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1(UEMA - 2018)Número Original: 25Código: 7892313

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 2002 História Comparada.g Questões com imagens (Hist.) Identificação do contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 1970.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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As imagens a seguir retratam dois momentos inesquecíveis do futebol brasileiro: a conquista do tricampeonato, em 1970, no México; do pentacampeonato, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. ee TE ER Roa E Ho Disponível em: www. domtotal.com Carlos Alberto Torres (capitão) levanta a taça junto ao Presidente Médici (1969-1974) Disponível em: www. terracoeconômico .com.br Cafu (capitão) levanta a taça junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2003) Questão 25 As conquistas do futebol brasileiro em 1970 e em 2002 ocorrem em dois momentos marcados por profundas diferenças. O elemento indicado, historicamente, que diferencia esses dois momentos é o seguinte: a) b) a orientação da política econômica - a década de 1970 foi marcada pela não intervenção do Estado; no ano 2002, pela crise do neoliberalismo. os rumos da política externa - na década de 1970, consolidava-se a aproximação com a União Soviética; e em 2002, com os Estados Unidos. a condição social da mulher - na década de 1970, houve um retrocesso nas conquistas femininas; em 2002, essas conquistas foram plenamente consolidadas. a organização política brasileira - na década de 1970, o Brasil vivia o auge da repressão da Ditadura Militar; em 2002, a consolidação da democracia. a política educacional brasileira - na década de 1970, deu-se a implementação de uma política inclusiva na educação básica, com a ampliação do acesso às escolas públicas, o que foi revertido no ano de 2002.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7893503

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico da humanidade para as autoridades e sociedades do mundo do século XXI.g Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico brasileiro para as autoridades e a sociedade brasileira do século XXI.g História Comparada.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Entre 2018 e 2019, ocorreram duas grandes tragédias que destrulram patrimônios históricos: o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Brasil) e a Catedral de Notre- Dame, em Paris (França). Texto I Panorama do Museu Nacional no Paço de São Cristóvão, em janeiro de 2011. (Palácio de São Cristovão, sede do Museu) E | a = https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Museu_Nacional_UFRJ.jpg Fachada principal (ocidental) da catedral Notre-Dame em Paris. https://upload.wikimedia.org/wikipedia Texto II O governo francês recebeu quase €1 bilhão em doações para reconstruir a Catedral [de Notre-Dame]. A família Pinault, dona de marcas de luxo e uma das mais ricas da França, contribuiu com €100 milhões, cifra equivalente a R$ 438 milhões. Até mesmo uma brasileira se mobilizou em favor da catedral. A bilionária Lily Safra doou R$ 88 milhões para salvar um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. https://epoca.globo.com Texto III O presidente do Ibram disse que os investimentos totais na restauração [do Museu Nacional] podem chegar a milhões de reais e que atualmente as verbas federais estão escassas [...] O diretor do Museu Nacional calculou que só dentro de 5 anos poderá reabrir, parcialmente, o museu para o público [...]. O diretor do museu fez um apelo a empresas interessadas em ajudar com doações financeiras e também a indivíduos que desejem contribuir. www.agenciabrasil.ebc.com.br A partir da leitura das notícias e análise das imagens, explique a) a importância desses dois monumentos para o patrimônio histórico da humanidade. b) o significado das atitudes dos respectivos governos e de particulares na valorização do patrimônio histórico.


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3(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929616

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f História Comparada.g Elementos históricos sobre os aspectos do atentado terrorista nos EUA em 11 de setembro de 2001 Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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- ÀS imagens abaixo retratam dois acontecimentos de grande relevância para a História Mundial contemporânea: o movimento militar que destituiu Salvador Allende, presidente chileno democraticamente eleito, e o ataque a um dos mais representativos símbolos da opulência norte-americana, as Torres Gêmeas, em Nova York. Apesar da importância dos dois acontecimentos, o 11 de setembro chileno é silenciado diante do 11 de setembro norte-americano. 11 de Setembro de 1973 no Chile a as ts fe : EA ESFERA o pgs g SES RES a aa eae ee its FÊ ria PR E AMENdaR | Voar asi E AE asas Ee Disponível em: veja.abril.com.br/mundo 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos Disponível em: www.m.vermelho.org.br Apresente um elemenio histórico que justifique o fato de ser o golpe chileno muito menos lembrado do que o atentado às Torres Gêmeas. A seguir, explique esse elemento histórico.


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4(UEMA - 2022)Número Original: 25Código: 11657678

PAES - Prova Objetiva

Processos e fatos históricos relacionados com os conflitos estabelecidos no Oriente Médio a partir da segunda metade do século XX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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No mês de maio de 2021, houve uma série de conflitos entre Israel e o Hamas, grupo palestino que faz oposição armada à ocupação israelense na região administrada pela Autoridade Nacional Palestina. As razões imediatas, neste caso, foram os despejos de famílias palestinas no bairro de Sheitah Jarrah, na Jerusalém, Oriental, e a proibição feita a um grupo de palestinos de entrar no complexo da mesquita Al-Agsa em Jerusalém, um dos locais mais reverenciados pelo islamismo. Esses são episódios que demonstram o clima tenso da região, desde a criação do Estado de Israel, em 1948. https://oglobo.globo.com/brasil/palestina As características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina são a) a aprovação da ONU para a expansão do território israelense em regiões ocupadas por palestinos, o que gera as intifadas, os enfrentamentos da população palestina aos israelenses com paus e pedras, em busca de soberania, com apoio da Arábia Saudita. b) a resistência por parte de Israel em aceitar as determinações da ONU que dão à Palestina o direito sobre a Faixa de Gaza, sobre a Cisjordânia e sobre a Jerusalém Oriental, o que leva à adoção de uma política constante de assentamentos israelenses no território palestino e de ações armadas. c) a autorização por parte da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) do conflito armado contra o Hamas, que governa a faixa de Gaza, o que acarreta a não aceitação da ingerência de grupos militares nas negociações com Israel. d) a política dos ministros israelenses conservadores de buscar uma política de conciliação com os palestinos na Jerusalém Oriental, o que pode garantir a paz para os colonos judeus e evitar os confrontos armados entre os moradores da região. e) o longo histórico de conflitos entre Israel e Palestina, desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando, após a vitória de Israel, a maioria dos países do Oriente Médio aceitou a soberania israelense na região, o que propiciou o isolamento dos palestinos.


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5(UEMA - 2016)Número Original: 21Código: 7891670

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b Questões com imagens (Hist.) Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2016
Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Situação Econômica da França na Década de 1780 Impostos diretos Pagamento Impostos no da dívida E a. at indiretos Outras Marinha, receitas guerra, 32% Po 22% : negócios amy Casa real exteriores & (inclu indo EA & salarios € pensões: A 4.3%) = Receitas: 471,6 | ne de sia Wed et ee RK} sn A O Laço MEU eet em TL ets = = a Cte eee e | "a em Déficit: 161,4 milhões de libras BERNET, Anne. Sem nenhum tostão em caixa. In História Viva, 2004. À imagem se refere à situação das receitas e das despesas do Estado francês na década de 1/80. Pode-se analisar pelos dados que a) a maior arrecadação do Estado era proveniente dos impostos diretos, pagos, em sua grande maioria, pelos representantes da Igreja Católica francesa, uma das mais poderosas da Europa. o elevado déficit publico do Estado francés foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789. a crise econômica relacionava-se diretamente as questões internas, já que, no cenário internacional, os negócios contribuiram de forma significativa para as receitas do Estado francês. os gastos com o pagamento da divida representavam uma pequena parcela das despesas estatais, o que indicava a possibilidade de recuperação rápida da economia francesa. a opulência da nobreza francesa era a responsavel pela fração mais elevada dos gastos do Estado, seu principal financiador.


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