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Busca de Exercícios - PUC - RIO DE JANEIRO - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 2Código: 6464332

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 2 Entrevistador: - Queria que você falasse um pouquinho sobre uma coisa que eu sei que é muito importante pra você, a amizade. Galeano: Sim, a amizade é uma forma de amor. E como dizia pra você, acho que se exerce na base da honestidade, porque a outra amizade, a amizade do “amo muito você” e “que lindo você é” não é a verdadeira amizade. Os amigos, 5 quando são amigos de verdade, dizem o que se deve dizer, e isso diz respeito a processos coletivos também. Então, amizade às vezes é difícil sobre essa base, porque atravessa períodos complicados. Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa ou de cada lugar. Trecho de entrevista dada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano ao jomalista Eric Nepomuceno no programa Sangue Latino. Disponível em: . a) No Texto 2, o entrevistado fez uso de duas metáforas na última frase da sua fala. Identifique essas metáforas e explique o sentido que elas assumem no texto. b) Transforme a fala do entrevistador em discurso indireto, fazendo adaptações necessárias para que o trecho não fique repetitivo.


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2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 2Código: 6488811

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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10 15 20 25 30 Texto 2 As Fratrias Orfás Os Racionais MC's falam diretamente a um país que reproduz diariamente, numa velocidade de linha de montagem industrial, a violenta exclusão de milhares de jovens e crianças que [...] não encontram nenhuma oportunidade de sair da marginalização em que se encontram. Milhares de crianças € jovens cujas vidas correm o risco de ser apenas o "efeito colateral que o seu (meu!) sistema fez" ('Cap.4, Versículo 3"- Mano Brown). É a capacidade de simbolizar a experiência de desamparo destes milhões de periféricos urbanos, de forçar a barra para que a cara deles seja definitivamente incluída no retrato atual do país (um retrato que ainda se pretende doce, gentil, miscigenado), é a capacidade de produzir uma fala significativa e nova sobre a exclusão, que faz dos Racionais MC's um importante fenômeno musical de massas do Brasil dos anos 1990. [...] Um trecho, quase no final de "A fórmula mágica da paz", é dos poucos - senão o único - em que o Rap dos Racionais permite alguma sublimação dos sentidos, algum sentimento de elevação ou de alegria. Afinal, não é Isto que o “ritmo e poesia” deveriam nos proporcionar? Mas não. Nenhuma exaltação, nenhuma referência sublime são possíveis a uma arte que tem por principal função tentar simbolizar um cotidiano que se depara todo o tempo com o nó duro do real, no sentido que a psicanálise lacaniana atribui à palavra: o indizível, o que está além da capacidade de elaboração pela linguagem, o que nos escapa sempre. O real domina a vida da periferia. [...] Enquanto isso, alguns raros momentos de contemplação são contrabandeados pelas brechas de uma vida que não oferece nada de graça. Acordar cedo, sentir a brisa, ver o sol nascer. O céu está cheio de pipas: como uma madeleine dos pobres, a visão dos quadradinhos coloridos lá no alto evoca a infância, o tempo perdido, a inocência que ficou para trás. Mas as pipas são também a criação de um espaço virtual para a beleza, neste "campo minado" sem pontos de luz. As pipas obrigam o olhar a se manter acima da miséria, na direção de um céu que não é o céu da morte, de Deus e das almas; é o céu dos vivos. O céu que as crianças enfeitam com poucos recursos, cola, papel de seda e linha; céu da linguagem, céu humano. O céu cheio de pipas da periferia é uma interferência estética sobre a miséria e a recusa da desumanização que ela promove. Como a música, que só precisa das ondas do ar para existir e repercutir, como os versos quilométricos do Rap, as pipas da molecada representam a ultrapassagem do reino da necessidade e do puro tempo imediato, sem passado e sem futuro, a que a necessidade nos reduz. No poema de Brown, o céu cheio de pipas surge como evocação da infância e projeção para um tempo futuro ("diz aí! - o tempo não para"), um "fora daqui/aqui mesmo", um real tornado manso pela força da cultura. KEHL, Maria Rita. Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 13, n. 3, Sept. 1999. http://www .scielo.br/ Acesso em 11/06/2013. a) O texto 2, de Maria Rita Kehl, faz referência ao trabalho desenvolvido pelo grupo brasileiro de rap Racionais MC's, fundado na periferia de São Paulo. Explique a relação que pode ser estabelecida entre o texto de Kehl e o texto 1, de Ernst Fischer. b) Reescreva a passagem a seguir, atendendo à modificação proposta: “A sociedade precisa do artista, este supremo feiticeiro, e tem o direito de pedir-lhe que ele seja consciente de sua função social.” (linhas 17-19, texto 1) A sociedade precisava do artista


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 2Código: 6463007

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
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Texto 2 Numa versão apócrifa da Odisseia, Lion Feuchtwanger propôs que os marinheiros enfeitiados por Circe e trans- formados em porcos gostaram de sua nova condição e resistiram desesperadamente aos esforços de Ulisses para quebrar o encanto e trazé-los de volta à forma humana. Quando informados por Ulisses de que ele tinha encontrado as ervas mágicas capazes de desfazer a maldição e de que logo seriam humanos novamente, fugiram numa veloci- 5 dade que seu zeloso salvador não pôde acompanhar. Ulisses conseguiu afinal prender um dos suínos; esfregada com a erva maravilhosa, a pele erigada deu lugar a Elpenoros — um marinheiro, como insiste Feuchtwanger, em todos os sentidos mediano e comum, exatamente “como todos os outros, sem se destacar por sua força ou por sua esperteza” O “libertado” Elpenoros não ficou nada grato por sua liberdade, e furiosamente atacou seu “libertador”: Então voltaste, 6 tratante, ó intrometido? Queres novamente nos aborrecer e importunar, queres 10 novamente expor nossos corpos ao perigo e forçar nossos corações sempre a novas decisões? Eu estava tão feliz, eu podia chafurdar na lama e aquecer-me ao sol, eu podia comer e beber, grunhir e guinchar, e estava livre de meditações e dúvidas: “O que devo fazer, isto ou aquilo? Por que vieste? Para jogar-me outra vez na vida odiosa que eu levava antes? Texto adaptado de BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. p.25. a) No Texto 2, o conceito de liberdade é visto de uma forma relativa, e não absoluta. Explique como se estabelece essa relativização, tomando como base o comportamento de Ulisses e Elpenoros. b) Reescreva a frase a seguir, substituindo gostar por conformar-se e esforços por batalha. Os marinheiros transformados em porcos gostaram de sua nova condição e resistiram desesperadamente aos esforços de Ulisses para quebrar o encanto de Circe.


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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 2Código: 6630972

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
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a) Darwin e alguns cientistas (mencionados por ele no texto) têm crenças diferentes quanto aos fatores que promovem mudanças nos organismos da natureza. Explicite tal diferença. b) Complete, de acordo com o texto. i) O trecho “fossem fortuitas”, no primeiro período, pode ser substituído, sem alteração de sentido, por ) No Texto 2, no que diz respeito à variabilidade dos seres orgânicos, estado doméstico relaciona-se a um habitat (1) e estado selvagem relaciona-se a um habitat (2)


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 1Código: 6630971

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
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Mantendo o sentido dos trechos em destaque, reescreva-os atendendo ao que é solicitado. Faça as modificações neces- sárias. a) Não use gerún “Tendo yang atingido seu climax, retira-se em favor do yin; tendo o yin atingido seu climax, retira-se em favor do yang” b) Inicie por “A interação”. “Na concepção chinesa, todas as manifestações do tao são geradas pela interação dinâmica desses dois polos arquetípicos ” e) Proponha uma nova pontuação para o trecho abaixo, substituindo apenas o sinal de ponto e virgula e os travessões. “A principal característica do tao é a natureza cíclica de seu movimento incessant aspectos — tanto os do mundo físico quanto os dos domínios psicológico e social —, e: a natureza, em todos os seus e padrões cícli


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