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1(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 40Código: 6888057

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Problemas com seno, Cosseno e (ou) Tangente em Triângulos (Estilo Cálculo do ângulo) .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
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Paulo está deitado na cama e assistindo à TV. Na figura, C representa um ponto sobre a cama a partir do qual o con- trole remoto da TV foi acionado na direção do receptor de sinal indicado por R. A medida do ângulo entre a linha que representa o sinal transmitido e a cama é igual a a. Dados: a 11,3º | 11,5° |12,1° | 12,4º | 78,5º sen a 0,196 | 0,199 |0,210 | 0,215 | 0,980 cosa | 0,981 | 0,980 |0,978 | 0,977 | 0,199 tga 0,200 | 0,203 |0,214 | 0,220 | 4,915 Sabe-se, ainda, que: — Restâáa 1,2m do chão; — a altura da cama em relação ao chão é de 40 cm; — C está a 4 metros de distância da parede em que a TV está fixada; — a espessura da TV é desprezível. Nas condições descritas e consultando a tabela, o é igual a (A) 78,5º (B) 11,5° (C) 121º (D) 124º E) 11,3°


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2(PUC-CAMPINAS - 2015)Número Original: 34Código: 6893606

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Problemas com Seno, Cosseno e (ou) Tangente em polígonos
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
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Oito alunos farão uma coreografia geométrica e harmônica por ocasião da data de aniversário do colégio em que estudam. Para dar início ao ensaio, o professor responsável posicionou cada aluno no vértice de um octógono regular e, em seguida, marcou no chão um par de eixos cartesianos ortogonais, conforme indica a figura abaixo. Yd De acordo com o sistema de coordenadas estabelecido pelo professor, o aluno localizado no vértice C do octógono está em correspondência com o ponto de abscissa x= —2 e ordenada y igual a: A -3 2 (8) -s v2 (C) - “a D 2-2 E) 142


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3(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 26Código: 6887373

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Problemas com Seno, Cosseno e (ou) Tangente em polígonos
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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“.. tudo teria começado com a haste vertical ao sol, que projetava sua sombra num plano horizontal demarcado.” Com um ângulo de inclinação de 30º, em relação ao solo plano, os raios solares incidindo sobre uma haste vertical de 2,5 m de comprimento geram uma sombra de x m. Um pouco mais tarde, quando o ângulo de inclinação dos raios solares é de 45º graus, a mesma sombra gerada agora é de y m. A diferença ente x e y é de, aproximadamente, sen30º=0,5 cos 30°= 0,866 tg 30°=0,577 sen 45° = 0,707 cos 45º= 0,707 t945º=1 (A) 1m. (B) 1,83m. (C) 2,45m. (D) 0,88m. (E) 2,27m.


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4(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 39Código: 6887174

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Senos, Cossenos e Tangente
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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A figura mostra o ângulo de visão que um mesmo observador tem de uma estrutura de caixa d'água em dois pontos diferentes. Sabe-se que a altura dos olhos, em relação ao piso plano sobre o qual a estrutura está apoiada perpendicularmente, é exatamente a metade da altura da estrutura da caixa d'água, e que a distância entre os dois pontos de observação é de 2 metros. Dados: 30º 45º 60º A Gore ) 60 ceseeeceencesee ee} 90 ' 2 cos | 3 | d2 1 2 2 2 tan v3 1 J3 3 A partir dessas informações, é possível determinar que a altura da estrutura da caixa d'água, em metros, é igual a (A) 3W3-2. J3+2 (B) 3 (C) 2¥3+2. D V¥3+2. E) ¥34+1.


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5(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 49Código: 7040624

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Senos, Cossenos e Tangente Lançamento oblíquo e/ou horizontal no vácuo
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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Do centro de um campo de futebol uma bola é lançada para a área do adversário com velocidade 20 m/s, forman- do um ângulo 6 com a horizontal, tal que sen 6 = 0,60 e cos 6 = 0,80. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s?, podemos prever que a bola tocará o gramado a uma distância aproximada do lançamento, em metros, de: (A) 18 (B) 26 (C) 32 (D) 38 (E) 46


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