Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEA - Fundamentos do Renascimento Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Fundamentos do Renascimento
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEA - 2018)Número Original: 3Código: 7841523

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

História Comparada Aspectos e características da produção cultural e científica de Leonardo da Vinci Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
Exibir texto da questão

Analise a pintura São Jerônimo (1482) e os desenhos dos músculos do pescoço, ombro e tórax (1510) de Leonardo da Vinci. (Leonardo da Vinci: artista, cientista inventor, 2005.) Comparando as obras analisadas, pode-se afirmar que Leonardo da Vinci, artista renascentista, (A) inspirava-se, sobretudo, nas esculturas e pinturas medievais. (B) concebia a linguagem artística como marcada pelo estudo da natureza. (C) exprimia nas obras de arte a condenação cristá do mundo material. (D) opunha as criações artísticas às experimentações cien- tíficas. (E) considerava a pintura e o desenho manifestações artís- ticas opostas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEA - 2019)Número Original: 12Código: 7841575

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Aspectos e características da arquitetura de Palladio no contexto do Renascimento Cultural e Científico
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
Exibir texto da questão

Os projetos da vila Maser, uma das mais belas da Itália no século XVI, são de Palladio, e os afrescos, de Veronese. A vila realiza, em todo o seu esplendor, a ideia de ordem segundo o grande arquiteto humanista, Palladio, para quem “a beleza resulta da forma e da correspondência entre o todo e as partes, e entre as partes entre si, e entre as partes e o todo, de forma que o edifício deve aparecer como um cor- po inteiro e bem definido no qual cada membro convém aos outros e onde todos os membros são necessários às suas funções”. (Lucette Valensi. Venise et la Sublime Porte, 1987. Adaptado.) Palladio e Veronese são artistas do Renascimento italiano do século XVI. A arquitetura de Palladio confere forma (A) à noção da estética clássica, segundo a qual a beleza nasce das relações proporcionais de objetos compostos. (B) à estética barroca, segundo a qual a beleza é intuitiva- mente produzida pelos artistas de gênio. (C) à reflexão aristotélica sobre arte, segundo a qual as artes devem se afastar do mundo natural. (D) à noção dialética, segundo a qual a beleza resplandece por contraste ao lado de figuras medonhas. (E) à concepção de uma ontologia artística, segundo a qual os artistas inspirados pelos deuses adornam o universo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEA - 2022)Número Original: 14Código: 12944542

SIS - Terceira Série - Triênio 2023 a 2025

Fundamentos do Renascimento
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2022
Questão de Vestibular - UEA 2022
Exibir texto da questão

Analise a imagem da obra Big eletric chair (Grande cadeira elétrica), feita pelo artista Andy Warhol na década de 1960, quando o estado de Nova lorque fez sua última execução por cadeira elétrica. Emp A” Tas 4 a (Andy Warhol. Big eletric chair. www.culturagenial.com) A obra foi criada no contexto do movimento Pop Art. Esse movimento (A) expressa a indignação dos artistas acerca das transfor- mações socioculturais. (B) critica as violências praticadas ao longo da Segunda Guerra Mundial. (C) valoriza as cores vivas em detrimento das imagens sobrepostas. (D) destaca situações polêmicas a partir do princípio “arte pela arte”. (E) provoca a reflexão sobre a construção dos valores esta- dunidenses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEA - 2017)Número Original: 20Código: 7841812

SIS - Terceira Série - Triênio 2018 a 2020

Fundamentos do Renascimento
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
Exibir texto da questão

Algumas vezes o artista encontra o detrito industrial ou objeto comercial que encerrou o seu ciclo de uso e foi recuperado da lata de lixo. Nesse caso, o artista se faz porta-voz de uma sarcástica polêmica contra o mundo industrializado. Ele expõe os achados arqueológicos de uma contemporaneidade que se consome dia após dia, mas que nos lembra, também, que o universo da indústria pode comunicar emoção estética. (Umberto Eco (org). História da beleza, 2014. Adaptado.) O argumento do autor refere-se a uma prática cultural, que reage à sociedade contemporânea, considerando (A) a relação ambígua das artes com as contradições de um universo econômico de grande mutabilidade. (B) a relevância reduzida das artes plásticas em um mun- do de consumo capitalista de mercadorias. (C) a impossibilidade dos conteúdos artísticos iluminarem aspectos pouco visíveis da vida cotidiana. (D) a predominância das belas artes na última fase de desenvolvimento econômico da humanidade. (E) a incompatibilidade entre linguagens artísticas e pro- dutos artificiais desprovidos de formas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEA - 2017)Número Original: 20Código: 7841728

SIS - Primeira Série - Triênio 2018 a 2020

Fundamentos do Renascimento
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
Exibir texto da questão

(A Madona Sistina, 1513. Museu de Dresden, Alemanha.) A pintura a óleo de Rafael Sânzio, de 1513, artista do Renascimento italiano, pode ser vista como ilustração da concepção clássica de beleza, na medida em que (A) apresenta um quadro simétrico de peso e de cores. (B) infunde no observador um sentimento religioso intenso. (C) representa uma cena dramática sem participação de figuras humanas. (D) veicula uma visão de distanciamento entre homens e deuses. (E) materializa princípios religiosos compartilhados pela humanidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?