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36(UECE - 2020)Número Original: 11Código: 7871824

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos das correntes filosóficas do período helenístico .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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A filosofia helenistica é profundamente marcada por uma preocupação central com a ética, entendida em um sentido prático, como o estabelecimento de regras do bem viver, da 'arte de viver”. É ilustrativo disso o famoso Manual de Epicteto, filósofo estoico do período romano. Considere as seguintes afirmações sobre a doutrina ética das principais correntes de pensamento helenisticas: I. Para se ter uma conduta ética que assegure a felicidade, o estoicismo propõe o agir de acordo com os princípios da natureza, em equilíbrio com o cosmo e em busca da tranquilidade — ataraxia. II. Agir eticamente, segundo o epicurismo, significa dar vazão aos desejos naturais de forma intensa e total. A vida ética requer o exercício pleno da paixão que não se opõe a razao, mas a complementa. III. A ética estoica influenciou fortemente a ética cristã em virtude de seu caráter determinista e por sua valorização do autocontrole e da submissão. É correto o que se afirma em A) Ie III apenas. B) I, Ile III. C) Il e III apenas. D) IelII apenas.


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37(UECE - 2020)Número Original: 20Código: 7871830

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Sentidos filosóficos sobre o conceito de contrato na formação da sociedade civil para os pensadores da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Analise as seguintes passagens que se referem ao princípio fundamental do contratualismo — a existência de um pacto social como fundamento da sociedade: “As cláusulas desse contrato são de tal modo determinadas pela natureza do ato, que a menor modificação as tornaria vas e de nenhum efeito. Violando-se o pacto social, cada um volta aos seus primeiros direitos e retoma sua liberdade natural, perdendo a liberdade convencional pela qual renunciara aquela”. ROUSSEAU, J. J. Do contrato social. 22 ed. Sao Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção “Os Pensadores”. “E os pactos sem espada não passam de palavras, sem força para dar qualquer segurança a ninguém. Portanto, apesar das leis da natureza (que cada um respeita quando tem vontade de as respeitar e quando o pode fazer com segurança), se não for instituído um poder suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e poderá legitimamente confiar, apenas em sua própria força e capacidade”. HOBBES, Thomas. LEVIATÃ ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. Nizza. 32 ed. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983. Considere as seguintes proposições sobre o conceito de pacto social: I. Para Rousseau, pelo pacto social, o homem abre mão de sua liberdade, mas, ao fazê-lo, abre espaço ao surgimento da soberania e da lei, e obedecer a lei é obedecer a si mesmo, o que o torna livre novamente. II. Diferente de Hobbes, Locke não via o estado de natureza dominado pelo egoismo. O contrato social era necessário para garantir o direito de propriedade que, segundo Locke, era anterior à própria sociabilidade. III. Hobbes e Rousseau concordavam ser necessário um pacto ou contrato social, que decorria da necessidade humana de controlar os instintos e impedir a guerra de todos contra todos do estado de natureza. É correto o que se afirma em A) I, Ile III. B) Ie III apenas. C) IeTIlI apenas. D) Ile III apenas.


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38(UECE - 2020)Número Original: 10Código: 7871834

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Função social da Indústria Cultural segundo os pensadores da Escola de Frankfurt .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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O trecho abaixo apresentado se refere a Intluencia da indústria cultural e seus produtos, em relação à ordem social e política contemporânea, sob a Ótica dos pensadores da Escola de Frankfurt: “O desenvolvimento da indústria cultural ocasionou a incorporação dos indivíduos numa totalidade social racionalizada e reificada; frustrou sua imaginação e tornou-os vulneráveis à manipulação por ditadores e demagogos. A propaganda fascista necessitou apenas ativar e reproduzir a mentalidade existente das massas; ela simplesmente tomou as pessoas pelo que eram - os filhos da indústria cultural —- e empregou as técnicas dessa indústria para mobilizá-las por trás dos objetivos agressivos e reacionários do fascismo”. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ:Vozes. Adaptado. Considerando o trecho acima e o conceito de indústria cultural, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) Os produtos da indústria cultural são, geralmente, construções simbólicas impregnadas de estereótipos que suprimem a reflexão critica sobre a ordem social, podendo abrir espaço para uma visão autoritária. (. ) Aqueles indivíduos que foram capturados pela retórica autoritária do fascismo são os que já haviam sucumbido a influência da indústria cultural e à sua capacidade de manipulação das massas. ( ) Os produtos da indústria cultural desafiam as normas sociais e possuem um caráter antirrealista que se torna fonte de fascínio por parte das massas que aderem ao seu falso caráter revolucionário. ( ) Exemplificada na industria de entretenimento, a industria cultural padronizou e mercantilizou as formas culturais, o que resultou em uma arte banal e repetitiva, incapaz de provocar um olhar crítico. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) FFEV,F. B) V,V,F, V. C) V,F, F, V. D) F,V,V,F.


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39(UECE - 2020)Número Original: 7Código: 7871838

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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Leia atentamente o seguinte trecho do texto Hobbesiano, que se refere a um pacto entre “contratantes” em estado de natureza: “Quando se faz um pacto em que ninguém cumpre imediatamente sua parte, e uns confiam nos outros, na condição de simples natureza (que é uma condição de guerra de todos os homens contra todos os homens), a menor suspeita razoável torna nulo este pacto. Mas se houver um poder comum situado acima dos contratantes, com direito e força suficientes para impor seu cumprimento, ele não é nulo”, HOBBES, Thomas. LEVIATÃ ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. Nizza. 32 Ed. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983. No que diz respeito ao estado de natureza, como mencionado, considere as seguintes afirmacoes: I. Entre o estado de natureza e o estado civil (ou estado de sociedade), ha uma relação de contraposição, pois o estado de sociedade surge como antítese corretiva ao estado de natureza. Il. A passagem do estado de natureza ao estado de sociedade ocorre espontaneamente, ou seja, como decorrência do processo de propensão natural dos indivíduos ao consenso. III. O estado de natureza é um estado cujos elementos constitutivos são os indivíduos singulares, livres e iguais, mas que vivem uma vida solitária, cruel e animalesca, da qual precisam escapar. É correto o que se afirma em A) Ie III apenas. B) Ile III apenas. C) IelIapenas. D) I,lle III.


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40(UECE - 2022)Número Original: 10Código: 11854530

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações políticas e filosóficas sobre a resistência às formas de governo tirânicas no pensamento de John Locke .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“Locke caracteriza como tirânico o governo que ignora as leis e se orienta apenas pela prepotência do governante. O único remédio que o povo tem contra um governo tirânico é o direito de resistir às suas ações até que se possa substituí-lo. Nesse caso, a lei da natureza, que mesmo após o estabelecimento do Estado político continua em vigor, representa uma espécie de permissão moral para a desobediência sempre que o povo entender que a ação do governante não tem em vista a preservação da sociedade.” OTTONICAR, F. G. C. John Locke e o direito de resistência. In: Investigação Filosófica, v. 10, nº 1, p. 75-85, 2019. Segundo a citação acima, o direito de resistência à tirania se justificaria porque A) todos os direitos naturais dos indivíduos são transferidos ao pacto social. B) os indivíduos preservam todos seus direitos naturais no pacto social. C) a lei da natureza de autopreservação dos indivíduos vale após o pacto social. D) o pacto inclui, na forma da lei, o direito do povo à resistência e ao tiranicídio.


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