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1(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388859

Segunda Etapa

Identificação de hormônios vegetais por meio de suas ações fisiológicas .f Uso de figuras (Biologia).t Análise dos mecanismos fisiológicos de plantas por consequência da poda .f Características do crescimento e desenvolvimento vegetal .f Características do fototropismo de plantas em diferentes condições .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Buscando explicar a ocorrência do fototropismo, Charles Darwin realizou, juntamente com Francis Darwin, seu filho, várias experiências, mostradas nas figuras I e II, utilizando sementes de gramíneas. Analise estas duas figuras: x Y w z Raios x Y Ww z de luz I-Na ausência de luz II -Na presença de luz Legenda. X- Coleóptilo com a ponta descoberta W- Coleóptilo com a ponta retirada Y - Coleóptilo coma ponta envolvidaem Z- Coleóptilo com a ponta descoberta e com o papel opaco meio do corpo envolvido em papel opaco 1.A) A partir da análise dessas figuras e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, ELABORE duas conclusões a que se pode chegar com base nos resultados das experiências descritas. Conclusão 1 Conclusão 2: B) REPRESENTE, no espaço próprio da ampliação, a alteração morfológica das células do segmento da planta destacado na figura abaixo. Raios de luz C) EXPLIQUE a ação da substância envolvida no processo representado no subitem B, deste item. 2. Em determinada época do ano, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza poda de árvores das vias públicas da cidade CITE uma consequência dessa prática para as plantas e EXPLIQUE os mecanismos fisiológicos dela decorrentes. Consequência: Explicação: 3. Hormônios vegetais sintéticos podem ser empregados, na agricultura, com diferentes objetivos — entre eles, a obtenção de frutos sem sementes, como mostrado nestas figuras: (HE À “a Considerando a obtenção de frutos sem semente exemplificada, IDENTIFIQUE a fase do ciclo do desenvolvimento da planta em que ocorreu a aplicação do hormônio vegetal. JUSTIFIQUE sua resposta. Fase" Justificativa:


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2(UFMG- aa - 2011)Número Original: 4Código: 6388739

Segunda Etapa

Identificação por tabelas (Biologia).t Análise da distribuição de briófitas em diferentes regiões .f Características adaptativas que permitiram o domínio das angiospermas .f Critérios utilizados para a inclusão de áreas como prioridade na conservação ambiental .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Estima-se que, no Brasil, haja 1,8 milhão de espécies de plantas e animais, o que corresponde a cerca de 10% do total de espécies na Terra. Desse total, até o presente, somente cerca de 200 mil espécies foram descritas. Analise este quadro, em que se apresenta a distribuição das espécies de plantas em algumas regiões do chamado Domínio Atlântico, no Pais: Domínio Atlântico Grupo taxonômico Floresta Formação E Restinga densa campestre Briófitas 1.166 6 88 Pteridófitas 631 142 14 Gimnospermas 2 º 1 Angiospermas 7.862 3.592 1.705 1. Com base nas informações contidas nesse quadro e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede. A) EXPLIQUE as diferenças observadas em relação à distribuição das Briófitas. B) O grupo de plantas com maior diversidade é o das Angiospermas. CITE duas características, exclusivas desse grupo, que contribuiram para essa diversificação JUSTIFIQUE sua resposta. Característica 1: Justificativa: Característica 2: Justificativa: 2. No último atlas sobre a diversidade biológica em Minas Gerais, publicado em 2005, foram mapeadas regiões prioritárias para a conservação de espécies biológicas CITE dois critérios que justificam a inclusão de determinada área entre as de prioridade para conservação ambiental. Critério 1 Critério 2:


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3(UFMG - 2009)Número Original: 2Código: 6347305

Primeira Etapa

Características necessárias no solo para o processo de germinação.t
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Considere o processo representado nesta figura: É INCORRETO afirmar que, para esse processo ocorrer, é preciso haver, no solo, A) matéria orgânica. B) oxigênio disponível. C) suprimento hídrico. D) temperatura adequada.


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4(UFMG- aa - 2010)Número Original: 6Código: 6388943

Primeira Etapa

Características das plantas carnívoras .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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As plantas insetívoras, ou carnívoras, vivem, geralmente, em solos pobres em nutrientes. Com base nessa informação e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as plantas insetívoras A) podem realizar respiração celular. B) são consideradas produtores primários. C) usam matéria orgânica de suas presas para fotossíntese. D) utilizam nutrientes das presas no seu metabolismo.


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5(UFMG - 2007)Número Original: 30Código: 6346624

Primeira Etapa

Características gerais da fotossíntese .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Analise este esquema, em que está representado o fluxo de energia em um ecossistema: HI Considerando-se as informações desse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as setas significam, A) em, aenergia luminosa a ser transformada em energia química. B) em II, a quantidade de energia disponível para detrívoros e decompositores. C) em II, a energia calorífica a ser convertida em energia química. D) em IV,a energia da biomassa de herbívoros disponível para carnívoros.


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