NOVOS CAMINHOS PELO MAR
Mesmo com a economia
brasileira crescendo pouco,
um setor se expande de
forma vigorosa, com taxas
“chinesas”: a cabotagem, ou
o transporte intemo de cargas
pelo mar, que avançou 7,7% só
nos primeiros nove meses de
2013, frente ao mesmo período
de 2012. O incremento é mais
sentido na área nobre do
setor de cargas, os produtos
transportados por contêineres,
nos quais está o maior valor
agregado. No período, a taxa
de expansão desse segmento
foi de 28%.
% - crescimento em relação a 2012
Mila do Conde (PA) 13,6%
Belém (PA) 0,1%
Na (MA) 20,6%
(O (CB 33,3%
“> are 5) 480%
(O rautan as
O taguai ru) 2196
Santos (SP) 5,2%.
Paranaguá (PR) 3,3%
(O rio cemdo 165%
Movimento de carga nos principais portos,
em milhões de toneladas (jan/set 2013)
8792 ——
4968 —
1.600 —
a)
ty)
Adaptado de O Globo, 12/01/2014.
Com base nos dados apresentados, o ritmo do crescimento da cabotagem pode ser explicado
pela característica da organização socioespacial brasileira indicada em:
(A) portos separados por distância reduzida
(B) estradas presentes ao longo do território
(C) cultivos direcionados ao mercado mundial
(D) populações concentradas em faixa litorânea