadores no Segundo Reinado como, por exemplo, a (A) (B) (C) (0) (E) implantação do sistema de parceria para o cultivo e beneficiamento do café, em São Paulo. criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco. introdução de imigrantes europeus, na condição de colonos, em sua fazenda de Ibicaba. introdução da energia elétrica na iluminação pública das cidades brasileiras. instalação da primeira ferrovia do pais e do primeiro cabo submarino intercontinental.


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