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41(UECE - 2022)Número Original: 18Código: 11854538

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“A tarefa da bela aparência artística, segundo Hegel, é libertar-nos da aparência sensorial impura e grosseira. No quadro de um mestre holandês, não é a exata reprodução dos objetos que nos agrada: é que a 'magia da cor e da iluminação” transfigura as pobres coisas naturais que são representadas; é que as cenas prosaicas de quermesses e bebedeiras são metamorfoseadas num ‘domingo da vida’; é que a ‘bela aparéncia’ torna fascinante o que, na vida, nos deixava indiferentes. Assim, a representação artística é uma negação sorrateira do sensível: ante os nossos olhos, o sensível se torna o que ele não é. Mas, é claro, é sempre ante nossos olhos que se efetua essa transmutação; é sempre no sensível que a arte critica o sensível. E porque a obra de arte se apresenta necessariamente numa matéria sensível, ela não pode ser ‘o modo de expressão mais elevado da verdade”. O fato de a obra de arte se dirigir à aísthesis (sensibilidade) constitui, para Hegel, tanto a sua essência como a sua limitação.” LEBRUN, G. A mutação da obra de arte. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 332-333 - Adaptado. Conforme o texto acima, é correto afirmar que, para Hegel, a arte não pode ser o modo de expressão mais elevado da verdade, porque A) ultrapassa o sensível, tornando-se conceitual. B) não abrange toda a realidade por ser sensível. C) se limita à pura e grosseira realidade sensível. D) modifica o sensível, produzindo uma ilusão.


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42(UECE - 2022)Número Original: 19Código: 11854539

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações filosóficas sobre o livre-arbítrio na obra de Santo Agostinho .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“Agostinho faz um contraponto ao dualismo maniqueista ao refutar que o mal não existe enquanto ser. Ele refuta o dualismo ontológico do bem e do mal dos maniqueístas e desenvolve a teoria da origem do mal como uma negação do Sumo Bem, na qual o mal não tem ser, não existe, mas é resultado do livre-arbítrio da vontade do homem que o utiliza em vista de si mesmo. Ou seja, o mal é moral; é um ato voluntário do homem ao negar seu Criador, Deus, Bem universal, em vista de si mesmo.” GOMES, I. S. G. A origem do mal no pensamento de agostinho de hipona. In: Anais do III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. Disponível em: http://www .unicap.br/ocs/index.php/cncrt/cncrt/paper/vie wFile/277/61. Acessado em 18-10-2021 - Adaptado. Segundo essa passagem, a origem do mal está A) na liberdade do homem, dotado por Deus de livre-arbítrio. B) na ação sobre os homens de um ente que personifica o mal. C) na natureza humana, que, por ser finita, é próxima do mal. D) no mau uso do livre-arbítrio, orientado pelo amor-próprio.


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43(UECE - 2022)Número Original: 6Código: 11854565

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Considerações filosóficas sobre a construção de sentenças e proposições .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Considerando a premissa: “Se Alcibiades empurrar Sócrates, Sócrates cai”, analise os seguintes argumentos: I. Sócrates caiu, logo Alcibiades o empurrou. II. Alcibiades o empurrou, logo Sócrates caiu. III. Sócrates não caiu, logo Alcibíades não o empurrou. É correto dizer que o que consta em A) IeII são argumentos válidos. B) Ie II são argumentos válidos. C) II constitui uma falácia. D) I constitui uma falácia.


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44(UECE - 2022)Número Original: 9Código: 11854568

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões de identificações (Filosofia) Sentidos filosóficos sobre o conceito de contrato na formação da sociedade civil para os pensadores da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Os filósofos políticos modernos usaram o conceito de estado de natureza para colocar a questão sobre o que legitima o contrato (ou pacto) social fundador da sociedade civil (o Estado). Em outras palavras, perguntavam-se pelo que torna legítima a saída dos indivíduos do estado de natureza e sua submissão à lei no Estado, através do contrato (ou pacto). Em última instância, essa é uma pergunta pela legitimidade do Estado. O filósofo que considerou que a finalidade do contrato é o estabelecimento da liberdade e da igualdade civis em substituição à liberdade e à igualdade naturais foi A) Jean-Jacques Rousseau. B) Thomas Hobbes. C) John Locke. D) François-Marie Voltaire.


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45(UECE - 2022)Número Original: 19Código: 11854991

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
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Leia atentamente o seguinte trecho da obra de Thomas Hobbes: “Demonstro em primeiro lugar que a condição dos homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos adequadamente chamar de estado de natureza) nada mais é que uma simples guerra de todos contra todos, na qual todos os homens têm igual direito a todas as coisas [o que os leva ao egoísmo]; mas, quando todos os homens compreendem essa odiosa condição, desejam [...] libertar-se dessa guerra de todos contra todos. E isso não se pode conseguir a não ser mediante um pacto entre eles, no qual abdiquem daquele direito que têm a todas as coisas”. HOBBES, Thomas. Do cidadão. Trad. bras. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - Adaptado. Com base na citação acima, é correto afirmar que, para Thomas Hobbes, A) o estado de natureza se caracteriza pela presença de uma moral, por isso, os homens podem desenvolver nele todas suas potencialidades. B) a sociedade civil impede a limitação dos conflitos entre os indivíduos, conflitos estes oriundos do estado de natureza. C) em busca de se autopreservarem, os homens desejam permanecer no estado de natureza, já que nele possuem igual direito a todas as coisas. D) a efetivação da paz e da segurança entre os homens depende da criação de uma instância comum que regule a relação entre eles, o poder civil.


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