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81(UEMA - 2020)Número Original: 35Código: 7892745

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Filosofia) Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Analise o seguinte caso: O filósofo e psicólogo Lawrence Kohlberg em suas pesquisas expôs o seguinte problema para ser pensado: “A esposa de Heinz estava gravemente enferma, o remédio que a salvaria custava muito caro, e, Heinz não tinha condições financeiras para comprá-lo do farmacêutico que tinha a fórmula. Após esgotadas as tentativas de conseguir o remédio de modo transparente, ele roubou”. Então Kohlberg pergunta aos entrevistados se o marido fizera bem ou não em ter roubado. As respostas são várias, entre elas têm: “Não devia roubar, pois poderia ser preso”; “Deve roubar porque ela é sua mulher, é da sua família”. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016. A situação retratada nos defronta com um dilema porque trata de problema cujas possibilidades de soluções são a) duvidosas. b) inválidas. c) amorais. d) obsoletas. e) inconciliáveis.


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82(UEMA - 2020)Número Original: 40Código: 7892770

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre a função da ideologia no comportamento de indivíduos e grupos na sociedade .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Analise a tirinha. QUANDO EU VEJO UM POBRE FICO . | COMOCORAÇÃO / APERTADO! — < DEVIAM DAR CASA, 177 | / TRABALHO, PROTEÇÃO is} | | PRA QUE TUDO ISSO? EBEM-ESTAR AOS / |. ERA SÓ POBRES! 4 | ESCONDE-LOS! http://roquebastosprofessor.blogspot.com/2018/05/pratica-de-leitura-de-tirinhas-e.html O diálogo entre as personagens revela percepções diferentes sobre determinadas situações cotidianas. Esse diálogo expressa a noção de ideologia na perspectiva de a) concepções variadas da realidade social, moldadas por ideias e valores que orientam o modo como os indivíduos interpretam e representam tal realidade. b) associações reflexivas da vida em comunidade, definidas em contraposição às mensagens transmitidas pelos veículos de comunicação. c) construções do mundo ideal que norteiam o desenvolvimento da consciência e da razão humana. d) compreensões humanas que buscam garantir a manutenção da saúde física e da psíquica. e) reuniões de práticas individualistas que descrevem a vida social cotidiana e a instrumentalizam.


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83(UEMA - 2020)Número Original: 32Código: 7892786

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Filosofia) Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Uma das questões comuns aos professores de Filosofia quando vão para suas atividades em sala de aula é a seguinte: Para que mesmo serve a Filosofia? Pela pergunta apresentada, parece que os alunos têm clareza para que serve as ciências de uma forma em geral e conseguem identificar o seu pragmatismo, mas quanto à Filosofia, parece não ficar clara a sua função. Analise a cena transcrita: A professora ou o professor de Biologia, ao terminar de explicar a aula sobre Leishmaniose, faz a seguinte atividade para os alunos: Analise as imagens relacionadas à leishmaniose e sintetize as informações pertinentes. Ao executar esse comando, a professora espera que o aluno saiba o que é o analisar e o sintetizar. Essa é uma condição de operacionalização do pensar que pode ser feita com imagens ou com conceitos para todas as ciências. Os procedimentos de análise e de sistematização pressupõem, necessariamente, comportamentos cognitivos de a) memorização e de aprendizagem. b) investigação e de organização. c) convencimento e de reflexão. d) focalização e de reação. e) inferência e de comando.


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84(UEMA - 2022)Número Original: 23Código: 11657676

PAES - Prova Objetiva

Maranhão.b Processos e fatos históricos envolvidos com os conflitos da independência na região do Maranhão .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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Os conflitos em relação à Independência se fizeram presentes em todo o país. Leia o texto a seguir que serve de base para responder à questão. Convém ressaltar: os conflitos em torno da Independência não foram restritos só ao Maranhão, pois outras províncias, como Piauí, Pará, Bahia e Cisplatina (Uruguai) também não acataram o grito do Ipiranga, configurando o que foi denominado pela historiografia “Guerras de Independência”, caracterizadas por um processo de luta nas províncias: contraditoriamente ao que se afirma, nos livros didáticos, que a Independência foi um ato passivo, ou “pacífico”. BOTELHO, J. Conhecendo e debatendo a História do Maranhão. 3.ed. São Luís: Gráfica e Editora Impacto, 2019. A concordância oficial do Maranhão à Independência do Brasil ocorreu, em 28 de julho de 1823, com uma cerimônia no Palácio dos Leões. As características do processo de Independência no Maranhão são as seguintes: a) a luta em defesa da independência partiu da capital para o interior, com o auxílio das tropas governamentais; a junta governativa que presidia a província manteve a fidelidade à corte no Rio de Janeiro. b) as lutas partiram das províncias vizinhas para a capital, com a tomada de São Luís pelos independentistas; os escravos participaram das lutas pela independência devido às promessas de liberdade feitas pelos independentes. c) a capitulação de São Luís se deu pelo cerco do exército libertador, comandado por Lorde Cochrane; os independentes tomaram São Luís e obrigaram a capitulação da junta de governo. d) o engajamento à independência ocorreu devido à forte ligação do Maranhão com a corte do Rio de Janeiro; o processo de independência foi sangrento, com embates entre as tropas nativas e as de Portugal. e) a adesão à independência foi tardia, devido aos vínculos políticos e comerciais com Portugal; a luta armada foi promovida pelo exército libertador, composto por fazendeiros, por livres pobres e por escravos.


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85(UEMA - 2022)Número Original: 36Código: 11657705

PAES - Prova Objetiva

Brasil.b Aspectos do trabalho escravo nas críticas elaboradas ao longo da história do Brasil .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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No conto A Escrava, de 1887, Maria Firmina dos Reis expressa sua visão diante da escravidão negra no Brasil, a exemplo do seguinte fragmento: “Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e sempre será um grande mal. Dela a decadência do comércio; porque o comércio, e a lavoura caminham de mãos dadas, e o escravo não pode fazer florescer a lavoura; porque o seu trabalho é forçado. Ele não tem futuro; o seu trabalho não é indenizado.” REIS, M. F. dos. A Escrava (conto). In: Literafro, 2001. Disponível em:http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/24-textos-das-autoras/977-maria-firmina-dos-reis-a-escrava. Adaptado. Uma das principais características do trabalho escravo, criticamente denunciado no fragmento acima, é a) a inexistência de direitos econômicos sobre o lucro da produção, visto que os trabalhadores recebem pelo trabalho realizado, em forma de escambo. b) a carência de condições de trabalho, haja vista que o trabalhador precisa comprar seus instrumentos laborais, isentando o patrão desse custo. c) a escassez de liquidez sobre o trabalho braçal, posto que a maior renda do escravocrata advinha do próprio tráfego negreiro e não da produção agrícola. d) a falta de dignidade humana, já que o escravocrata tende a tratar seus trabalhadores como animais de estimação, mantendo-os alimentados e protegidos, mas sem remunerá-los. e) a ausência de remuneração monetária sobre a atividade desempenhada, uma vez que o trabalhador é uma posse do escravocrata.


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