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Busca de Exercícios - UEMA - Contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 2002 - História Comparada.g - Identificação do contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 1970.g Aprenda a usar!

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1(UEMA - 2018)Número Original: 25Código: 7892313

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 2002 História Comparada.g Questões com imagens (Hist.) Identificação do contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 1970.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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As imagens a seguir retratam dois momentos inesquecíveis do futebol brasileiro: a conquista do tricampeonato, em 1970, no México; do pentacampeonato, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. ee TE ER Roa E Ho Disponível em: www. domtotal.com Carlos Alberto Torres (capitão) levanta a taça junto ao Presidente Médici (1969-1974) Disponível em: www. terracoeconômico .com.br Cafu (capitão) levanta a taça junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2003) Questão 25 As conquistas do futebol brasileiro em 1970 e em 2002 ocorrem em dois momentos marcados por profundas diferenças. O elemento indicado, historicamente, que diferencia esses dois momentos é o seguinte: a) b) a orientação da política econômica - a década de 1970 foi marcada pela não intervenção do Estado; no ano 2002, pela crise do neoliberalismo. os rumos da política externa - na década de 1970, consolidava-se a aproximação com a União Soviética; e em 2002, com os Estados Unidos. a condição social da mulher - na década de 1970, houve um retrocesso nas conquistas femininas; em 2002, essas conquistas foram plenamente consolidadas. a organização política brasileira - na década de 1970, o Brasil vivia o auge da repressão da Ditadura Militar; em 2002, a consolidação da democracia. a política educacional brasileira - na década de 1970, deu-se a implementação de uma política inclusiva na educação básica, com a ampliação do acesso às escolas públicas, o que foi revertido no ano de 2002.


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2(UEMA - 2019)Número Original: 2Código: 7893322

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Visões relacionadas ao povo no pensamento político e filosófico de Rousseau e Voltaire no iluminismo do século XVIII .f História Comparada.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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O Iluminismo foi um movimento intelectual surgido na Europa no século XVIII, que se apresentava contrário ao Antigo Regime. Leia os trechos reproduzidos das obras de dois filósofos iluministas. Voltaire “O povo tolo e bárbaro precisa de uma canga, de um aguilhão e feno. Se a canalha põe-se a pensar, está tudo perdido” Fonte: VOLTAIRE. Cartas de Voltaire. Obras de Voltaire. Ed. Lefevre, 1828. (adaptado) s Rousseau. “Eu quisera nascer num país em que o soberano e o povo só pudessem ter um único e mesmo interesse, a fim de que todos os movimentos da máquina tendessem sempre e unicamente à felicidade comum; como isso só poderia ser feito se o povo e o soberano fossem a mesma pessoa, resulta que eu quisera nascer sob um governo democrático, sabiamente moderado” ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade, 1754. Considerando o pensamento dos dois filósofos iluministas, compare as visões em relação ao povo.


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3(UEMA - 2018)Número Original: 4Código: 7929626

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

História Comparada.g Aspectos, características e elementos conceituais da democracia contemporânea do século XX aos dias atuais.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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O século V a.C. em Atenas é conhecido como “o século de Péricles”, singularizado pela consolidação da democracia ateniense. O conceito de democracia, cujas origens podem ser localizadas na Grécia Antiga, foi assumindo distintos significados ao longo do tempo. Trecho do Discurso de Péricles "Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos"; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em qualquer setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo-nos liberalmente em nossa vida publica, e não observamos com uma curiosidade suspicaz a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente aquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos transgressores uma desonra visível a todos” (Tucídides, “História da Guerra do Peloponeso”, Livro Il, 34) Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. Tomando como referência o discurso de Péricles, apresente uma característica da democracia ateniense. A seguir, compare-a com o significado atual de democracia nos países ocidentais.


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4(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7893503

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico da humanidade para as autoridades e sociedades do mundo do século XXI.g Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico brasileiro para as autoridades e a sociedade brasileira do século XXI.g História Comparada.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Entre 2018 e 2019, ocorreram duas grandes tragédias que destrulram patrimônios históricos: o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Brasil) e a Catedral de Notre- Dame, em Paris (França). Texto I Panorama do Museu Nacional no Paço de São Cristóvão, em janeiro de 2011. (Palácio de São Cristovão, sede do Museu) E | a = https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Museu_Nacional_UFRJ.jpg Fachada principal (ocidental) da catedral Notre-Dame em Paris. https://upload.wikimedia.org/wikipedia Texto II O governo francês recebeu quase €1 bilhão em doações para reconstruir a Catedral [de Notre-Dame]. A família Pinault, dona de marcas de luxo e uma das mais ricas da França, contribuiu com €100 milhões, cifra equivalente a R$ 438 milhões. Até mesmo uma brasileira se mobilizou em favor da catedral. A bilionária Lily Safra doou R$ 88 milhões para salvar um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. https://epoca.globo.com Texto III O presidente do Ibram disse que os investimentos totais na restauração [do Museu Nacional] podem chegar a milhões de reais e que atualmente as verbas federais estão escassas [...] O diretor do Museu Nacional calculou que só dentro de 5 anos poderá reabrir, parcialmente, o museu para o público [...]. O diretor do museu fez um apelo a empresas interessadas em ajudar com doações financeiras e também a indivíduos que desejem contribuir. www.agenciabrasil.ebc.com.br A partir da leitura das notícias e análise das imagens, explique a) a importância desses dois monumentos para o patrimônio histórico da humanidade. b) o significado das atitudes dos respectivos governos e de particulares na valorização do patrimônio histórico.


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5(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929616

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f História Comparada.g Elementos históricos sobre os aspectos do atentado terrorista nos EUA em 11 de setembro de 2001 Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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- ÀS imagens abaixo retratam dois acontecimentos de grande relevância para a História Mundial contemporânea: o movimento militar que destituiu Salvador Allende, presidente chileno democraticamente eleito, e o ataque a um dos mais representativos símbolos da opulência norte-americana, as Torres Gêmeas, em Nova York. Apesar da importância dos dois acontecimentos, o 11 de setembro chileno é silenciado diante do 11 de setembro norte-americano. 11 de Setembro de 1973 no Chile a as ts fe : EA ESFERA o pgs g SES RES a aa eae ee its FÊ ria PR E AMENdaR | Voar asi E AE asas Ee Disponível em: veja.abril.com.br/mundo 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos Disponível em: www.m.vermelho.org.br Apresente um elemenio histórico que justifique o fato de ser o golpe chileno muito menos lembrado do que o atentado às Torres Gêmeas. A seguir, explique esse elemento histórico.


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