Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FGV - SP - Economia no Período Colonial - Política e sociedade no Período Colonial.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Economia no Período Colonial
  • Política e sociedade no Período Colonial.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 51Código: 6077771

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

A estratégia da penetração para o sertão, se foi amplamente aproveitada pelos colonos de São Paulo, nasce na prática da con- versão jesuítica. (...) Embora por razões opostas, tanto as incursões dos jesuítas, tímidas é verdade, não se embrenhando muito além do núcleo piratiningano, como as bandeiras e as entradas dos colonos tinham um mesmo objetivo: o índio. (Amílcar Torrão Filho, 4 cidade da conversão: a catequese jesuítica e a fundação “de São Paulo de Piratininga. Revista USP São Paulo, n.º 63, 2004) O fragmento apresenta parte das condições que originaram (A) a guerra travada entre a Igreja Católica, a favor da escra- vização indígena, e os colonos paulistas, defensores do trabalho livre. (B) o conflito entre colonos e religiosos pelo controle da mão de obra indígena, presente no entorno de São Paulo. (C) a leitura, com forte viés ideológico, que considerava desnecessária a exagerada violência dos jesuítas contra os povos indígenas (D) o desvínculo econômico de São Paulo com o resto da colônia, diante da impossibilidade de exploração da mão de obra indígena. (E) o fracasso das missões religiosas em São Paulo, pois coube apenas ao Estado português o controle direto dos indígenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FGV - SP - 2013)Número Original: 46Código: 6341600

Segundo Semestre - Primeira Fase - Administração

Aspectos e significados do trabalho e da formação social indígena no período colonial brasileiro .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

De qualquer modo, o que se sabe ao certo é que estas aldeias não constituíam povoados fixos e permanentes, pois, após alguns anos, os grupos tendiam a mudar-se para um novo local[. Diversos motivos podiam contribuir para o deslocamento de uma aldeia: o desgaste do solo, a diminuição das reservas de caça, a atração de um líder carismático, uma disputa interna entre facções ou a morte de um chefe. MONTEIRO, J. Negros da terra - Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 22. Considerando o texto acima, indique a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre os povos indígenas do Brasil na época colonial. A Apesar de haver uma maioria de povos nômades ou seminômades, na região de São Paulo de Piratininga, foram encontrados núcleos de agricultores sedentários, o que permitiu o estabelecimento dos jesuítas. B A questão da utilização da mão de obra indígena foi um dos aspectos de concordância entre as práticas coloniais dos jesuítas e os interesses dos colonos laicos, sobretudo na região Sudeste. © As unidades independentes indígenas estavam articuladas num complexo sistema de representação de cada aldeia que formava uma confederação de tribos sob o comando de uma elite guerreira. D Os deslocamentos em busca de novas áreas para o estabelecimento das aldeias eram decididos em assembleias tribais, nas quais as mulheres indígenas tinham direito a expressar suas opiniões. E Apesar de liderar a formação de novas unidades, os chefes raramente obtinham privilégios ou posição social diferenciada, não raro, trabalhando ao lado de seus seguidores e parentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FGV - SP - 2014)Número Original: 51Código: 6347939

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Condição da mão-de-obra escrava no contexto da economia aurífera nas minas gerais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Exibir texto da questão

O trabalho escravo nas minas tinha singularidade, era uma reali- dade bem distinta das áreas agrícolas. O complexo meio social lhe permitia maior iniciativa e mobilidade. (Neusa Femandes, 4 Inquisição em Minas Gerais no século XVIT p. 66) “Acerca da singularidade citada, é correto afirmar que (A) o Regimento das Minas, publicado em 1702, determinava que depois de sete anos de cativeiro, os escravos da minera- ção seriam automaticamente alforriados. (B) a presença de escravos nas regiões mineiras foi pequena, pois a especialização da exploração do ouro exigia um número reduzido de trabalhadores. (C) a dinâmica da economia mineira, no decorrer do século XVIII, comportou o aumento do número das alforrias pagas, gratuitas ou condicionais. (D) a exploração aurífera nas Minas Gerais organizava-se por meio de grandes empresas, o que impediu a formação de quilombos na região. (E) a preponderância do trabalho livre na mineração do século XVIII permitiu melhores condições de vida para os escravos indígenas e africanos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FGV - SP - 2014)Número Original: 50Código: 6347944

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Escravidão no Período Colonial (Economia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Exibir texto da questão

Feitas as contas, a historiografia tradicional do bandeirantismo errou na proposição secundária (as bandeiras caçavam índios para vendê-los no Norte), mas acertou na principal (as bandeiras foram originadas pela quebra do tráfico atlântico): os anos 1625-50 con- figuram, incontestavelmente, um período de “fome de cativos”. (Luiz Felipe de Alencastro, O trato do viventes. p. 198.9) Esse “período de “fome de cativos” relacionou-se (A) aos conflitos entre os holandeses e os portugueses no con- trole sobre o tráfico negreiro africano. (B) às inúmeras guerras internas na África, que diminuíram dras- ticamente a oferta de homens para o tráfico intercontinental. (C) à ascensão da marinha de guerra inglesa que, interessada na exploração da África, conteve a retirada de homens do continente. (D) à ação militar e diplomática da França, que obteve o mono- pólio virtual do tráfico de escravos para a América. (E) à importantes restrições de escravização dos africanos impostas pela Igreja Católica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FGV - SP - 2014)Número Original: 47Código: 6347855

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Escravidão no Período Colonial (Economia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Exibir texto da questão

Dos engenhos, uns se chamam reais, outros inferiores, vulgarmente engenhocas. Os reais ganharam este apelido por terem todas as partes de que se compõem e todas as oficinas, perfeitas, cheias de grande número de escravos, com muitos canaviais próprios e outros obrigados à moenda; e principalmente por terem a realeza de moerem com água, à diferença de outros, que moem com cavalos e bois e são menos providos e aparelhados; ou, pelo menos, com menor perfeição e largueza, das oficinas necessárias e com pouco número de escravos, para fazerem, como dizem, o engenho moentee corrente. ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp. 1982, p. 69. O texto oferece uma descrição dos engenhos no Brasil no início do século XVIII. A esse respeito é correto afirmar: A mono O engenho de açúcar foi a principal unidade econômica do sertão nordestino durante o período colonial, permitindo a ocupação dos territórios situados entre o rio São Francisco e o rio Parnaíba. A produção de açúcar no nordeste brasileiro colonial, em larga escala, foi possível graças à implantação do sistema de fábrica e ao uso do vapor como força motriz nas moendas. Os engenhos da Bahia utilizavam, sobretudo, mão de obra escrava africana, enquanto que nos engenhos pernambucanos predominava o trabalho indígena. Os grandes engenhos desenvolviam todas as etapas de produção do açúcar, do plantio, passando pela moagem, a purga, a secagem e até a embalagem. A produção de açúcar no sistema de “plantationf ficou restrita aos domínios lusitanos das Américas, durante a época colonial, o que garantiu bons lucros aos produtores locais e aos comerciantes reinóis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?