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1(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 8Código: 17237

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Romantismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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O tema da efemeridade da vida é um dos traços que caracterizam o estilo de época a que pertence Gregório de Matos. Recorrente não só no século XVII, mas de um modo geral em toda a história da literatura, esse tema está presente nos seguintes versos: a) b) Senhor Deus dos desgraçados! / Dizei-me vós, Senhor Deus! / Se é loucura... se é verdade / Tanto horror perante os céus... (Castro Alves) Sabeis, cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis, pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa nossa. (Pe. Antônio Vieira) Já o verme — este operário das ruínas — [...] / Anda a espreitar meus olhos para roê-los, / E há de deixar-me apenas os cabelos, / Na frialdade inorgânica da terra! (Augusto dos Anjos) Quero morrer! Este mundo / Com seu sarcasmo profundo / Manchou- me de lodo e fel! ( Fagundes Varela) Infinitos espíritos dispersos [...] fecundai o Mistério destes versos / com a chama ideal de todos os mistérios. (Cruz e Sousa)


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2(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 8Código: 17089

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Poesia (Romantismo) Castro Alves Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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O crítico Alfredo Boss, ao referir-se ao poeta Castro Alves, afirma: “A palavra do poeta baiano seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta” Todas as alternativas abaixo justificam a expressão usada pelo crítico, EXCETO: a) diferentemente dos poetas da segunda geração romântica, voltados para o culto do eu, Castro Alves tematizou questões sociais. b) opoeta produziu poesia altissonante, com forte apelo ao enunciatário, dando destaque à função conativa da linguagem. c) usou imagens da natureza que expressam o sentido de amplidão, vastos horizontes, adequadas à temática desenvolvida pelo poeta. d) o tom grandiloquente de seus versos apoia-se em linguagem mais coloquial, com vocabulário de uso corriqueiro, sintaxe simples, em busca de uma comunicação fácil e imediata com os leitores. e) como representante da terceira geração romântica, a chamada “geração condoreira”, criou um eu poético que representa o porta-voz das multidões, clamando por ideais liberais e abolicionistas.


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3(MACKENZIE - 2015)Número Original: 7Código: 6892673

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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Sobre o Pré-Modernismo é INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) sua prosa aproxima-se da realidade, expondo e denunciando os contrastes e as mazelas socioeconômicas brasileiras. é um período de transição das prosas realista e naturalista e das poesias parnasiana e simbolista para produção literária modernista brasileira. são alguns de seus prosadores: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha. é uma escola literária brasileira que sofreu forte influência do estilo moderno da prosa portuguesa. sua prosa retrata diferentes realidades brasileiras, dentre elas: os subúrbios cariocas, o Interior paulista e o sertão nordestino.


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4(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 9Código: 19579

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Poesia (Romantismo) Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Assinale a alternativa correta. a) O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de Castro Alves. b) O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária de Castro Alves. c) Aorecorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto. d) Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado. e) As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária.


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5(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 9Código: 17693

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

José de Alencar (Romance Indianista)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Considerado também o seu contexto histórico, afirma-se corretamente que o texto a) exemplifica uma orientação estético-ideológica do século XIX que idealizou as origens do Brasil. b) prenuncia o estilo naturalista, haja vista a idealização da natureza e a identificação entre o humano e o animal. c) pertence à literatura colonial brasileira, marcada especialmente pela valorização dos povos e costumes indígenas. d) parodia o estilo romântico que, influenciado pelas idéias de Rousseau, concebia o indígena como “o bom selvagem”. e) traz índices da literatura realista do século XIX, cujo foco era a análise das condições de vida nas zonas rurais do território brasileiro.


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