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1(UEPA- PA - 2015)Número Original: 18Código: 5982457

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Formação sociopolítica de Atenas e Esparta na Grécia da Antiguidade .f Grécia.b
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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Apesar das semelhanças quanto à língua e a religião entre os gregos das diversas póleis, a Grécia do Período Clássico em diante era um mosaico de cidades autônomas em termos políticos e econômicos. A criação das cidades- estado seguiu por caminhos rentes em função da relação entre populações autóctones e povos estrangeiros. Particularmente, a história da fundação de Atenas e de Esparta teve clara relação com sua organização sociopolítica, pois: O ocorreu em Atenas a partilha de poder administrativo entre jônios e demais estrangeiros, enquanto em Esparta se deu a dominação política dos dórios. O o domínio jônico submeteu os povos autóctones na formação de Atenas, enquanto os dórios partilharam o governo de Esparta com os nativos lacedemônios. O Atenas tornou-se centro cosmopolita do mundo antigo dada a proeminência social dos estrangeiros, enquanto a elite dórica manteve- se predominante no governo de Esparta. O a formação de Atenas esteve vinculada ao trabalho agrícola das populações camponesas, enquanto os guerreiros dóricos de Esparta constituíram uma sociedade militarizada. O Atenas formou-se com a reunião de jônios e populações locais pré-helênicas, enquanto Esparta resultou da invasão dórica, marcada pela submissão dos habitantes autóctones.


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2(UEPA- PA - 2012)Número Original: 21Código: 5999650

Primeira Etapa

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
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Texto XI “A dádiva de Atena não é a oliveira selvagem da Olimpia, mas a oliveira cultivada. Poséidon cria o cavalo, Atena põe-lhe o arreio e constrói o carro. Poseidon provoca as ondas, Atena constrói o barco. Hermes multiplica os rebanhos de ovelhas, Atena ensina a utilizar a lã, até mesmo na guerra não é mais um simples arrojo como foi cristalizada na imagem de Ares -, agora é mais enobrecida de modo peculiar com a dança, a tática e a privação. (FUNARI, Paulo Abreu, FEITOSA, Lourdes Conde e SILVA, Glaydson José da. Amor, desejo, poder na Antiguidade: relações de Gênero e representações do feminino. Campinas (SP): Ed. Unicamp. 229.) Além do arcabouço mítico, um dos fatores que favoreceu a consolidação da crença em Palas Atena como principal divindade da cidade de Atenas foi: © o aumento da produção do azeite utilizado na iluminação e alimentação, provocado pela hegemonia ateniense no Mediterrâneo e o enfraquecimento das cidades-estados persas no eixo marítimo, dominado pelo comércio de produtos agricolas e artesanais atenienses. O | desenvolvimento da polis que fez surgir a noção de cidadão e o sentimento comunitário, que trouxe à tona a característica guerreira da deusa Atena, tornando legítima as formas de dominação tanto nas relações de trabalho quanto nas relações internacionais. O a unidade política autônoma da cidade-estado que incorporava um aglomerado urbano em seu território como partes inseparáveis, sendo que a vida econômica desvinculava-se da religião, permitindo liberdade de comércio e de culto aos cidadãos e estrangeiros que moravam em Atenas. O a união do campo e da cidade nos festivais, que isolava Atenas das outras cidades da Grécia, reiterando o caráter autônomo da polis, evidenciado pela liberdade de comércio em diferentes mercados do Mediterrâneo e do Egeu, onde estavam as principais rotas marítimas dos gregos. O a descrença na filosofia estoica, dominada pelo pensamento de estrangeiros que desarticulava as relações entre religião e economia, influenciando os comportamentos e hábitos familiares, ameaçando a permanência de uma cultura grega nos limites do território ateniense.


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3(UEPA- PA - 2013)Número Original: 19Código: 5983280

Primeira Etapa

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
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Ao compararmos o desenvolvimento do direito escrito em Atenas, confrontando as medidas de reforma social adotadas por Sólon (em meados do século V a.C.) com a nova ordem democrática instituída pela reforma política de Clistenes (no final do século V a.C.), é correto inferir qu O ocorreu a sucessão de uma ordem legal tirânica, baseada nas leis draconianas, por um sistema político representativo (democracia) que garantia acesso a todos os atenienses às decisões sobre a vida da pólis. O houve a substituição de uma organização política de categorias sociais delimitadas pelo poder econômico (plutocracia) por uma ordem sociopolítica de igualdade de direitos entre os cidadãos atenienses (democracia). O houve a transição de uma ordem legal democrática, que abolia os privilégios políticos da aristocracia rural, para a ascensão de um regime tirânico de fachada democrática. O ocorreu um movimento coordenado de ampliação dos direitos políticos, de modo que as reformas de Clistenes completaram o pioneirismo das medidas de Sólon, mantendo- se uma conexão entre plutocracia e democracia. O criou-se um impasse entre a reforma de Sólon, que eliminou os privilégios políticos da aristocracia rural, e a nova ordem democrática de Clistenes, que repôs alguns dos privilégios aristocráticos como o controle da Eclésia.


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4(UEPA- PA - 2015)Número Original: 19Código: 5982455

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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Leia o Texto II para responder à questão Texto II Platão: A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar- lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente. (Citado por: CHATELET, F. História das Idéias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17) Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica O oligarquia O república O democracia O monarquia © plutocracia


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