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Resultados

1(UERJ - 2017)Número Original: 4Código: 6638962

Exame Discursivo

Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Questões com imagens (Hist.) Questões de identificação na pergunta (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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CRIOULO FUGIDO. RS. 500000 Anda fugido, desde © dia 18 de Outubro de 1854, o escravo erioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos annos de idade, com falta de dentes na frente, com pouea ou nenhuma barba, baixo, reforçado, é muito calçado “intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça donde & natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na cbre ao seu senhor Eduardo Lacmmert, run da Quitanda n.º 77, receberá 30U000 de gratlicação. Anda fugido, desde o dia 18 de outubro de 1854, o escravo crioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos anos de idade, com falta de dentes na frente, com pouca ou nenhuma barba, baixo, reforçado, e picado de bexigas que teve há poucos anos, é muito pachola, mal encarado, fala apressado e com a boca cheia olhando para o chão; costuma às vezes andar calçado intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça, donde é natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na Corte ao seu senhor Eduardo Laemmert, rua da Quitanda n.º 77, receberá 50$000 de gratificação. ET = Ca UBE Ra e E scielo.be O anúncio exemplifica uma prática que se tornou comum na imprensa brasileira no século XIX: a divulgação de oferta de recompensas por escravos fugidos. Tal prática possibilita situar a importância dessa mão de obra em diversas atividades econômicas. A partir das informações do anúncio, identifique duas características da condição de vida dos escravos, no Brasil, naquele momento. Indique, também, a principal transformação no mercado de compra e venda de escravos ocorrida em 1850 que justifique o pagamento de uma recompensa.


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2(UERJ - 2023)Número Original: 55Código: 12850972

Exame Único - Questões Objetivas

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UERJ 2023
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Tereza de Benguela é um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional. Nos últimos anos, passou a ser mais “TEREZA DE BENGUELA reconhecida, na busca de multiplicar as narrativas que revelam a formação sociopolítica brasileira. Tereza, que viveu no século XVIII, pode ter nascido no continente africano ou no Brasil. Ela chefiou o Quilombo do Quariterê, que se localizava na atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. O Quilombo resistiu até 1770, quando foi destruído. Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente, no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Be Adaptado de ufrb.edu.br. O reconhecimento de Tereza de Benguela e a celebração do dia 25 de julho indicam uma mudança com o intuito de multiplicar narrativas sobre a formação social brasileira. Essa mudança tem como objetivo: (A (B (C (D oa naturalizar a inclusão de personalidades marginais a garantir a homogeneização de hierarquias étnicas promover a reparação de dívidas estruturais eS wa valorizar a ação de protagonistas plurais


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3(UERJ - 2021)Número Original: 3Código: 10203215

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Interdisciplinar Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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A história da casa-grande é íntima de quase todo brasileiro: de sua vida doméstica, conjugal, sob o patriarcalismo escravocrata e polígamo; da sua vida de menino. Nas casas-grandes foi até hoje onde melhor se exprimiu o caráter brasileiro, a nossa continuidade social. Adaptado de Freyre, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1995. Publicado em 1933, Casa-grande & senzala tornou-se livro de referência nas análises sobre patriarcalismo na sociedade brasileira. Na letra da canção Morro velho, aspectos das relações patriarcais são abordados, entre eles a “continuidade social”, presente na seguinte passagem: (A) No sertão da minha terra, / fazenda é o camarada que ao chão se deu. (v. 1-2) (B) Orgulhoso camarada conta histórias pra moçada. (v. 14) (C) Parte, tem os olhos tristes, / deixando o companheiro na estação distante. (v. 17-18) ( ) D) Já tem nome de doutor / e agora na fazenda é quem vai mandar. (v. 25-26)


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4(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 6Código: 5880837

Exame Discursivo

Guerra do Paraguai
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi o conflito extemo de maior repercussão para os países envolvidos — Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai —, quer quanto à mobilização e perda de homens, quer quanto aos aspectos políticos e financeiros. Essa guerra foi, na verdade, resultado do processo de construção dos Estados nacionais no rio da Prata e, ao mesmo tempo, marco nas suas consolidações. Adaptado de DORATIOTO, F. F. M. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Os motivos que justificaram a Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, continuam gerando controvérsias cento e cinquenta anos depois. Apresente dois motivos que expliquem essa guerra, tendo em vista as disputas na região do rio da Prata durante a segunda metade do século XIX.


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5(UERJ - 2024)Número Original: 5Código: 14119163

Exame Discursivo - História

Questões escravistas no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2024

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