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1(UEPA- PA - 2013)Número Original: 15Código: 5983283

Primeira Etapa

Sentido da cultura da mumificação entre os egípcios da antiguidade .f Egito.b
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Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
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No Antigo Egito, as crenças religiosas estavam na base de manifestações culturais como a arte, a medicina, a astronomia, a literatura e o próprio governo. Por isso, deve-se considerar que para além do desenvolvimento das técnicas de embalsamamento dos corpos, o processo de mumificação indicava: O o respeito à memória dos mortos que tinham seus corpos mumificados com vistas à perpetuação das tradições da linhagem familiar a que o morto pertencia. O a veneração dos mortos como princípio da religião egípcia que era politeísta e, portanto, concebia em seu panteão a existência de semideuses. O a crença na vida após a morte, pressupondo que o corpo do morto deveria ser preservado para retorno do espírito que o faria renascer para a nova vida. O o ritual de passagem dos mortos que eram julgados pelos sacerdotes e considerados dignos de terem seus corpos preservados para o dia da ressurreição dos mortos. O a crença na proteção dos templos através da presença e exposição pública dos corpos embalsamados dos antigos faraós e de seus guerreiros.


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2(UEPA- PA - 2012)Número Original: 17Código: 5999653

Primeira Etapa

África e Ásia na antiguidade.g
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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Texto X Quando a gente [...] se aproxima [do rei], caem de joelhos e cobrem suas cabeças com pó, que é uma forma de mostrar respeito. Quando seus reis morrem, constroem seu túmulo em forma de cúpula de madeira. Então levam-nos em uma cama coberta com alguns tapetes e os introduzem dentro da cúpula. Colocam junto seus ornamentos, suas armas e a vasilha que usavam para comer e beber, cheia de comidas e bebidas diversas [...] Colocam ali também os homens que lhes serviam a comida, fecham a porta da cúpula e a cobrem com esteiras e objetos; reúnem depois o povo, que joga terra em cima dela até que se forme um monte. (Relato do geógrafo árabe Al-Bakri, no século XI sobre o sepultamento do rei de Gana, In MATTOS, Regiane Augusto. História e Cultura afro- brasileira. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2009,p.21) No relato de Al-Bakri sobre o sepultamento dos reis de Gana no século XI identifica-se: O a convicção religiosa tradicional de oferendas, que confirma o culto pagão aos mortos nas sociedades africanas antes da chegada do cristianismo — naquele continente. O a banalização da morte entre as populações que viviam em Gana, pois a crença em uma vida após a morte tornava-a um fenômeno natural. O aspectos culturais de um povo não cristão, e por isso mesmo carregado de violência contra sua população. O a veneração do rei pelos seus súditos, o que naturaliza o sacrifício dos servidores de alimentos do rei por ocasião da morte do soberano. O aa prática religiosa em que havia oferendas de objetos pessoais aos mortos, independente da classe social a que eles pertencessem.


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3(UEPA- PA - 2015)Número Original: 16Código: 5982459

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

África e Ásia na antiguidade.g
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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O politeísmo presente na cosmologia religiosa do antigo Egito resultou da combinação de divindades cultuadas nos vários nomos (comunidades camponesas) submetidos 4 autoridade do Faraó desde o Antigo Império. A organização e a hierarquia do panteão de divindades egípcias foram abaladas ao longo da sucessão de faraós em função da(s): O disputas políticas entre o faraó e a classe sacerdotal, elite controladora dos templos e da administração burocrática do Império. O divergências religiosas entre os nomos, fator permanente de instabilidade política e religiosa do Império. O constantes invasões de povos estrangeiros no Egito como hicsos e assírios, que impuseram suas crenças religiosas às populações nativas. O disparidade entre a religião dos nobres, antropomórfica, e as crenças zoomórficas dos camponeses. O penetração do monoteísmo hebreu no Egito, quando do estabelecimento de sua condição de servos do estado no século XII a.C.


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