Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC-CAMPINAS - África e Ásia na Idade Média.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • África e Ásia na Idade Média.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 19Código: 7040602

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

África e Ásia na Idade Média.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

A civilização islâmica desempenhou um importante papel na história da matemática não só por ter preservado a sa- bedoria antiga, mas também por tê-la desenvolvido. O seu papel foi inovador na álgebra, graças ao uso da numera- ção árabe e do zero. A matemática foi usada pelos sábios islâmicos com objetivo religioso, como a elaboração do calendário e o cálculo da gibla, ou seja, da orientação da cidade sagrada de Meca no sentido da qual se devem rea- lizar as orações. (Adaptado de: pt.wikipedia.org/wiki/Ciência islâmica) O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que, além da importante contribuição deixada por essa civiliza- ção, (A) as atividades econômicas de mercadores e banquei- ros árabes na Europa ocidental favoreceram o surgi- mento de valores culturais e científicos que marca- ram todo o mundo Moderno. (B) o Islamismo exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, principalmente no que se re- fere à organização social mais igualitária e à estru- tura administrativa. (C) a civilização muçulmana, ao difundir a cultura orien- tal por vasto território do mundo antigo, contribuiu para preservar as noções de cidadania e de direito, que embasam a cultura ocidental. (D) dentre os legados dos árabes da Baixa Idade Média e que se mantêm na vida contemporânea, destaca-se a idealização e a valorização do trabalho manual em todas as dimensões. (E) as traduções árabes, estudadas na Europa medie- val, propiciaram a sobrevivência da cultura clássica greco-romana, o que contribuiria para dar origem ao Renascimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2015)Número Original: 15Código: 6893461

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

África e Ásia na Idade Média.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Exibir texto da questão

Durante o Renascimento, uma concepção de conhecimento, distinta dessa sugerida pelos estatutos da Universidade de Yale, se desenvolveu dentro de novas instituições de ensino. Tal concepção, denominada (A) (B) (C) (D) (E) escolástica, baseava-se no uso da argumentação racional para comprovar a autoridade de textos reli- giosos como a Bíblia e a Torá. epicurismo, pregava que o verdadeiro conhecimento era empírico e advinha das experiências corpóreas, devendo o homem buscar a sabedoria através da curiosidade e do prazer. enciclopedismo, defendia que todo o conhecimento humano deveria ser cientifico e democratizado por meio de livros fartamente ilustrados, acessíveis aos pobres e analfabetos. humanismo, valorizava a lógica dedutiva e a reflexão intelectual livre, ainda que não negasse a existência de Deus ou dos valores cristãos. paganismo, propunha que o homem se libertasse da fé em Deus e do conhecimento imposto pelas reli giões, assumindo o racionalismo de Descartes como orientação fundamental.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC-CAMPINAS - 2017)Número Original: 19Código: 6887589

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

África e Ásia na Idade Média.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
Exibir texto da questão

Quando a circulação do dinheiro se faz no Reino, serve de alimentar o Reino; mas, quando sai do Reino, faz nele a mesma falta que o sangue quando sai do corpo humano. (MACEDO, Duarte Ribeiro) O conhecimento histórico permite afirmar que o comen- tário de Duarte Ribeiro Macedo (A) (B) (C) (D) (E) refere-se a um dos fatores da decadéncia do co- mércio na Europa ocidental no século IV. revela uma das mais puras formas de pensar da sociedade feudal europeia no século IX. identifica uma das mais puras expressões da mentalidade mercantilista do século XVII. opunha-se a uma das práticas mercantilistas que alimentavam o Estado no século XV. expressa uma das mais fortes crenças do pensa- mento liberal europeu, do século XIX.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(PUC-CAMPINAS- SP - 2008)Número Original: 11Código: 19536

Azul (Direito)

África e Ásia na Idade Média.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Exibir texto da questão

Nesse poema, escrito em apoio ao movimento de independência da Grécia em relação ao Império Turco- Otomano, no século XIX, Byron destaca a batalha de Maratona, considerada um dos símbolos da resistência grega à dominação persa, na antiguidade. O legado histórico da cultura grega, marcante no mundo ocidental, se expandiu também pelo Oriente principalmente em função do helenismo, que corresponde à (A) (B) (6) (D) (E) fusão de elementos culturais gregos e orientais, visível em Pérgamo, na Ásia, e na Alexandria, no Egito, resultante da dominação do território grego pelos macedônios. política expansionista do governo ateniense, acompa- nhado por um expressivo avanço no campo da política, das artes, da arquitetura e das ciências em geral. adoção das instituições políticas e religiosas gregas pelo Império Romano do Oriente, contribuindo para a consagração de Constantinopla como pólo cultural. assimilação do conhecimento grego acumulado por artis- tas e pensadores árabes, e seu consequente aprofun- damento no período de ocupação da Península Ibérica. influência do pensamento filosófico e científico desenvolvido nas cidades-estado gregas sobre todos os povos abarcados pela expansão colonial da Grécia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?