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1(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 49Código: 17265

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos estéticos das iluminuras medievais elaboradas pelos copistas .f Sociedade na Idade Média.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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A História nos mostra que as concepções acerca do trabalho, suas funções e significações se transformaram ao longo do tempo. A esse respeito, leia o texto que se segue: “(...) conforme o esquema trifuncional indo-europeu estruturado por Georges Dumézil, a partir do século XI, a sociedade cristã é frequentemente descrita como composta de homens que oram (oratores, os clérigos), de homens que guerreiam (bellatores, os guerreiros) e, enfim, de homens que trabalham (laboratores, na época, essencialmente camponeses). Mesmo que vários textos enfatizem que os laboratores são inferiores aos oratores e bellatores, o surgimento dos trabalhadores no esquema constitutivo da sociedade exprime a promoção do trabalho e daqueles que o praticam”. Jacques Le Goff. Dicionário Temático do Ocidente Medieval, v.II, pp.568-569. Pela análise do trecho, é INCORRETO afirmar que a) a crise do feudalismo, a partir do século XI, promoveu alterações na mentalidade medieval acerca do trabalho, uma vez que, mesmo depreciado, reconhecia-se sua importância para a própria existência do mundo feudal. b) mesmo que a Idade Média seja, tradicionalmente, um período de depreciação do trabalho manual, houve inegáveis mudanças nesse sentido, principalmente a partir do século XI, como apontado no texto. c) os bellatores, terceira ordem feudal, responsáveis pela defesa dos camponeses, determinavam todas as concepções acerca do trabalho, uma vez que eram os donos das terras e os responsáveis pela produção agrícola. d) a divisão tradicional da sociedade medieval em três ordens revela a importância que o trabalho adquiria naquele momento, mas também nos mostra a necessidade de se justificar o domínio sobre os camponeses. e) diferentes civilizações, ao longo da História, necessitam de justificativas e de padrões culturais aceitos pelo conjunto da sociedade, com o intuito de garantir o domínio, de certas parcelas, sobre o conjunto da população.


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2(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 48Código: 17420

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Cruzadas na Baixa Idade Média Igreja Católica na Idade Média.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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“Enfim, em novembro de 1095, (...) o papa Urbano ll (...) dirigiu à aristocracia guerreira francesa uma advertência, divulgada, a seguir, por toda a Europa: aqueles que até então tinham vivido como saqueadores, martirizando seus irmãos cristãos, poderiam ir para o Oriente, onde os cristãos encontravam-se ameaçados pelos muçulmanos, e empregar suas energias contra os infiéis. Assim, com o recurso deste expediente destinado a 'exportar a violência”, foi assentada a primeira pedra no edifício das futuras Cruzadas”. Jacques Le Goff & Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval De acordo com o texto, é correto afirmar que as Cruzadas a) b) foram expedições de caráter essencialmente religioso, conclamando os europeus para um acordo de paz com os “infiéis” no Oriente Médio. tiveram nas ações militares contra os “infiéis” no Oriente sua característica mais marcante, como maneira de solucionar problemas sociais vividos na Europa. tiveram a característica de exportar para a América a ideia fixa de converter os indígenas em seguidores fiéis do cristianismo. analisaram sistematicamente as civilizações do Oriente, com o intuito de preservar sua cultura após a luta contra os “infiéis”. mesclaram princípios religiosos e militares, buscando, por meio da conversão dos “infiéis” no Oriente, aumentar seguidores do Cristianismo, então ameaçado pela Reforma Religiosa.


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3(MACKENZIE - 2018)Número Original: 48Código: 7016982

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Aspectos políticos, econômicos e culturais da atuação dos monastérios a partir da Alta Idade Média.f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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“Em terras alemãs em lugares afastados, onde a vida permanecia rude e isolada, os monges não Só pregavam o cristianismo, mas também foram importantes para levar os avanços agrícolas para a região das florestas. Nas matas fechadas, abriam clareiras, drenavam pântanos e introduziram novas lavouras. As poucas escolas que existiram na Idade Média eram dirigidas e mantidas pelos monges. Alguns monastérios serviam também de hospitais e hospedarias”. Adaptado de: Wallbank, T. W. e outros. History and Life. 4ºed. Illinois: Scott Foresman, 1993. De acordo com o texto, é correto afirmar que, durante a alta Idade Média europeia, a atividade dos monastérios a) redimensionava o principio de “ora et labora” (reza e trabalha), já que os monges se dedicavam apenas aos trabalhos braçais. b) seguia o princípio de “ora et labora” (reza e trabalha), pois os monges dedicavam-se a uma vida reclusa e trabalhos exclusivamente intelectuais. c) redimensionava o princípio tradicional de “ora et labora” (reza e trabalha), pois exercia importante ligação com o cotidiano de comunidades próximas. d) conflitava com o princípio papal de “ora et labora” (reza e trabalha), ao valorizar a prática do trabalho, em detrimento das orações diárias. e) contribuiu para o surgimento de uma mentalidade que, ligada às atividades comerciais urbanas, promoveu contestações ao poder papal sobre os europeus.


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4(MACKENZIE - 2019)Número Original: 51Código: 7508769

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Características relacionadas com a organização social feudal ao longo da idade média.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
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“O que se deve chamar de feudalismo ou termo correlato (modo de produção feudal, sociedade feudal, sistema feudal etc.) é o conjunto da formação social dominante no Ocidente da Idade Média Central, com suas facetas política, econômica, ideológica, institucional, social, cultural, religiosa. Em suma, uma totalidade histórica, da qual o feudo foi apenas um elemento.” Entre os séculos IX e XIII, a Europa ocidental conheceu o auge do modo de produção feudal. Sobre o feudalismo, é INCORRETO afirmar que a) foi resultado de uma lenta transformação, que teve início no final do Império Romano, passou pelas invasões germânicas e começou a estruturar-se após o período carolíngio. b) em sua formação, apresenta tanto raízes romanas (Vilas e Colonato) como raízes germânicas (Comitatus e Beneficium). c) sua sociedade era composta por três camadas fixas, ou seja, de dificil mobilidade: os sacerdotes, os guerreiros e os trabalhadores. d) a Vassalagem, representada pela relação entre senhores feudais e seus servos, apresenta como principal característica a fidelidade do vassalo a seu suserano. e) os servos não eram trabalhadores livres, mas também não eram escravos. Estavam ligados à terra, não podendo ser retirados dela para serem vendidos.


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5(MACKENZIE - 2015)Número Original: 52Código: 6892653

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Aspectos e características políticas, econômicas e culturais das Cruzadas na Baixa Idade Média
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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As Cruzadas, durante a Idade Média, representaram uma forma de solução para os problemas decorrentes do início da desestruturação do regime feudal. A expressão “Cruzada” “derivou-se do fato de seus integrantes considerarem-se soldados de Cristo”. Tais expedições constituiram-se em a) b) empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da Cristandade, sem o apoio formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes. oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais clerical do que civil, em que o pecado e o crime equivaliam a mesma coisa, ou seja, do cruzado obter a indulgência, ou perdão aos seus pecados. movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra os infiéis quanto a de reconquistar a Terra Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes, como mercadores, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé. iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região. possibilidades para escapar das dívidas e dos pagamentos dos tributos à Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas expedições, conseguia uma moratória estendida para toda sua vida.


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