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196(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929572

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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A linguagem é um dos elementos fundamentais para o processo de conhecimento. Somos dotados dessa capacidade e a desenvolvemos ao longo da vida a fim de expressar nossos sentimentos, pensamentos e impressões, bem como nos comunicar com outras pessoas por meio de diferentes signos (imagem, fala, som, gestos, escritas, etc.). Quando nos referimos à linguagem, a primeira da qual nos lembramos é a linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita. Por meio dela, nomeamos objetos, formamos conceitos e articulamos nosso pensamento sobre o mundo, quer sobre o mundo subjetivo de sentimentos e desejos, quer sobre o mundo objetivo exterior a nós. Portanto, a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca. ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2018. No texto, afirma-se que a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento. Qual a relação entre a linguagem e a filosofia? Justifique sua resposta.


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197(UEMA - 2018)Número Original: 1Código: 7929574

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Considerações sobre o agir filosófico e científico e suas diferenças com o senso comum na produção do conhecimento humano .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Texto | As indagações fundamentais da atitude filosófica e a reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo as preferências e as opiniões de cada um. A filosofia não é feita de “achismo” nem é pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático. Que significa isso? Significa dizer que a filosofia: a) trabalha com enunciados precisos e rigorosos; b) busca encadeamentos lógicos entre enunciados; c) utiliza conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e de prova; d) exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesmas. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”. CHAUÍ, M. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2014. Analise a seguinte situação. Houve uma exposição sobre o corpo humano, onde foram expostas telas com imagens do corpo nu em museu. Verificou-se que algumas pessoas ficaram chocadas com a pintura do nu e por julgarem a pintura como pornográfica e desrespeitosa. Opiniões se multiplicam nas redes sociais, acusando o museu de expor pornografias. Como consequência houve o fechamento da exposição. Considerando o texto | e sua análise da situação apresentada, explique a diferença entre uma atitude filosófica e a atitude de senso comum como reação diante do fato relatado.


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198(UEMA - 2018)Número Original: 4Código: 7929580

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Soberano e governo Procurando resolver a questão da legitimidade do poder fundado no contrato social, Jean-Jacques Rousseau (1/12- 1778) atribuiu a soberania ao povo como corpo coletivo, capaz de decidir o que é melhor para a sociedade como um todo. Foi assim que desenvolveu a ideia de democracia direta cuja centralidade é a ideia de participação nas decisões e das leis. Para tanto, é preciso considerar o que ele chamou de vontade geral como aquilo que visa superar a divisão presente em toda pessoa que a faz ser ao mesmo tempo pessoa privada e pessoa pública. Para Rousseau, essa divisão produz duas condutas: o agir que visa a interesses particulares que, na maioria das vezes, se chocam com a coletividade; e o agir participante de um mesmo corpo capaz de decisão com seus pares em prol de objetivos comuns. Assim, a vontade geral se caracteriza como um pacio de cada um com todos no qual se busca encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda força comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, ao se unir a todos, não mais obedeça senão a si mesmo e permaneça tão livre quanto anteriormente. ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013. Considere o papel que desempenha o conceito de vontade gera! na construção da liberdade do homem, tal como descrito acima. Para qual aspecto tende a vontade geral? Ela está voltada para o indivíduo ou para o cidadão? Justifique sua resposta.


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199(UEMA - 2019)Número Original: 3Código: 7893274

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre prazer e prudência no pensamento epicurista .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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O mundo contemporâneo, como sabemos, é constituído pela busca de prazer em todos os seus aspectos. O prazer exacerbado já era pensado pelos antigos, entre eles, o pensador Epicuro que nos deixou uma bela reflexão, em forma de carta, dedicada ao seu amigo Meneceu para que esse refletisse sobre o prazer. Expõe ele: Quando dizemos que o prazer é a meta, não nos referimos aos prazeres dos depravados e dos bêbados, como imaginam os que desconhecem nosso pensamento ou nos combatem ou nos compreendem mal, e sim à ausência de dor psíquica e à ataraxia* da alma. Não são com efeito as bebedeiras e as festas ininterruptas, nem o prazer que proporcionam os adolescentes e as mulheres, nem comer peixes e tudo mais que uma rica mesa pode oferecer que constituem a fonte de uma vida feliz, mas aquela sóbria reflexão que examina a fundo as causas de toda escolha e de toda recusa e que rejeita as falsas opiniões, responsáveis pelas grandes perturbações que se apoderam da alma. Princípio de tudo isso e bem supremo é a prudência. Por isso, ela é ainda mais digna de estima do que a filosofia. Fonte: EPICURO Apud MORAES, 1998. *ataraxia: para os epicuristas é a completa ausência de perturbações da alma causado pelas paixões, desejos e inclinações sensórias, ou seja, estado de imperturbabilidade da alma. Tomando como base a Carta a Meneceu, explique se existe uma relação entre prazer e prudência.


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200(UEMA - 2019)Número Original: 1Código: 7893278

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos das diferentes perspectivas sobre a vida e a morte desenvolvidas pelas civilizações ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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Leia os trechos do poema Morte e vida severina. [...] E se somos Severinos /iguais em tudo e na vida,/morremos de morte igual/mesma morte Severina:/que é a morte de que se morre/ de velhice antes dos trinta/ de emboscada antes dos vinte,/ de fome um pouco por dia/ (de fraqueza e de doença/ é que a morte severina / ataca em qualquer idade,/ e até gente não nascida. [...] é difícil defender/ só com palavras, a vida,/ ainda mais quando ela é/ esta que se vê, severina;/ mas se responder não pude/ à pergunta que fazia,/ ela, a vida, a respondeu/ com sua presença viva./ E não há melhor resposta/ que o espetáculo da vida:/ vê-la desfiar seu fio,/ que também se chama vida,/ ver a fábrica que ela mesma,/ teimosamente, se fabrica,/ vê-la brotar como há pouco/ em nova vida explodida;/ mesmo quando é assim pequena/ a explosão, como a ocorrida;/ mesmo quando é uma explosão/ como a de há pouco franzina;/ mesmo quando é a explosao/ de uma vida severina.” Fonte: MELO NETO, Joao Cabral de. Morte e vida severina: e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 Nas duas passagens do poema, fica evidente a énfase dada a morte e depois a vida, caracteristica que se repetirá alternadamente ao longo do poema. Dadas essas duas dimensões da existência, morte e vida, indique a relação entre ambas, do ponto de vista filosófico.


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