Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UECE - Redação Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Redação
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

11(UECE - 2016)Número Original: 0Código: 7864711

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2016
Exibir texto da questão

PROVA I: REDAÇÃO Prezado(a) vestibulando(a), Você já ouviu falar em “modernidade líquida”? Essa expressão foi criada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para se referir à natureza das relações que se estabelecem na sociedade atual, dita pós-moderna. Leia os textos 1, 2, 3 e 4, que tratam, direta ou indiretamente, dessa temática e lhe oferecem subsídios para o desenvolvimento de sua prova de redação. INSTRUÇÃO PARA A REDAÇÃO Imagine que os textos que você lerá a seguir estão veiculados em um blog da UECE cujo objetivo é promover discussão acadêmica sobre temas importantes da atualidade. Como aspirante a uma vaga nesta universidade, você deverá participar dessa discussão. Tomando por base uma ou mais questões abordadas nos textos e usando argumentos convincentes, escreva um comentário a ser publicado no blog, expressando sua opinião sobre o tema MODERNIDADE LIQUIDA, TEXTO 1 Zygmunt Bauman: "Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar" ISTOÉ - O que caracteriza a “modernidade líquida”? ZYGMUNT BAUMAN - Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos sao deliberadamente impedidos de se solidificarem. A temperatura elevada — ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis — não dá ao fluxo uma oportunidade de abrandar, nem o tempo necessário para condensar e solidificar-se em formas estáveis, com uma maior expectativa de vida. ISTOÉ - As pessoas estão conscientes dessa situação? ZYGMUNT BAUMAN - Acredito que todos estamos cientes disso, num grau ou outro. Pelo menos as vezes, quando uma catástrofe, natural ou provocada pelo homem, torna impossível ignorar as falhas. Portanto, não é uma questão de “abrir os olhos”. O verdadeiro problema é: quem é capaz de fazer o que deve ser feito para evitar o desastre que já podemos prever? [...] Por exemplo: estamos todos conscientes das consequências apocalípticas do aquecimento do planeta. E todos estamos conscientes de que os recursos planetários serão incapazes de sustentar a nossa filosofia e prática de “crescimento econômico infinito” e de crescimento infinito do consumo. Sabemos que esses recursos estão rapidamente se aproximando de seu esgotamento. Estamos conscientes — mas e dai? Há poucos (ou nenhum) sinais de que, de própria vontade, estamos caminhando para mudar as formas de vida que estão na origem de todos esses problemas. ISTOÉ - Ao se conectarem ao mundo pela internet, as pessoas estariam se desconectando da sua própria realidade? ZYGMUNT BAUMAN - Os contatos online têm uma vantagem sobre os offline: são mais fáceis e menos arriscados — o que muita gente acha atraente. Eles tornam mais fácil se conectar e se desconectar. Caso as coisas fiquem “quentes” demais para o conforto, você pode simplesmente desligar, sem necessidade de explicações complexas, sem inventar desculpas, sem censuras ou culpa. Atrás do seu laptop ou iPhone, com fones no ouvido, você pode se cortar fora dos desconfortos do mundo offline. Mas não há almoço grátis, como diz um provérbio inglês: se você ganha algo, perde alguma coisa. Entre as coisas perdidas estão as habilidades necessárias para estabelecer relações de confiança, as [relações] para o que der e vier, na saúde ou na tristeza, com outras pessoas. Relações cujos encantos você nunca conhecerá a menos que pratique. O problema é que, quanto mais você busca fugir dos inconvenientes da vida offline, maior será a tendência a se desconectar. ISTOÉ - O que o sr. diria aos jovens? ZYGMUNT BAUMAN - Eu desejo que os jovens percebam razoavelmente cedo que ha tanto significado na vida quanto eles conseguem adicionar isso a ela através de esforço e dedicação. Que a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos. (ISTOÉ Online | 24.Set.10) http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/102755 VIVEMOS+ TEMPOS+LIQUIDOS+NADA+E+PARA+DURAR TEXTO 2 Brasileiro é o primeiro do mundo a comprar iPhone 6S Um brasileiro de 18 anos foi a primeira pessoa do mundo a comprar o iPhone 6S, em Sydney, na Australia. [...] Em entrevista ao EXTRA, Vitor, que esta na Australia desde o fim de maio estudando inglés, conta que estava na fila desde segunda-feira para garantir o aparelho. [...] Durante os cinco dias, dormiu dentro de uma barraca montada na porta da loja da Apple. [...] Quando a sexta-feira finalmente chegou, a expectativa aumentou ainda mais. — Pouco antes do início das vendas, o gerente da loja perguntou para mim e aos outros dois primeiros se toparíamos tirar fotos e fazer entrevistas com o iPhone. Aceitamos. Quando a loja abriu, fomos direto para o terceiro andar e recebemos o celular das mãos dos funcionários. Fui o primeiro dos três a pegar. A sensação foi Única — conta O rapaz, que pagou 1.530 dólares australianos, cerca de R$ 4.300, no modelo, um iPhone 6S plus de 128 GB. Mas a melhor parte de tudo isso, segundo Vitor, foi o compartilhamento de sua foto pelo CEO* da Apple, Tim Cook. “Obrigado, Vitor, em Sydney! Um dos primeiros clientes do mundo a comprar um iPhone 65”, escreveu Cook. Até a manhã desta sexta-feira, a foto já havia sido retuitada mais de 1.400 vezes. *CEO -— abreviatura de Chief Executive Officer. Em português, Diretor Executivo. http://extra.globo.com /25/09/15 08:59 TEXTO 3 TEXTO 4 PELA INTERNET AMOR LIQUIDO Gilberto Gil Marcelo de Mattos Salgado (Ariano) Criar meu web site Prezada doutora, Fazer minha home-page Que posso fazer Com quantos gigabytes Para curar grave Se faz uma jangada Atrofia cardiaca? Um barco que veleje Fui digitalizado: Que veleje nesse infomar So registro zeros e uns Que aproveite a vazante da infomaré Compro facilidades, Que leve um oriki do meu velho orixa Vendo facilmente... Ao porto de um disquete de um micro em Taipé "Esqueça os fatos, Um barco que veleje nesse infomar Jogue os dados, Que aproveite a vazante da infomaré Dê reboot* em sua fé Que leve meu e-mail até Calcutá Nas quatro letras. Depois de um hot-link Num site de Helsinque Aceite o risco de ser Para abastecer Meio louco, Menos feliz, Eu quero entrar na rede Mais humano.” Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut *Dê reboot = Reinicialize De Connecticut acessar (Escrevi esse poema em novembro de 2012 com a O chefe da milícia de Milão obra homônima de Zygmunt Bauman em mente: Um hacker mafioso acaba de soltar "Amor Líquido") Um vírus pra atacar programas no Japão www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/52036 Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabao Que o chefe da policia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar http://www .vagalume.com.br/gilberto-gil/pela- internet. html#ixzz3ry9VIj8M


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

12(UECE - 2015)Número Original: 0Código: 7864436

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2015
Exibir texto da questão

Prezado(a) vestibulando(a), Nos últimos vestibulares, as propostas de redação da UECE vêm tomando por base o pressuposto de que ideal universitário são as ideias. Diante disso, um dos requisitos para a admissão de novos alunos é a capacidade de escrever, de forma ética, sobre temas importantes para a vida em sociedade. Como aspirante a uma vaga na Universidade, você deve refletir, nesta prova de redação, sobre a temática geral RESPEITO A DIVERSIDADE. Para isso, adote os seguintes procedimentos: 1. Leia os textos de 1 a 6, cujo conteúdo se relaciona a essa temática de forma direta ou indireta e poderá subsidiar sua reflexão. 2. Escolha uma das duas sugestões de escrita que são apresentadas depois dos textos de apoio e desenvolva sua redação. Texto 1 O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para os defensores do multiculturalismo, as diferenças entre culturas que habitam um mesmo estado devem ser respeitadas e encorajadas, para que possa haver uma coexistência harmoniosa. A ideia de multiculturalismo está associada a outros fenômenos contemporâneos como o pós-modernismo e o relativismo cultural. Não há, no entanto, um consenso entre os pensadores desse tema sobre a sua definição. São basicamente dois os conceitos mais utilizados de multiculturalismo: um diz que todas as culturas dentro de uma mesma nação têm o direito de existir mesmo que não haja um fio condutor que as una; outro conceito define multiculturalismo como uma diversidade cultural coexistindo dentro de uma nação em que há um elo cultural comum que mantenha a sociedade unida. http://pessoas.hsw.uol.com.br/multiculturalismo.htm Texto 2 Se a cultura no que tange aos valores e visões de mundo é fundamental para nossa constituição enquanto indivíduos (servindo-nos como parâmetro para nosso comportamento moral, por exemplo), limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita das dimensões da vida humana. O etnocentrismo, dessa forma, trata-se de uma visão que toma a cultura do outro (alheia ao observador) como algo menor, sem valor, errado, primitivo. Ou seja, uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. O etnocentrismo está, certamente, entre as principais causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens). A visão etnocêntrica caminha na contramão do processo de integração global decorrente da modernização dos meios de comunicação como a internet, pois é sinônimo de estranheza e de falta de tolerância. http://www. brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm Texto 3 Então é preciso essa aceitação de que esse outro está dentro de nós. Aqui no Brasil é uma coisa muito notória: 90% dos brasileiros nem sabem bem como se combinaram histórias, continentes, raças, dentro de si mesmos. E essa mestiçagem é o lugar certo: a aceitação profunda de que o outro existe dentro de nós. Em vez de a África ser procurada em África, provavelmente os brasileiros encontram a África fazendo essa viagem interior, em sua própria história. Mia Couto - Entrevista ao jornal Zero Hora - 07/09/2014 http://fronteiras.com/canalfronteiras/noticias/?16,276 TEXTO 4 Ser diferente é normal Gilberto Gil Todo mundo tem seu jeito singular De ser feliz, de viver e de enxergar Se os olhos são maiores ou são orientais E dai? Que diferença faz? Todo mundo tem que ser especial Em oportunidades, em direitos, coisa e tal Seja branco, preto, verde, azul ou lilás E dai? Que diferença faz? Já pensou, tudo sempre igual? Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal Já pensou, sempre tão igual? Tá na hora de ir em frente Ser diferente é normal Sha nana Ser diferente é normal TEXTO 5 Diversidade Lenine Se cada ser é só um E cada um com sua crença Tudo é raro, nada é comum Diversidade é a sentença Que a vida é repleta E o olhar do poeta Percebe na sua presença O toque de Deus A vela no breu A chama da diferença A humanidade caminha Atropelando os sinais A história vai repetindo Os erros que o homem traz O mundo segue girando Carente de amor e paz Se cada cabeça é um mundo Cada um é muito mais http://www .vagalume.com.br/lenine/ diversidade.html#ixzz3Je9qOgR2 TEXTO 6 Artigo 3º da Constituição Brasileira: São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: Construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. erradicar a pobreza e promover o bem de todos, sem SUGESTÕES DE ESCRITA Sugestão 1: Imagine a seguinte situação: sua cidade recebe a visita inesperada de um ser extraterrestre. Crie uma história envolvendo o relacionamento entre esse personagem e algum(ns) dos habitantes locais, tendo em vista as prováveis diferenças culturais. Sugestão 2: Tomando como ponto de partida os versos de Gilberto Gil “Ser diferente é normal”, de Lenine “Diversidade” e o Artigo 3º da Constituição Brasileira, escreva um artigo de opinião defendendo o respeito a algum tipo de diferença.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

13(UECE - 2020)Número Original: 0Código: 7855161

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

PROVA I - REDAÇÃO Prezado(a) candidato(a), Sabe-se que os brasileiros estão vivenciando, atualmente, uma crise econômica que tem impactos na vida do trabalhador. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre de 2019, eram 12,6 milhões de desempregados no pais. Certamente, você conhece ou já ouviu falar em alguém que está à procura de emprego. Diante dessa questão, escolha UMA das propostas a seguir e redija o seu texto em norma escrita culta, tendo como base seu conhecimento de mundo e sua experiência de vida, bem como os 3 (três) textos motivadores dispostos em seguida: Proposta 1: Imagine que você está à procura de emprego e algo inusitado aconteceu em sua busca. Conte essa narrativa através de um relato pessoal, que será publicado em uma revista de grande circulação na seção que trata de empregos. Esse é um gênero que conta um acontecimento marcante na vida de alguém, situando esse fato no tempo e no espaço. O relato pessoal é escrito em primeira pessoa, no entanto, você não deve se identificar. Para iniciar seu texto, apresente brevemente as principais ideias que você quer relatar. Em seguida, desenvolva essas ideias, narrando os acontecimentos para, posteriormente, apresentar o desfecho da história. Nesse gênero, geralmente, aparece a descrição dos sentimentos do(a) autor(a). Proposta 2: Você foi escolhido(a) para ser o(a) orador(a) de sua turma de conclusão do Ensino Médio, portanto, será de sua responsabilidade o discurso de formatura. A temática do seu discurso será a questão das perspectivas profissionais impactadas pela falta de oportunidades de emprego, devido ao contexto social, político e econômico vigente. Saiba que o discurso de formatura é um gênero que, embora seja oralizado, ele foi previamente escrito seguindo os parâmetros da norma culta. Para iniciar seu texto, agradeça aos presentes e apresente a temática, preparando o público para as ideias centrais. Em seguida, descreva situações que corroboram para a construção da adesão do público para a temática. Nesse momento, predominam argumentos que ilustram e reforçam a tese defendida durante todo o discurso. Para a conclusão, faça uma prospecção para o futuro profissional dos formandos. Desemprego é maior entre jovens, mulheres e trabalhadores sem ensino superior A crise no mercado de trabalho atinge, de forma desigual, diferentes grupos sociais e regiões do Brasil. O índice de desemprego no pais é de 11,8%, mas a taxa é maior para mulheres, jovens e pessoas com baixa escolaridade. E o que mostram os dados do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dos desempregados, esses grupos também são os mais afetados entre os trabalhadores subutilizados, contingente que soma 26 milhões de pessoas no Brasil. (...) Entre as mulheres, o índice de desemprego fechou o ano em 13,4%, contra 10,5% entre os homens. Havia 6,07 milhões de homens desocupados, contra 6,24 milhões de mulheres no fim do ano passado. (...) Os mais jovens sofrem mais com a falta de trabalho do que os mais velhos, apontam os dados do IBGE. "Historicamente, a população mais afetada pela falta de oportunidade no mercado de trabalho são as mulheres, os mais jovens — muito por conta da falta de experiência — e os pretos e pardos”, afirmou o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. (...) Os dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego é maior entre as pessoas com menor escolaridade. (...) Thais Gonçalves da Silva, de 21 anos, está entre os grupos que mais sofrem com a falta de trabalho. Desempregada há 1 ano e meio, procura emprego todos os dias, seja pela internet ou entregando seu currículo em empresas e agências de recrutamento. Seu último emprego foi como conferente numa loja de hortifruti. Ela foi mandada embora em um corte de funcionários em 2016. Segundo Thais, apesar de ter experiência como conferente, empacotadora, atendimento ao cliente, balconista, vendedora e atendente, ela acaba sendo eliminada na seleção por causa da idade, por não ter superior completo ou por ser mulher. (...) O ano foi marcado pela expansão forte dos trabalhadores autônomos, os chamados por conta própria, o que segurou a taxa de desemprego. No 4º trimestre do ano passado, comparado com o mesmo período do ano anterior, apenas oito estados não tiveram aumento no número de trabalhadores por conta própria. São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paranã e Mato Grosso do Sul alcançaram recorde no número de pessoas trabalhando nesta condição. Adaptado de SILVEIRA, D.; CAVALLINI, M.; GAZZONI, M. Desemprego é maior entre jovens, mulheres e trabalhadores sem ensino superior. 23 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e- emprego/noticia/desemprego-e-maior-entre-jovens- mulheres-e-trabalhadores-sem-ensino-superior.ghtml. Acesso em: 23 de outubro de 2019. Como eu consegui um emprego no momento mais crítico da minha vida Como conseguir emprego é uma pergunta desagradavelmente comum nos últimos meses aqui no Brasil. Mas meu objetivo não é ficar choramingando a falta de empregos ou xingando isso ou aquilo. Eu quero compartilhar, de forma super simples, como eu consegui um emprego numa agência de publicidade, num momento extremamente crítico da minha vida. (...) Entre 2010 e 2011, passei pouco mais de 7 meses desempregado. (...) Eu já estava mandando currículo fazia um tempo e a falta de resultados me fazia sentir um lixo. Esse sentimento cresce quando o tempo vai passando e a gente não consegue trabalho, pois pensa que o problema está na gente, que deveria ter estudado mais inglês, que a culpa é do fulano, da situação X etc. (...) Finalmente, quando todas as possibilidades de dinheiro acabaram e eu ja estava ficando plenamente desesperado, fui chamado para uma entrevista de emprego em uma agéncia digital. Desde que soube da entrevista, passei a tratar essa vaga como “a vaga”. O meu entrevistador e possivel futuro chefe era de Sao Paulo. Ele estava em Belo Horizonte para atender um cliente e combinou de me entrevistar no final daquele mesmo dia. Saí de casa mais cedo para a entrevista, mas peguei um trânsito infernal. Comecei a me preocupar, porque estava parecendo aqueles dias em que tudo dá errado. No meio do caminho, preso no trânsito e já em cima da hora, recebi um SMS: “Matheus, estou agarrado no cliente. Vou ter que ir direto para o aeroporto. Fazemos a entrevista em outra oportunidade”. (...) Sem pensar, respondi: “Então, te encontro no aeroporto”. Eu estava preso no trânsito e na outra mão do fluxo. Para piorar, meu carro, que estava com a bomba de combustivel estragada, não estava com muita gasolina. Arrisquei tudo e fui direto. Cheguei ao aeroporto faltando apenas 15 minutos para o embarque do meu entrevistador. Consegui me comunicar com ele por SMS e o encontrei numa mesinha de um café. Nos apresentamos rapidamente, abri meu notebook, mostrei meu portfólio e me vendi com todo meu coração e alma. Contei minha história, agradeci pela disponibilidade e falei tudo o que foi possível. Foram dias apreensivos para mim, afinal, é praxe entrevistadores não te responderem e a gente ficar igual bobo esperando uma resposta que nunca virá. Mas, para minha surpresa, dias depois, recebi uma mensagem dizendo que, não apenas pelo meu portfólio, mas pelo empenho e dedicação em correr atrás daquela oportunidade, eu havia sido selecionado para a vaga. Chorei. Adaptado de MONTENEGRO, M. Como eu consegui um emprego no momento mais crítico da minha vida. 28 de novembro de 2016. Disponível em: http://vidadestartup.org/como-conseguir-emprego/. Acesso em: 23 de outubro de 2019. Solenidade de colacao de grau - Discurso do orador Saudamos o Magnifico Reitor da Universidade Federal Rural do Semiarido (...), em nome do qual saudamos as demais autoridades aqui presentes. (...) Em primeiro lugar, senhoras e senhores, eu gostaria de expressar minha gratidao por me concederem a honra de ser o orador oficial desta solenidade tao importante para as nossas vidas. Mestres, professores e professoras, temos com os senhores e com as senhoras uma divida impagavel. Reconhecemos que a educação em nosso país tem melhorado substancialmente nos últimos anos, mas sabemos também que as dificuldades ainda são imensas. Mesmo assim, os senhores e as senhoras não se deixam intimidar, não se abatem ante os obstáculos. Aqui está o fruto do vosso valoroso trabalho: 233 profissionais em 10 cursos distintos que hoje se formam. (...). Recebam nossa gratidão, respeito e reverência! Amados colegas, todos nós sabemos quão dificil foi chegar até aqui, das batalhas renhidas que enfrentamos. (...) Eu sei que muitos de nós estamos aqui hoje nos perguntando o que faremos agora. Humilde e ousadamente, vos respondo: fazemos parte de um seleto grupo de homens e mulheres que tem como responsabilidade seguir avante, não retroceder, olhar para frente sem se intimidar com os obstáculos que nos cercam e fazer essa nação maravilhosa crescer junto conosco. (...) Dentre as muitas histórias de pessoas perseverantes, gostariamos de destacar uma, que, em especial, gostamos muito: a de um menino nascido em uma família de sete filhos, dos quais três morreram ainda na infância, educado por sua mae em casa, pois o professor não o aceitava na escola devido ao seu desinteresse pelo conteúdo ensinado. Esse menino cresceu e se tornou um dos maiores inventores que a história já registrou. Estamos falando do grande Thomas Edison, homem cercado por limitações e dificuldades, mas com um diferencial: perseverança. Se esse homem tivesse se intimidado com as dificuldades que o cercavam, se ele tivesse desistido, será que teriamos hoje a lâmpada, o microfone e a câmera filmadora? E nós? Se deixarmos as dificuldades sobrepujarem os nossos sonhos, o que vamos deixar de executar? Que legado deixaremos para os nossos descendentes? Como seremos lembrados? O importante em uma maratona, meus amados amigos, não é sair na frente, mas ter resistência para completar o percurso. Temos uma missão: contribuir para um mundo melhor e mais justo. Confiamos em Deus, somos jovens, criativos, temos força, inteligência, sonhos e perseverança, por isso... SOMOS CAMPEÕES!!! Muito Obrigado! SILVA NETO, J. P. Discurso da solenidade de colação de grau da UFERSA. 02 de fevereiro de 2012. Disponível em: http://www2.ufersa.edu.br/ Acesso em 04 de novembro de 2019.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

14(UECE - 2019)Número Original: 0Código: 7854881

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Prezado(a) candidato(a), Sabe-se que a poluição das águas causa desequilíbrio ambiental, afetando a vida no planeta. Esse desequilíbrio é um sério problema que muitas cidades do mundo enfrentam com o avanço das atividades humanas poluentes. A conscientização sobre as causas e possíveis formas de enfrentamento do problema é uma necessidade contemporânea. Assim, com base em suas leituras e experiências de vida, bem como a partir dos textos motivadores 1, 2 e 3 dispostos a seguir, escolha UMA das propostas abaixo apresentadas e componha seu texto. Proposta 1: Redija um manifesto a favor da preservação das águas, no qual você expressa os problemas que afetam esse recurso natural, as questões a serem discutidas, justificando-as e propondo possíveis soluções. Lembre-se de que seu texto deverá ser escrito em modalidade escrita formal da língua portuguesa e será publicado em um jornal de grande circulação no seu Estado, a fim de que você possa engajar mais pessoas e outras entidades para o mesmo problema. O manifesto deverá ser assinado por uma instituição, portanto, ao finalizá-lo, assine-o como a entidade proponente e não com o seu nome. Elabore sua produção, sabendo que o manifesto é predominantemente argumentativo e tem como principal objetivo expressar as intenções de um grupo, reivindicando algo. Em geral, ele se constitui de título, desenvolvimento (identificação de quem manifesta, apresentação do motivo do manifesto e justificativa para a existência do manifesto, seguido de uma possivel solução para o problema). Finalize-o, informando local, data e identificação da instituição. Proposta 2: Redija um relato de viagem, considerando a seguinte situação: imagine que você é contratado(a) para ser escritor(a) de um site que tem o propósito de publicar relatos de viagens e foi convidado(a) para visitar um local, cuja principal atração turística são as águas. Nessa viagem, você testemunhou não apenas as belezas locais, mas também a interferência de fatores poluentes nessas águas. Elabore sua produção, sabendo que o relato de viagem é um texto em prosa narrativa, no qual alguém conta alguma experiência de viagem, com reflexões sobre essas experiências. Em geral, ele apresenta a contextualização da viagem, a explicitação do tema, do espaço e do tempo, os acontecimentos ocorridos e uma avaliação para os leitores interessados. TEXTO 1 Poluição das águas oceânicas Eduardo de Freitas Na sociedade moderna, fala-se muito a respeito dos impactos ambientais que o homem tem promovido na natureza e que vêm modificando negativamente a atmosfera, a litosfera e também a hidrosfera. A hidrosfera é um elemento da biosfera que se divide, especialmente, em águas continentais e oceânicas. Os oceanos e mares sempre serviram o homem e continuam desempenhando um importante papel nas sociedades modernas. Apesar de sua suma importância, os oceanos não são preservados pelo homem, pelo contrário, o que se percebe é um enorme descaso com os ambientes marinhos. Os oceanos possuem grande capacidade de regeneração, ou seja, conseguem diluir a poluição. No entanto, a quantidade de poluição (esgotos, produtos químicos, petróleo, entre outros) lançada nas águas marinhas, nas últimas décadas, é maior que a capacidade de regeneração. Estima-se que cerca de 14 bilhões de toneladas de poluentes atingem os oceanos anualmente. Diante da enorme quantidade de dejetos despejados nas águas marinhas, o litoral passa a concentrar um grande volume de elementos orgânicos. Isso propicia um aumento na quantidade de microrganismos que são altamente prejudiciais aos animais marinhos, além de comprometer o ciclo da cadeia alimentar. Diariamente, são lançados nos oceanos milhões de toneladas de lixo (oriundos dos centros urbanos e também da zona rural). Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas. A contaminação das águas marinhas produz vários agravantes, dentre eles, extinção de pontos turísticos litorâneos, diminuição da oferta de peixes e contaminação dos mesmos, em razão do esgoto. Outro caso grave de poluição oceânica é contaminação das águas por petróleo, que acontece por vazamentos ou mesmo quando se lava os tanques dos navios petroleiros. Adaptado de FREITAS, Eduardo de. Poluição das águas oceânicas. Geografia Ambiental. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm. Acesso em: 29 de maio de 2019. TEXTO 2 Icarai de Amontada (Icaraizinho) - Ceará Daniela Alvarez Nossa viagem começou no final de dezembro, para passar a virada do ano no Ceará, em Icaraí de Amontada, carinhosamente chamada de Icaraizinho, um pequeno vilarejo a 200 km de Fortaleza, [...]. A vila é tranquila, as ruas são de pedra, o que dá um charme a mais, e a praia é extensa, de mar calmo e morno [...]. Icaraizinho é um desses lugares que te permite se perder no tempo. Tudo é tão tranquilo que a impressão que temos é de que o tempo passa diferente e isso é uma maravilha para quem gosta de viagens para se desligar um pouco de tudo. [...] Próximo a Icaraizinho, tem a Lagoa das Flexeiras, ou Lagoinha, um paraíso de água doce cercado de muito verde. [...] Um dos passeios mais famosos da região é assistir ao pôr do sol nas dunas do chamado Lençóis Cearenses. O lugar é realmente mágico. [...]. Começa pela praia, passa pelas antenas eólicas nas dunas de Moitas, pega uma estrada coroada de lindos coqueiros e faz uma primeira parada à beira-rio para fotos e para ver os barcos de ostras que atracam por ali. [...] A próxima parada é no alto da duna, com vista e mergulho no rio. Ali você se vê diante da imensidão e da soberania da natureza. A última parada é também no alto de outra duna, com vista para a ferradura do rio, bem onde o sol se põe. É por ali, a cerca de 30 minutos de carro, o cemitério mais lindo que já vimos na vida. As lápides ficam na areia, de frente para o mar, lugar perfeito para o “descanso eterno”. [...] O que não gostamos: Um transporte comum em Icaraizinho são as carroças de boi. Sabemos que faz parte da cultura e do meio de sobrevivência e trabalho local, mas dá dó ver os bichos magros, com sede, se arrastando pelas ruas de pedra. Muitos são maltratados, o que é de cortar o coração. Muita gente anda de carro e moto na areia da praia, um hábito terrível que provoca danos à natureza e perigo a todos que estão curtindo a praia. Adaptado de ALVAREZ, Daniela. Icaraí de Amontada (Icaraizinho) - Ceará. Disponível em: https://www.mochileiros.com/topic/85544-icara%C3%AD-de-amontada-icaraizinho-cear%C3%A1/ Acesso em: 29 de maio de 2019. TEXTO 3 Manifesto pelos direitos dos animais Nos, do grupo Vida Animal, viemos, por meio deste, manifestar nosso repúdio as ações que visam a maus-tratos de animais, como a eliminação de animais doentes e o uso de cobaias em testes farmacêuticos. [...] Entendemos que a vida deve ser preservada e que não há justificativa para tamanha crueldade. [...] Exigimos a revisão de leis que tratam do assunto, uma vez que as que temos no momento não atendem mais às demandas do mundo atual. [...] Sao Paulo, 30 de abril de 2014. Grupo Vida Animal Adaptado de Manifesto pelos direitos dos animais. Disponivel em: https://www.resumoescolar.com.br/redacao/redacao- caracteristicas-de-um-manifesto/ Acesso em: 29 de maio de 2019.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

15(UECE - 2018)Número Original: 0Código: 7854655

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

Prezado(a) Candidato(a), Na sociedade contemporânea, o homem se encontra, cada vez mais, pressionado pelo tempo. Mesmo com a Internet e com as novas tecnologias tornando a sua vida mais dinâmica, o tempo parece-lhe mais curto pela relação conturbada que mantém com os meios tecnológicos na atualidade, impedindo-o, muitas vezes, de cumprir suas atividades prioritárias, como também de avaliar o valor das suas relações interpessoais. Diante dessa questão, escolha UMA das propostas a seguir e redija o seu texto, tendo como base seu conhecimento de mundo e sua experiência de vida, bem como os textos motivadores dispostos abaixo: Proposta 1: Suponha que o mais importante jornal da sua cidade fará um concurso para eleger o melhor artigo de opinião sobre a “A relação do homem contemporâneo com o tempo no contexto da |” chamada Era Digita , à fim de ser publicado em um número especial. Você participará do concurso com um texto em que deverá apresentar o seu o ponto de vista, com argumentos sólidos e coerentes, a respeito do tema, mostrando como, com o advento da Internet, o uso do tempo pelo homem, atualmente, trouxe importantes mudanças para as suas relações sociais. Proposta 2: O provérbio é um ditado popular cujo conteúdo pode ser aplicado, de forma apropriada, a diferentes situações do dia a dia, com a finalidade de ensinar, de aconselhar ou, até mesmo, de advertir. Levando isso em consideração, seu desafio será compor uma crônica narrativa em que o provérbio “O tempo perdido não se recupera” seja o fio condutor do enredo da estória a ser contada por você. TEXTO I Exagero do uso da tecnologia preocupa médicos e psicólogos Uma pergunta para fazer você pensar enquanto assiste à reportagem: quanto tempo você consegue passar sem olhar para a telinha do celular? Se você tirasse o olho do celular só por um minuto, o que você veria? Gente como você - um minuto atrás. Hoje quantas pessoas pagam uma viagem pra ver um lugar novo, pelo celular? James tem dois. E brinca que ainda não é suficiente. "Eu falo num e mando mensagem pelo outro. Não sei se é saudável, mas é necessário", ele diz. É, você não está sozinho. Dentro das janelas de todos os prédios mostrados no vídeo, tem gente fazendo o quê? De qualquer lugar, a tecnologia conecta a gente com o mundo. E essa vida virtual sedutora vai consumindo a vida real. O dono do tempo pergunta: é um avanço ou um retrocesso? Nos números, só avanço: em 2011, os adultos americanos passavam 46 minutos por dia no celular e no tablet. Hoje, já são quase 3 horas -— ouvindo música, navegando, vendo redes sociais ou a TV no smartphone. Os brasileiros ficam mais: 3 horas e 47 minutos, so no celular! [...] Trecho de reportagem disponivel em: http://g1.globo.com/jornal- nacional/noticia/2015/11/exagero-do-uso-da-tecnologia- preocupa-medicos-e-psicologos.html. Acesso em: 30.6.2018. TEXTO II Tempo Perdido Legiao Urbana Todos os dias quando acordo Não tenho mais o tempo que passou Mas tenho muito tempo Temos todo o tempo do mundo Todos os dias antes de dormir Lembro e esqueço como foi o dia Sempre em frente Não temos tempo a perder Nosso suor sagrado E bem mais belo que esse sangue amargo E tão sério E selvagem Selvagem Selvagem Legião Urbana. Tempo perdido. Trecho extraído de: http://www .vagalume.com.br/legiao- urbana/tempoperdido.htmlfixzz3rDB4MIIW. Acesso em: 30.6.2018. TEXTO III Seiscentos e sessenta e seis Mario Quintana A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa, Quando se vê, já são 6 horas: há tempo... Quando se vê, ja é 62-feira... Quando se vê, passaram 60 anos! Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem — um dia — uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio seguia sempre em frente... E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. In: QUINTANA, Mario. Esconderijos do Tempo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, p. 479.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?