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71(FGV - SP - 2015)Número Original: 2Código: 6348648

Primeiro Semestre - Administração - Módulo Discursivo - Administração Pública

Economia no período da ditadura civil-militar.g
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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Analise a propaganda abaixo, datada do início dos anos 1970. A Apresente dois aspectos da legitimaçá ização do governo brasileiro do período sugeridos pela propaganda da Indústria Química Du Pont. B Do ponto de vista econômico, quais são as características desse período no Brasil?


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72(FGV - SP - 2015)Número Original: 50Código: 6348550

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Expansão marítima portuguesa.g
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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A interrupção desse fluxo comercial levaria os negocian- tes e financistas da República a fundarem a Companhia das Índias Ocidentais (1621). (...) O historiador Charles Boxer considera que esse confito, por produtos e mercados, entre o Império Habsburgo e as Províncias Unidas, foi tão generalizado que pode ser consi- derado, de fato, a Primeira Guerra Mundial, pois atingiu os quatros cantos do mundo. (Regina Célia Gonçalves, Fim do dominio holandês in Circe Bittencourt (org), Dicionário de datas da história do Brasi, p. 34) Acerca do fragmento, que aborda o conflito entre o Império Espanhol e as Repúblicas das Províncias Unidas, nas primei- ras décadas do século XVII, é correto afirmar que (A) os fundamentos da presença holandesa em todos os domínios coloniais portugueses devem ser associados à conjuntura de guerra religiosa dominante na Europa, ca- bendo aos representantes batavos, prioritariamente, im- por o calvinismo nas regiões recém-conquistadas, caso de Angola. (B) as praticas holandesas de desrespeito aos domínios co- loniais das outras potências europeias, especialmente Portugal e França, determinaram uma onda permanente de guerras entre essas potências, gerando o isolamento estratégico das companhias de comércio de capital ho- landés. (C) a presenca holandesa no Nordeste brasileiro, visando o comando da produção açucareira, fez parte de um pro- cesso mais amplo, porque esteve associada ao dominio de espacos fornecedores de escravos na Africa, além de outros domínios no Oriente, até então sob o domínio português. (D) o maior interesse da companhia de comércio hotande- sa era a exploração mineral na América portuguesa e, para atingir esse objetivo, optou pela entrada no Brasil por meio do Nordeste açucareiro, porque era uma região menos protegida militarmente e mais aberta à influência estrangeira. (E) a disputa por espaços coloniais no Caribe e na região oeste da América do Norte gerou uma guerra europeia de grandes proporções, envolvendo as principais monar- quias do continente e obrigando a Espanha a se aliar à França e à Inglaterra, com o intuito de se defender da marinha de guerra holandesa


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73(FGV - SP - 2015)Número Original: 60Código: 6348549

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Ideologias políticas, econômicas e culturais e suas relações no processo histórico de desenvolvimento das civilizações .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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(...) dividamos a experiência (passeio na montanha-rus- sa) em três partes. A primeira é a da ascensão continua, me- tódica e persistente (...). Essa fase representa o período do século XVI até meados do século XIX, quando as elites da Europa promovem o desenvolvimento tecnológico que lhes asseguraria o domínio do mundo. A segunda nos precipita em uma queda vertiginosa, com a perda das referências do espaço, do que nos cerca e até o controle das faculdades conscientes (...). Isto ocorreu ao redor de 1870, com a cha- mada Revolução Científico-Tecnológico. (...) A terceira é a do loop, O climax da aceleração precipitada, que representaria o atual período, assinalado por um novo surto dramático de transformações, a Revolução da Microeletrônica (...) o que faz os dois movimentos anteriores parecerem projeções em câmera lenta. (...) O aparato tecnológico torna-se cada vez mais imprevisível, iresistível e incompreensível (Nicolau Sevcenko, A corrida para o século XXI, 2001, p. 14-17) Segundo o texto, (A) a metáfora da montanha-russa nos incita a refletir so- bre o mundo modemo e contemporâneo e, por meio da Revolução Científico-Tecnológica e da Revolução da Mi- croeletrônica, nos joga em meio às invenções, na espe- tacularização da sociedade, na idolatria das imagens, na velocidade das relações cotidianas e na ausência de re- flexão que contempla o presentismo. (B) aimagem da montanha-russa valoriza a tecnologia como critério histórico para medir o tempo, sua continuidade e suas rupturas, elogia o progresso, nos estimula a viver segundo as referências do passado, nos faz prever o fu- turo e, dessa forma, facilita a compreensão dos saltos qualitativos, tornando o homem consciente da sua ação histórica (C) 0 Joop, ou seja, o movimento de maior velocidade das mu- danças, sintetiza o processo histórico, desde o século XVI até os inícios do século XXI pois, após dominar o mundo, o homem se lança na microeletrônica, no quase invisível, o que permite a ele o controle das situações adversas, a preservação do meio ambiente e o planejamento de uma sociedade menos violenta. (D) 0 século XXI inicia-se de maneira otimista, com as trans- formações da Revolução Microeletrônica que permitem ao homem o domínio do meio ambiente, a facilidade dos meios de comunicação, cada vez mais democratizados, a reflexão sobre seu próprio destino enfim, um mundo mais solidário que deixou para trás as guerras e os geno- cídios, guiado agora pela tecnologia (E) o homem do século XXI tem mais condições materiais de refletir sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as relações entre homem/homem e homem/mundo, já que atecnologia o instrumentaliza com a democratização das informações, tornando possível compreender as mudan- ças, mesmo que rápidas, e o mobiliza para uma ação mais consciente.


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74(FGV - SP - 2015)Número Original: 54Código: 6348548

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Estado-Nação e Nacionalismo
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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A unidade italiana — o processo de constituição de um Estado único para o país — conserva o sistema oligárquico (..) Isto não impede a formação do Estado, mas retarda a eclosão do fenômeno nacional. (Leon Pomer, O surgimento das nações, 1985, p. 40-42) Fizemos a Itália; agora, precisamos fazer os italianos. (Massimo d'Azeglio Apud E. J. Hobsbawm, A era do capital, 1977, p. 108) A partir dos textos, é correto afirmar que (A) apesar de ter nascido antes da nação, o Estado italiano, unificado em 1871, representou os interesses dos não- «proprietários, o que implicou a defesa de mudanças re- volucionárias, que tornaram o Estado não autoritário e permitiram a emergência do sentimento nacional, já forti- ficado pelas guerras de unificação (B) o Estado italiano, nascido em 1848, na luta da alta bur- guesia do norte pelo poder, representava os interesses liberais, isto é, a unidade do país como um alargamento do Estado piemontês, na defesa da pequena proprieda- de e do voto universal, condições para a consolidação do sentimento nacional que cria os italianos. (C) em 1848, a criação do Estado italiano, pela burguesia do Reino das Duas Sicilias, foi uma vitória do liberalismo, pois a estrutura fundiária, baseada na grande proprieda- de, e a exclusão política dos não-proprietários permane- ceram, encorajando os valores nacionais, condição para diminuir as diferenças regionais (D) em 1871, o processo de unificação e o sentimento na- cional estavam intimamente ligados, na medida em que a classe proprietária do centro da península, vitoriosa na guerra contra a Áustria, absorveu os valores populares nacionais, o que legitimou a formação do Estado autoritá- rio, defensor das desigualdades regionais. (E) o Estado italiano nasceu antes da nação, em 1871, como uma construção artificial, frágil e autoritária da alta bur- guesia do norte, cujos interesses de dominação excluiram as mudanças revolucionárias e atrasaram a emergência do sentimento nacional, ainda estranho para a grande maioria das diferentes regiões da península.


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75(FGV - SP - 2015)Número Original: 53Código: 6348547

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Independência do Brasil
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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Observe o mapa. GRANDE COLOMBIA. Hoi == GUIANA rasadum PROVÍNCIAS UNIDAS/ DO RIO DA PRATA, Regn fon tra HK Zonas de contos. (Armelle Enders, A nova história do Brasil, p. 109) Os dados do mapa mostram que a emancipação política do Brasil (A) efetivou-se com o chamado Grito do Ipiranga, porque to- das as províncias do Brasil, imediatamente, passaram a obedecer às ordens vindas do Rio de Janeiro na pessoa do Imperador Dom Pedro | e romperam todos os laços com as Cortes de Lisboa, defensoras da recolonização brasileira (B) ocorreu de forma homogênea, com a divisão da lideran- ça do movimento emancipacionista entre os principais comandos regionais do Brasil e com a constituição de acordos políticos que garantiram a unidade territorial e a efetivação do federalismo. (C) dividiu as regiões brasileiras entre as defensoras de uma emancipação vinculada ao fim do tráfico de escravos, caso das províncias do Norte e do Nordeste, e as províncias do Centro-Sul, contrárias à separação definitiva de Portugal e favoráveis à constituição de uma monarquia dual. (D) foi um processo complexo, no qual não houve adesão imediata de algumas províncias ao Rio de Janeiro, re- presentado pelo poder do imperador Dom Pedro |, pois essas províncias continuaram fiéis às Cortes de Lisboa, levando a guerras de independência. (E) diferencia-se radicalmente das experiências da América espanhola, porque a América portuguesa obteve a sua independência sem que houvesse qualquer movimento de resistência armada por parte dos colonos ou da metró- pole, interessados em uma separação negociada.


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