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1(UEMA - 2017)Número Original: 4Código: 7909425

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEMA 2017
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ELE DEVIA TER DITO | POR QUANTO TEMPO ? MAS SUSPENOCA O PIMENTÃO / HAMBURGUER? QUER UM QUERO. COMPLETO, DTH Kong Falturds Syncicate inc Word noms reserved PA AMUN BROWNE, Dik. O melhor de Hagar, o horrivel. Porto Alegre:L&PM,2007. a) Explique a intenção da fala de Hagar no segundo quadrinho. b) Justifique que recurso o autor explorou para produzir o humor da tirinha.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 1Código: 7893572

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Leia a charge a seguir para responder à questão 01. https://toligadojm.wordpress.com/charge-sobre-meio-ambiente/ Explicite como se constrói o sentido de humor no contexto da charge.


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3(UEMA - 2016)Número Original: 6Código: 7893160

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2016
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http://www2.uol.com.br/angeli/chargeangeli/chargeangeli.ntm?imagem=162&total Na charge, o letreiro destaca uma palavra cuja grafia apresenta inadequação do ponto de vista ortográfico. No entanto, a fala que segue sugere uma correção também inadequada, o que cria o efeito de humor. a) Esclareça por que, observando a palavra em destaque no letreiro, não há prejuizo no entendimento entre os interlocutores. b) Considerando que as charges são ilustrações comumente usadas para satirizar e para criticar situações atuais, explique a critica social construida pelo chargista a partir do desvio linguístico destacado na imagem.


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4(UEMA - 2018)Número Original: 9Código: 7892346

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Uma das propriedades do narrador é, por meio das falas dos personagens, revelar determinada visão de mundo. Leia os fragmentos, sob essa perspectiva, para responder à questão 09. )) Ultimamente, sem saber como, (Pedro) havia perdido, um a um, OS seus lápis de cor, só lhe restando agora, com uma velha caixa vazia [...), a saudade das horas que passava à mesa da varanda desenhando e pintando, com a Mãe Lourença [...|], e que por vezes exclamava, envaidecida: - Este Pedro tem cada estrepolia! E ela própria, na mesma voz mansa, o advertiu: - Mas não é para isso que teu avo te quer. Pela vontade dele, tens de ser barqueiro, como ele, como teu pai, como teu avô. Toda a tua família se fez no mar. Il) — O senhor devia por o seu rapaz na Marinha Mercante — sugeriu Clementino, descansando mais o corpo na borda do balaústre — Tem mais futuro. Conheço muita gente que tem feito carreira por lá. [...] Hoje a rapaziada quer viver num meio maior. E vamos e venhamos, não deixa de ter as suas razões. Nada como um meio grande. Vive-se a gosto, com mais conforto. [...] Mestre Severino, semblante encrespado, cortou a conversa: - Guarde os seus conselhos. Já vivi mais que o senhor, tenho também minhas ideias. Se quer ir num barco a motor, ainda está em tempo de saltar. Não me faz falia. MONTELLO, J. Cais da Sagração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. Questão 09 Da fala de Lourença e de Mestre Severino, pode-se deduzir que há defesa de ideias que comportam a) necessidade de modernização do trabalho. b) desejo de ascensão econômica de Pedro. c) valorização da profissão de barqueiro. d) progressão social na família. ) e) exaltação ao conforio.


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5(UEMA - 2018)Número Original: 7Código: 7892332

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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No plano da expressividade e da intencionalidade discursiva, a caracterização metafórica dos portugueses traz a marca linguística de depreciação no seguinte trecho: ) “eles animavam a economia” ) “sempre foram uns ‘espetados’ ” ) “eram os donos de tudo por aqui” pe) ooo “Caxias já era uma comarca próspera” “até mesmo trocaram o velho churka por um descaroçador de algodão” (D


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