Estando a tratar com uma “sociedade de consumo”,
Oldenburg identifica-a com o “artigo de consumo” mais cor-
rente, a comida: está implícito que a “cultura de massa” tam-
bém é uma espécie de comida. O signo característico da
coletividade americana, para Oldenburg, é a “comida ameri-
cana”, industrializada e padronizada: os hamburgers, os hot
dogs, os ice creams que são diariamente introduzidos nos
tubos digestivos de milhões de americanos. Os “modelos”
das esculturas não são sequer essas comidas, mas sua
publicidade em cores: claro na “sociedade de consumo” pri-
meiro vem a imagem publicitária, depois a coisa.
(Giulio Carlo Argan. Arte moderna, 1992.)
Claes Oldenburg é um escultor norte-americano, de origem
sueca, nascido em 1929. Ligado ao movimento da pop art, o
tema de suas esculturas
(A) procura inspirar-se nos modelos da arte do neoclassi-
cismo greco-romano.
(B) relaciona a crítica cultural à existência social altamente
padronizada.
(C) opõe-se ao predomínio do comportamento individualista
no mundo capitalista.
(D) reafirma a singularidade da cultura americana na con-
temporaneidade.
(E) abole o diálogo possível com o mundo da profusão de
objetos descartáveis.