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1(FGV - SP - 2015)Número Original: 39Código: 6348511

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Características gerais dos frutos .f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais das sementes .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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Afigura ilustra sementes e fruto bastante pequenos do agrião, uma hortaliça. Agrião (www patrimoniocuttural pt. Adaptado) Independentemente do tamanho, da coloração e da quanti- dade de nutrientes presentes, as sementes e os frutos dos vegetais são estruturas reprodutivas (A) desenvolvidas a partir do gineceu das flores. (B) produzidas nas plantas fanerógamas, ou espermáfitas. (C) responsáveis pela dispersão dos esporos masculinos e femininos. (D) presentes em todos os vegetais com reprodução sexuada. (E) formadas a partir da fecundação do pólen e do óvulo, os gametas vegetais.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(FGV - SP - 2013)Número Original: 42Código: 6341362

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Características das células do tecido vegetal "Súber" das árvores.t
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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A rolha de cortiça, utilizada para tapar garrafas de vinhos, apresenta características fundamentais que interferem na qualidade das bebidas armazenadas, entre elas a porosidade. A cortiça é extraída a partir do súber da espécie de árvore Quercus suber, ou sobreiro, original da península Ibérica. A porosidade da cortiça deve-se ao fato de esse tecido vege- tal ser constituído por células (A) cujo citoplasma apresenta vacúolo repleto de ar. (B) mortas em que restam apenas as paredes celulósicas. (C) cuja membrana plasmática apresenta alta permeabili- dade. (D) vivas cuja parede celular apresenta reduzida quantidade de celulose. (E) originadas a partir de tecidos condutores de seiva, por- tanto, tubos.


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     A     
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     D     
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3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 45Código: 6074395

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Histologia Vegetal
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A figura ilustra um procedimento de enxertia em árvores frutíferas. (attp:/swwrw-prof2000 pt/users/esf_cn/ensertia htm) Nesse procedimento, são utilizadas espécies taxionomicamen- te próximas, associando a rusticidade do porta-enxerto com a produtividade do enxerto. Duas plantas distintas são então unidas através da regeneração de seus tecidos sobrepostos. Arespeito dessa técnica, foram feitas as seguintes afirmações. 1 O desenvolvimento dos meristemas primários das gemas laterais do porta-enxerto é indicativo de sucesso. IL. Tecidos como o xilema e o súber estão envolvidos dire- tamente na regeneração dos locais de ligação. IIL. Tal técnica é possivel devido à diferenciação dos meris- temas secundários do enxerto e porta-enxerto. IV. Durante a cicatrização, não há qualquer mistura de con- teúdos celulares entre o enxerto e o porta-enxerto. Está correto apenas o contido em (A) Tell @®) Dew. © Mew. (D) LHel (E) LH elv


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4(FGV - SP - 2014)Número Original: 45Código: 6347915

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Identificação de estruturas botânicas.t
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlân- tica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro, estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente registradas na imagem. (Efi) bx) O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou fru- tos, ou sementes. Com relação a esse comentário, o estudante (A) não está correto, pois os bambus são dicotiledôneas, como a grama e o capim, portanto não produzem tais estruturas reprodutivas. (B) está correto, pois os bambus são gimnospermas, como a pal- meira e o coqueiro, que produzem tais estruturas, mesmo que diminutas. (C) não está correto, pois os bambus são angiospermas, como a samambaia e a avenca, as quais nem sempre produzem tais estruturas. (D) está correto, pois os bambus são monocotiledôneas, como o trigo e a cana, portanto produzem tais estruturas, mesmo que pouco chamativas. (E) não está correto, pois os bambus são eudicotiledôneas, como a orquídea e a bromélia, as quais não produzem tais estrutu- ras reprodutivas.


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5(FGV - SP - 2014)Número Original: 36Código: 6347918

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Características dos tecidos de absorção das raízes de plantas .f Uso de figuras (Biologia).t Características da solução utilizada na cultura hidropônica .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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O cultivo de hortaliças hidropônicas é uma altemativa para a produção de alimentos em locais cujos solos estão contami- nados. Nesta técnica agrícola, os vegetais são geralmente culti- vados apoiados em instalações de tubos plásticos, não entrando em contato direto com o solo, conforme ilustra a figura (attp:/www-decom ro gov. br) Para que ocorra o desenvolvimento ideal da hortaliça, a raiz do vegetal deve estar em contato direto com uma solução consti- tuída de (A) moléculas orgânicas absorvidas pelos tecidos floemáticos. (B) íons inorgânicos absorvidos pelos tecidos xilemáticos. (C) macro e micronutrientes minerais absorvidos pelo tecido epidérmico (D) íons orgânicos carbônicos absorvidos pelos tecidos condu- tores de seiva. (E) nutrientes orgânicos absorvidos pelos tecidos parenquimá- ticos.


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