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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2008)Número Original: 5Código: 6347223

Segunda Etapa

Relações ecológicas Desarmônicas
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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1. Considerando as possíveis interações alimentares entre insetos e plantas representadas no esquema abaixo, IDENTIFIQUE, em cada um dos quadros em branco, o organismo caracterizado na respectiva coluna Interações alimentares entre insetos e plantas, Planta captura inseto Inseto ataca planta em armadilhas sugando-he a seiva J J 2. Ao capturarem insetos, as plantas incorporam substâncias fundamentais para seu próprio desenvolvimento. IDENTIFIQUE uma dessas substâncias e DESCREVA uma consequência, para a planta, da deficiência de tal substância. Substância: Consequência da deficiência: 3. Analise estas figuras, em que estão representadas diferentes densidades de tricomas em folhas das espécies Ie IT, que são susceptíveis à interação alimentar ilustrada em IIT: Espécie 1 Espécie II mr A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a espécie —T ou IT - mais susceptível à interação alimentar ilustrada. JUSTIFIQUE sua resposta. Espécie: Justificativa: 4. Analise estas figuras: O aparelho bucal do inseto representado em I pode atingir o tecido X ou o tecido Y da planta hospedeira, “ambos indicados no esquema IT. Considerando as informações fornecidas por essas figuras, RESPONDA: Pela análise do líquido que se vê extravasando do abdômen desse inseto, é possível determinar qual dos dois tecidos da planta —X ou Y — o aparelho bucal desse inseto está atingindo? sul] nao [_] JUSTIFIQUE sua resposta. 5. O ataque de uma grande população do inseto representado no item 4 desta questão pode causar danos. irreversíveis à produtividade de uma plantação. Afim de evitarem esses danos, os agricultores costumam utilizar inseticidas no solo. Analise esta tabela, em que está indicado, em relação ao tempo, o efeito de uma aplicação de inseticida sobre a mortalidade de insetos em determinada plantação: Tempo após a aplicação (horas) 1 ]2]4Te 8 12 Mortalidade de insetos (%) oo [1 [5 [12 | 36 | 945 Apartir dessa análise, EXPLIQUE por que, ao longo do tempo, a taxa de mortalidade aumentou.


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Relações ecológicas Desarmônicas

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Questões Parecidas

1(UFRJ - 2008)Número Original: 1Código: 6499035

Prova 2

Uso de figuras (Biologia).t Com gráfico de barras (biologia).t Análise de um fenômeno envolvendo predação .f
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Questão de Vestibular - UFRJ 2008
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Na China, os pulgões da espécie Toxoptera aurantii causam grandes prejuízos às plantações de Chá Preto (Camellia sinensis). O gráfico a seguir mostra os resultados de duas experiências, feitas em laboratório, nas quais foi medida a capacidade de as folhas de chá danificadas por pulgões e as folhas integras atrairem insetos camívoros predadores: na experiência 1, os predadores usados foram joaninhas (Coccinella septempunctata) e, na experiência 2, neurópteros (Chrysopa sinica). Efolhas integras Efolhas danificadas por pulgões número de insetos predadores atraídos experiência 1 experiência 2 fo» Explique como o fenômeno evidenciado pelas experiências contribui para a sobrevivência das plantas de chá.


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2(UFRGS- aa - 2012)Número Original: 23Código: 6393650

Terceiro Dia

Características das interações intraespecíficas desarmônicas .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Questão de Vestibular - UFRGS 2012
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Considere as seguintes afirmações sobre as interações intraespecíficas desarmônicas. 1 -O canibalismo sexual observado em fêmeas de louva-a-deus é um exemplo desse tipo de interação. II - Esse tipo de interação não ocorre em plantas. III- A disputa por fêmeas entre machos de uma espécie exemplifica esse tipo de interação. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie HI. (D) Apenas II e II. (E) 1, Well.


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     A     
     B     
     C     
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3(USP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 31800

Segunda Fase - Terceiro Dia

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Considere duas populações das espécies A e B, que podem viver separadamente e que, se reunidas, estabelecem interações interespecificas. Os gráficos abaixo representam o crescimento dessas populações. Espécie A Espécie B [TT Número de individuos Número de indivíduos Tempo Tempo Considere que populações das espécies A e B foram reunidas. a) Admitindo que a espécie A é parasita da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. b) Admitindo que a espécie A é comensal da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. a) Espécie B b) Espécie B 8 s 3 2 5 E = 8 8 e e 5 5 > Tempo Tempo


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4(ENEM- BR - 2011)Número Original: 83Código: 3215

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela. BERTOLDI, O. G: VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado). A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de comensalismo. inquilinismo. cooperação. predatismo. mutualismo. VODOO


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5(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 10Código: 4330

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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A distribuição de uma espécie em uma determinada área pode ser limitada por diferentes fatores bióticos e abióticos. Para testar a influência de interações bióticas na distribuição de uma espécie de alga, um pesquisador observou a área ocupada por ela na presença e na ausência de mexilhões e/ou ouriços-do-mar. Os resultados do experimento estão representados no gráfico abaixo: 100 Legenda: 8 A: sem ourigos-do-mar e sem mexilhões; B: sem ouriços-do-mar so e com mexilhões; “o C: sem mexilhões e com ouriços-do-mar; 30 20 Porcentagem da área coberta por algas D: com ouriços-do-mar e com mexilhões; 10 Ago-82 Fev-83 Ago-83 Fev-84 a) Que tipo de interação biótica ocorreu no experimento? Que conclusão pode ser extraída do gráfico quando se analisam as curvas Be C? b) Cite outros dois fatores bióticos que podem ser considerados como limitadores para a distribuição de espécies.


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