Os cuidados com a formação física e espiritual dos jovens
figuraram como prioridade na história da sociedade ateniense,
na Grécia Antiga. Sobre essa formação é correto destacar
(A) a hegemonia dos professores sofistas e dos teólogos,
contratados pelo Estado por meio de concursos públi-
cos, o que significou a preponderância do estudo da
filosofia sobre outras áreas, e o controle do governo
sobre a educação.
(B) o acesso irrestrito à educação pública e democrática por
parte de todos os jovens gregos, incluindo-se os mete-
cos, com o objetivo de se formar cidadãos que dominas-
sem a retórica, a oratória, fossem politicamente partici-
pativos e completos.
(C) a atenção com o corpo por meio da ginástica, integrada
a um ensino que se pretendia universalista, abrangendo
diversas modalidades do conhecimento a serem domina-
das e que, em seu conjunto, configuravam a chamada
Paidé
(D) a prevalência do ensino particular e individualizado du-
rante toda a vida escolar do aluno, cuja responsabilidade
cabia a um sacerdote, chamado de pedagogo, que as-
sumia o papel de tutor e era remunerado pela familia
(E) a separação de salas de aulas de meninos e meninas
que, no entanto, tinham o mesmo acesso ao conheci-
mento e o direito de optarem, no ensino superior, por
uma especialização técnica, nos Liceus, ou humanista,
nas Academias.