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1(UEA - 2020)Número Original: 25Código: 12968358

SIS - Segunda Série - Triênio 2021 a 2023

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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Vale do Silício — Estados Unidos = a re xd ® & (www.scaruffi.com) Essa importante area dos Estados Unidos concentra princi- palmente industria do setor (A) armamentista. (B) metalurgico. (C) tecnoldgico. (D) aeronáutico. (E) automobilístico.


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     D     
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2(UEA - 2020)Número Original: 21Código: 12968354

SIS - Segunda Série - Triênio 2021 a 2023

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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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O Projeto Calha Norte foi apresentado ao presidente da República em 1985 pelo então secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional (CSN), general de brigada Rubem Bayma Denis. Oficialmente, seu nome é “Desenvolvimento e Segurança na Região Ao Norte das Calhas dos Rios Soli- mões e Amazonas — Projeto Calha Norte”, segundo consta do relatório final do Grupo de Trabalho Interministerial — GTI. (Eugênio Diniz. Lua Nova, nº 34, 1994.) O projeto Calha Norte foi introduzido na Amazônia com o intuito de aumentar a segurança e (A) monitorar a região com o uso de satélites. (B) criar infraestrutura na região. (C) delimitar unidades de conservação. (D) controlar queimadas. (E) substituir a Sudam.


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3(UEA - 2021)Número Original: 18Código: 12957155

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Analise os mapas que apresentam a taxa de analfabetismo no Brasil, segundo as Unidades da Federação, para os anos de 2016 e 2018. 2016 META 2024 0% 2018 (https://infograficos.gazetadopovo.com.br. Adaptado.) A partir da análise dos mapas, afirma-se que, entre os anos de 2016 e 2018, a taxa de analfabetismo (A) na região Centro-Sul sofreu uma variação entre a redu- ção e a manutenção, em que os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul mantiveram a taxa de analfabetismo. (B) na região Sul sofreu redução em todos os estados. (C) na região Nordeste foi reduzida em todos os estados, sendo que as reduções mais significativas foram nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas. (D) na região Centro-Oeste sofreu redução em dois estados e manutenção nos outros dois. (E) na região da Amazônia Legal sofreu redução, com desta- que para os estados do Acre, Amapá e Pará.


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4(UEA - 2021)Número Original: 23Código: 12957048

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Analise o mapa. Déficit habitacional — 2019 Déficit habitacional relativo (% de domicílios) Até 10% Mais de 10% até 12% TO Mais de 12% até 15% [DJ Mais de 15% E (www.caumt.gov.br, 10.03.2021. Adaptado.) A análise do mapa sobre os percentuais de déficit habita- cional no Brasil permite depreender que (A) o desenvolvimento econômico não influencia os percen- tuais da região Sul. (B) a concentração de terras no Norte tem produzido a dimi- nuição dos percentuais da região. (C) o Sudeste possui os maiores déficits por apresentar a maior densidade demográfica do país. (D) a intensa migração pendular no Centro-Oeste justifica os reduzidos déficits dos estados. (E) as condições socioeconômicas impactam os elevados déficits de estados do Norte e do Nordeste.


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5(UEA - 2021)Número Original: 23Código: 12950905

SIS - Terceira Série - Triênio 2022 a 2024

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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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A BR-319 é uma importante pauta política nos Es- tados do Amazonas e de Rondônia. Entre os principais argumentos em defesa da reconstrução da rodovia, des- tacam-se os relacionados à facilitação de acesso a servi- ços de saúde. Como estratégia de mitigação de parte dos impactos socioambientais negativos de sua reconstrução foram criadas Unidades de Conservação (UCs) no entorno da rodovia. Esta estratégia, no entanto, pode ser também compreendida como contraditória. (Henrique S. A. Carlos. Análise da implementação de Unidades de Conservação no contexto da rodovia BR-319, 2018. Adaptado.) A estratégia apresentada pode ser contraditória, pois a rodo- via próxima às unidades de conservação (A) centralizaria o fluxo de veículos e reduziria as ameaças à fauna. (B) impediria a ocupação das margens e o desmatamento na região. (C) ampliaria a produção das refinarias de petróleo nas áreas de proteção ambiental da região. (D) estimularia o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas proximidades. (E) produziria maior vulnerabilidade ambiental com o aumen- to da circulação de automóveis.


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