Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEMA - Filosofia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Filosofia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

21(UEMA - 2019)Número Original: 34Código: 7929501

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Filosofia) Fundamentos do conceito de aura na dinâmica da teoria da reprodutibilidade técnica desenvolvida por Walter Benjamin .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

O fato que levou, nos tempos atuais, à perda da aura singular da arte é o seguinte: a) a falta de acesso às obras de arte. b) a produção individual da arte. c) a interdição da produção de obras de arte. d) a manutenção de acervos particulares da arte. e) a reprodução incessante da arte.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

22(UEMA - 2019)Número Original: 32Código: 7929536

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Debates filosóficos das diferentes perspectivas sobre a vida e a morte desenvolvidas pelas civilizações ao longo do tempo .f Questões de identificações (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

Como se pode perceber, há diferentes formas de se encarar o fenômeno morte. Esse tipo de posicionamento que leva em conta as diferenças pode ser chamado, também, de a) determinismo moral. b) relativismo moral. c) ceticismo moral. d) dialético moral. e) conformismo moral.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

23(UEMA - 2020)Número Original: 2Código: 7893456

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Questões com imagens (filosofia).g Debates filosóficos sobre o sentido e a existência da liberdade na condição humana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

PRECISO DE AJUDA COM O DEVER DE CASA) HAROLDO. QUAL É A TAREFA? ¢ 1983 WathersorvOutributed by Universal Lick EU TENHO QUE FAZER UMA REDAÇÃO QUE MOS TRE OS DOIS LADOS DE UM TEMA E, ENTÃO, DEFENDER UM DOS PONTOS DE VISTA. CALVIN & HOBBES, BILL WATTERSON @ 1993 WATTERSON/DIST. BY’ UNIVERSAL UCLICK O methor de Calvin (19983), tirinha ESSE É QUE É O PROBLEMA. EU NÃO CONSIGO PENSAR EM NADA PARA DISCUTIR. EU ESTOU SEMPRE CERTO E O RESTO DO MUNDO ESTÁ SEMPRE ERRADO! O QUE É QUE É DURO DE ACREDITAR. de Bill Watterson. Nessa sequência dialógica, o personagem faz questionamento filosófico que pode ser relacionado à liberdade do ser humano. Responda ao solicitado a seguir: Existe liberdade para o homem? Sua resposta deverá conter, necessariamente, o contraponto dos dois lados da temática que envolve a pergunta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

24(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7893460

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Questões de identificações (Filosofia) Considerações filosóficas sobre os argumentos de autoridade e o recurso desviante nas relações interpessoais que envolvem o conhecimento humano .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

No nosso dia a dia um dos recursos argumentativos, segundo a lógica, mais usados é o argumento de autoridade. Esse recurso é formado em um raciocínio aceitável, desde que a autoridade seja um conhecedor do assunto. Assim, consultamos um médico e conseguimos suas prescrições quando se trata de doença; recorremos ao mecânico quando o carro apresenta defeito, etc. No entanto, o argumento de autoridade torna-se irrelevante (e o mesmo inaceitável) se recorremos à autoridade de um pastor famoso para justificar um posição da medicina ou de um cantor sertanejo para falar de história do Brasil. Trata-se de um recurso desviante, em que o prestigio da autoridade (muitas das vezes alguém célebre) é transferido para outro setor que não é da sua competência. Leia dois depoimentos sobre célula-tronco. A seguir, reflita sobre os tipos de argumentos utilizados. Primeiro depoimento. “Mãe de Melinda e de Teodoro, a atriz Thais Fersoza postou recentemente em seu perfil no Instagram que optou por armazenar o sangue do cordão umbilical de seus filhos. "Tomamos a decisão certa com a Melinda, e não pensamos duas vezes em armazenar o sangue de cordão umbilical do Teodoro”, escreveu ela, incentivando seus seguidores. Polêmico, o assunto levanta debates desde o surgimento dos bancos privados de armazenagem, dividindo opiniões entre os médicos. Mas afinal, vale ou não a pena investir em uma estocagem privada?” Segundo depoimento. “Para que armazenar?Primeiro é importante entender o papel das células-tronco do cordão umbilical. “As células-tronco encontradas na medula óssea, no sangue da corrente sanguínea e no do cordão umbilical são chamadas de hematopoéticas”, explica Vanderson Rocha, membro da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular). Apesar de também ser capaz de se regenerar, assim como suas irmãs, e poderem ser usadas em transplantes para pessoas com doenças do sangue, como a leucemia, a célula-tronco do cordão umbilical tem um benefício “extra” “Como o sangue de cordão é do recém-nascido, ele tem pouco ou nenhum contato com meio externo, possibilitando fazer transplante” https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/08/16/armazenamento-de-celulas-tronco-do-cordao-umbilical a) Indique em qual depoimento há, efetivamente, o argumento de autoridade e o recurso desviante. b) Justifique sua resposta, considerando os respectivos depoimentos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

25(UEMA - 2020)Número Original: 4Código: 7893464

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Problematização filosófica sobre a relação do pensamento técnico e científico moderno e a natureza no mundo contemporâneo .f Questões de identificações (Filosofia) Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Em 2011, a Netflix lançou a série Black Mirror cuja finalidade é pôr em questão a problemática relação tecnologia e humanidade. O filósofo Martin Heidegger (1889-1976), na década de 1950, já alertava como o uso não crítico da tecnologia poderia levar os humanos à sua destruição mediante a destruição da natureza. Diz o filósofo: “Uma região da terra, em contrapartida, é desafiada por causa da demanda de carvão e minério. A riqueza da terra desabriga-se agora como reserva mineral de carvão, o solo como espaço de depósitos minerais. De outro modo se mostrava o campo que o camponês antigamente preparava, onde preparar ainda significava: cuidar e guardar. O fazer do camponês não desafia o solo do campo. Ao semear a semente, ele entrega a semeadura às forças do crescimento e protege seu desenvolvimento. Entretanto, também a preparação do campo entrou na esteira de um tipo de preparação diferente, um tipo que põe a natureza. Esta preparação põe a natureza no sentido do desafio. O campo é agora uma indústria de alimentação motorizada. O ar é posto para o fornecimento de nitrogênio, o solo para o fornecimento de urânio, este para a produção de energia atômica, que pode ser associada ao emprego pacífico ou à destruição: HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Cadernos de tradução, n. 2, DF/USP, 1997. E inegável todo o conforto trazido pela tecnologia em vários setores da vida moderna (produção de alimentos, viagens, comunicação, etc.). Entretanto, é preciso considerar o alerta do filósofo e da série da Netflix, pois o problema não é produzir e sim a forma como se produz. a) Indique um impacto negativo da tecnologia para o setor do campo (agricola ou pecuária). b) Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?