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Busca de Exercícios - UFMG - Fluxos de Energia e Matéria - Relações Ecológicas (Biologia) Aprenda a usar!

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1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 4Código: 6388789

Segunda Etapa

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Com gráfico de barras (biologia).t Classificação da forma de nutrição de seres vivos por meio de processos biológicos .f Uso de heredograma (Biologia).t Análise de uma reação ecológica com base em suas características .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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A classe dos felinos - em que se incluem O gato doméstico, a jaguatirica, a onça e O leão — abriga espécies de diversos tamanhos e hábitos. O gato doméstico é usado como modelo em pesquisas que ajudam no estudo da biologia de felinos selvagens. 1. Dois criadores de gatos possuem, em seus gatis, animais com pelos curtos e com pelos longos, mas a demanda por estes ultimos cresceu. Assim, ambos os criadores deram início a estratégias de cruzamento com a intenção de aumentar o número de gatos com pelos longos nas ninhadas. Analise estes heredogramas, em que estão representados os cruzamentos nos dois gati Legenda O DJ Pelouro ES S Pelo longo S SS 6b hhdhs Gatil | Gatil II Com base nas informações contidas nesses heredogramas e em outros conhecimentos sobre o assunto, FORMULE uma hipótese para explicar por que o criador do gatil II obteve maior proporção de filhotes de pelos longos 2. Acaça de animais para o comércio de peles ajudou a colocar a jaguatirica (Leopardus pardalis) na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A) CITE um fator, além da caça, que contribui para a extinção dessa espécie. JUSTIFIQUE sua resposta. Fator: Explicação: B) Analise estes dois gráficos, em que estão representados os hábitos alimentares da jaguatirica e do lobo-guará. o % Ê i É É ê 6 p e & é se e É e E sé NS & & & = SÉ e « | - Jaguatirica II Lobo-guará BE Estação chuvosa [B Estação seca Atenção: Osdados representados nesses dois gráficos foram obtidos nos mesmos ambientes e períodos. Com base nos dados contidos nesses gráficos & em outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE, assinalando com um X a quadrícula apropriada, se você concorda, ou não, com as duas afirmativas - | e II - abaixo. JUSTIFIQUE cada uma de suas respostas. Afirmativa |: Arelação ecológica existente entre a jaguatirica e o lobo-guará é de competição. [| Concordo. [] Não concordo. Justificativa: Afirmativa II: Aseca favorece hábitos onivoros em ambas as espécies. Concordo. Não concordo. Justificativa:


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2(UFMG - 2008)Número Original: 3Código: 6347137

Primeira Etapa

Identificação das populações de uma cadeia alimentar Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Analise este gráfico, em que estão representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada área: HI Numero de indivíduos Tempo Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que as curvas I, Il e III representam, respectivamente, populações de A) capim, gafanhotos e sapos. B) capim, sapos e gafanhotos. C) sapos, capim e gafanhotos. D) sapos, gafanhotos e capim.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UFMG - 2008)Número Original: 5Código: 6347223

Segunda Etapa

Relações ecológicas Desarmônicas
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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1. Considerando as possíveis interações alimentares entre insetos e plantas representadas no esquema abaixo, IDENTIFIQUE, em cada um dos quadros em branco, o organismo caracterizado na respectiva coluna Interações alimentares entre insetos e plantas, Planta captura inseto Inseto ataca planta em armadilhas sugando-he a seiva J J 2. Ao capturarem insetos, as plantas incorporam substâncias fundamentais para seu próprio desenvolvimento. IDENTIFIQUE uma dessas substâncias e DESCREVA uma consequência, para a planta, da deficiência de tal substância. Substância: Consequência da deficiência: 3. Analise estas figuras, em que estão representadas diferentes densidades de tricomas em folhas das espécies Ie IT, que são susceptíveis à interação alimentar ilustrada em IIT: Espécie 1 Espécie II mr A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a espécie —T ou IT - mais susceptível à interação alimentar ilustrada. JUSTIFIQUE sua resposta. Espécie: Justificativa: 4. Analise estas figuras: O aparelho bucal do inseto representado em I pode atingir o tecido X ou o tecido Y da planta hospedeira, “ambos indicados no esquema IT. Considerando as informações fornecidas por essas figuras, RESPONDA: Pela análise do líquido que se vê extravasando do abdômen desse inseto, é possível determinar qual dos dois tecidos da planta —X ou Y — o aparelho bucal desse inseto está atingindo? sul] nao [_] JUSTIFIQUE sua resposta. 5. O ataque de uma grande população do inseto representado no item 4 desta questão pode causar danos. irreversíveis à produtividade de uma plantação. Afim de evitarem esses danos, os agricultores costumam utilizar inseticidas no solo. Analise esta tabela, em que está indicado, em relação ao tempo, o efeito de uma aplicação de inseticida sobre a mortalidade de insetos em determinada plantação: Tempo após a aplicação (horas) 1 ]2]4Te 8 12 Mortalidade de insetos (%) oo [1 [5 [12 | 36 | 945 Apartir dessa análise, EXPLIQUE por que, ao longo do tempo, a taxa de mortalidade aumentou.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UFMG- aa - 2010)Número Original: 2Código: 6388946

Primeira Etapa

Identificação das relações ecológicas
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes. É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como A) comensalismo. B) mutualismo. C) parasitismo. D) predatismo.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UFMG- aa - 2010)Número Original: 5Código: 6388860

Segunda Etapa

Ações antrópicas negativas relacionadas com o ciclo do fósforo .f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais do ciclo do fósforo .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f Análise das vantagens do uso de uma enzima pelo homem .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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O elemento fósforo possui alta reatividade e, por isso, não é encontrado, na natureza, na sua forma livre, mas apenas na forma de fosfato. No Brasil, adubos fosfatados são obtidos tanto de rochas fosfáticas, abundantes na região de Araxa/MG, quanto de guano, excremento de aves marinhas, importado do Peru. Analise esta figura em que está representado o ciclo do fósforo: 1. Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, FAÇA um esquema, mostrando os componentes da cadeia alimentar que culmina na produção do guano. 2. CITE uma ação antrópica relacionada ao ciclo do fósforo, que causa impacto negativo no ecossistema. JUSTIFIQUE sua resposta. Ação: Justificativa: 3. Considere estas informações científicas: * Nos grãos e sementes de plantas, o fósforo encontra-se, principalmente, na forma de fitato. + As aves não são capazes de digerir o fitato para absorver o fósforo contido em grãos e sementes. * A enzima fitase é produzida pelo fungo Aspergillus e pode ser comprada em grandes quantidades. Após ter conhecimento dessas informações, um avicultor decidiu testar a adição da enzima fitase na ração das aves de sua granja. Analise esta figura Atividade da enzima fitase do fungo Aspergillus Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, EXPLIQUE, do ponto de vista nutricional e econômico, as vantagens resultantes desse procedimento do avicultor.


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