Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEPA - Formas de exploração do trabalho no sistema colonial espanhol.g - Civilizações pré-colombianas.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Formas de exploração do trabalho no sistema colonial espanhol.g
  • Civilizações pré-colombianas.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEPA- PA - 2015)Número Original: 15Código: 5982458

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Formas de exploração do trabalho no sistema colonial espanhol.g Civilizações pré-colombianas.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
Exibir texto da questão

Os conquistadores espanhóis dos povos da América Pré-Colombiana adaptaram as formas de exploração do trabalho indígena, antes praticadas nos impérios Asteca e Inca (mita, yanacona, coatequitl), aos interesses mercantilistas europeus. Isto foi possível em razão da: O aliança firmada entre os conquistadores e os governantes locais em torno da administração partilhada da força de trabalho. O servidão estatal vigente entre povos pré- colombianos corresponder à condição de servidão que se impunha aos camponeses europeus no século XVI. O manutenção parcial da hierarquia preexistente nas sociedades ameríndias combinada à exploração do trabalho de camponeses e servos do estado. @ incompatibilidade da introdução de formas modernas de produção entre os povos ameríndios, habituados ao trabalho compulsório. O abolição das formas tradicionais de exploração do trabalho e imposição de modernas relações de produção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEPA- PA - 2010)Número Original: 28Código: 6004133

Primeira Etapa

Aspectos das técnicas de comunicação da sociedade Inca Questões com imagens (Hist.) Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
Exibir texto da questão

Entre as sociedades pré-colombianas temos os Incas, que apresentavam conhecimentos matemáticos e construíram instrumentos técnicos que os auxiliavam na contagem numérica. A foto acima é de um desses instrumentos chamado de quipo, e com eles os Incas: projetavam suas plantações. calculavam as horas do dia. realizavam seus recenseamento. previam os eclipses. 090090 afastavam os espiritos nos rituais de magia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 21Código: 6004192

Segunda Etapa

Civilizações pré-colombianas.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
Exibir texto da questão

Texto 7 “[..] Mais ou menos no início da Era Cristã, começaram a aparecer nas várzeas do rio Amazonas aldeias indígenas que eram bem maiores e mais permanentes do que as aldeias dos grupos que vivem do cultivo de raízes tropicais nas regiões de terras firmes, áreas de florestas mais afastadas (áreas não sujeitas à inundação ou alagação) [...] A grande quantidade de sítios arqueológicos nas várzeas demonstra também que essa faixa de terreno era mais densamente habitada que as áreas do interior. Esses dados arqueológicos são referendados pelos relatos históricos europeus dos séculos XVI-XVII que descrevem as sociedades indigenas das várzeas como grupos socialmente estratificados e que habitavam em grandes aldeias organizadas em unidades políticas centralizadas comandadas por chefes poderosos. (BARRETO, Mauro. As sociedades indígenas na Amazônia antes do contato com os europeus.IN FONTES, Edilza (org). Contando a História do Pará: da conquista a sociedade da borracha, vol. I(século XVI- XIX).- Belém: E. Motion, 2002, p.14) A partir da leitura do Texto 7 e dos estudos históricos que se tem sobre o assunto é correto dizer que os grupos indígenas que habitavam a Amazônia antes da chegada dos europeus: O viviam de forma semelhante em relação à organização econômica, visto que, a fertilidade do solo, provocada pelas enchentes do rio Amazonas, fez com que desenvolvessem técnicas agricolas que contribuiram para o aumento da população, as quais mais tarde foram utilizadas pelos europeus. O eram basicamente coletores de frutos, sementes e raízes comestíveis, caçadores de animais de pequeno porte e pescadores. Os que passaram a acampar em pequenas palhoças, às margens dos rios da região, tornaram-se agricultores e construíram aldeias maiores e mais densamente povoadas O tanto as sociedades que viviam nas áreas de terra firme como as que habitavam a várzea possuíam um nível de complexidade nas suas relações de trabalho que impressionaram os europeus quando aqui chegaram, o que os estimulou a escravizá- los. O apresentavam uma cultura material diferenciada, mesmo tendo vivido na mesma época e, muitas vezes, em áreas próximas, pois as nações indígenas que viviam nas áreas de várzea apresentavam um nível maior de complexidade na sua organização política, social e na confecção de seus objetos. O plantavam basicamente o milho e a mandioca, utilizando-os também como moeda de troca, o que facilitou as relações comerciais entre as diversas nações indígenas, que aqui se localizavam, e entre elas e os grupos europeus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEPA- PA - 2012)Número Original: 16Código: 5999656

Primeira Etapa

Civilizações pré-colombianas.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
Exibir texto da questão

Texto IX Os povos tupi correspondiam no século xv a um enorme conjunto populacional étnico-linguístico que se espalhava por quase toda a costa atlântica sul do continente americano, desde o atual Ceará, até a Lagoa dos Patos, situada nos dias de hoje no Rio Grande do Sul. De acordo com registros de missionários jesuítas e de exploradores portugueses dos primeiros anos da colonização portuguesa, os povos tupi se disseminaram pelo que é hoje a costa brasileira, numa dinâmica combinada de crescimento — populacional e fragmentação sociopolítica. Ao mesmo tempo, uma utopia ancestral cultivada pelos diversos grupos tupi da busca de uma “terra sem males”, teria contribuição para sua expansão territorial. Os tupi chegaram no início do século XVI à Amazônia, ocupando a Ilha Tupinambarana como ponto final de sua peregrinação. No caminho percorrido, os povos tupi viviam numa atmosfera de guerra constante entre si e com outros povos não-tupi. Guerras, captura e canibalização dos inimigos alimentavam a fragmentação, a dispersão territorial e o revanchismo. Em termos simbólicos, o sentido da antropofagia, resultante do enfrentamento entre indígenas pouco antes do início da colonização portuguesa, tem relação co! O a necessidade de exterminar os inimigos na totalidade, inclusive pela ingestão física, de modo a interditar-lhes qualquer forma de sobrevivência ou resquício material. O o interesse em assimilar as potencialidades guerreiras e a bravura dos inimigos, bem como incorporar seu universo social e cosmológico adicionado ao grupo do vencedor. O a profunda diferença sociocultural entre os povos tupi, que ao longo da expansão tendiam a considerar-se como estrangeiros, habitando regiões contíguas. O a interferência de navegadores europeus que alimentavam as dissensões entre os povos indigenas como meio de conquistá- los posteriormente. O a disputa territorial com os povos não-tupi, que foram praticamente expulsos da costa e obrigados a adentrar o interior do continente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?