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Busca de Exercícios - UFMG - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Variações Linguisticas Aprenda a usar!

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1(UFMG - 2008)Número Original: 2Código: 6347295

Segunda Etapa

Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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REESCREVA esse texto, fazendo as adaptações necessárias para ajustá-lo à norma padrão da lingua escrita.


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2(UFMG - 2008)Número Original: 43Código: 6347216

Primeira Etapa

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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Assinale a alternativa em que, na passagem transcrita do texto, NÃO está expressa a idéia de indiferença. A) ... a resposta é. quando muito. um gélido e circunspecto “... interessante...”. (linhas 15-16) B) ... há em Minas um esmerado empenho em exibir uma fria naturalidade... (linhas 5-6) C) ... herdamos a tão propalada desconfiança dos nossos antepassados... (linhas 29-30) D) ... receberá de volta um olhar superior acompanhado de um sorriso blasé... (linhas 17-18)


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3(UFMG - 2007)Número Original: 2Código: 6347124

Segunda Etapa

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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Leia este trecho: Programa de incentivo ao uso da língua portuguesa s aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual. No primeiro ano, o vai substituir o “S” açeçam a internet com freqiiéngia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O em que o “U” não é pronunçiado çerão trokados pelo “K”, já ke o com é ekivalente [...] Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no cegundo ano, kuando o problemátiko * mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O “CH” cera gimplifikado para “X" eo “LH” pra “LI” ke da no mesmo e e mais façil [...] No terçeiro ano [...] o governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias cempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difiçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde. No kuarto ano todas as pegoas ja geraum regeptivas a koizas komo a eliminagaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau [...] Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de falar Xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambagaum. No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I [...] os ginau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam [...] Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra qua açençaum çoçiau e cegurança pgikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko iu prezidenti. o“C” sibilantes, e 0“: Olia ço kimaravilia!” http:/forum .cifraclub.terra.com.br/forum/11/108883. Acesso: 3 jul. 2006. Com base na leitura desse trecho, REDIJA um texto, explicitando o ponto de vista do enunciador a respeito da reforma ortográfica proposta.


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4(UFMG- aa - 2012)Número Original: 2Código: 6388752

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia estes textos: TEXTO 1 NÃO CONFUNDA CADEIRA DE BALANÇO COM CADEIRA DO BALANÇO! GONSALES, Fernando. Disponivel em: < http://www. folha.uol.com.brifsp/quadrin/f30609201005.htm>. Acesso em: 20 jun. 2011. TEXTO 2 A moça do tempo anunciou na emissora de TV: “Ao norte do Brasil, haverá chuva intensa e muito calor no período”. A região norte do Brasil é composta pelos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Só que, ao apontar a vasta região amazônica, ela se enganou de preposição. Não é “ao norte” e, sim, “no norte” do país que desabaria a procela. São diferentes, não só formalmente. Revista Lingua Portuguesa, ano 5, n. 54, abr. 2010, p. 19. Dispontvel em: . Acesso em: 20 jun. 2011. A precisão no uso dos termos é fundamental para definir com clareza o que se quer expressar. Nostextos 1 e 2, o emprego da preposição seguida, ou não, de artigo e o uso de diferentes preposições remetem a sentidos diferentes nos contextos em que ocorrem. EXPLICITE o efeito de sentido resultante do uso de: A) Deldo no Texto 1: B) No/ao no Texto 2:


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5(UFMG- aa - 2009)Número Original: 1Código: 6389032

Segunda Etapa

Textos Publicitários (Interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia este texto: Pressupostos são conteúdos implícitos que decorrem de uma palavra ou expressão presente no ato de fala produzido. O pressuposto é indiscutível tanto para o falante quanto para o ouvinte. pois decorre. necessariamente. de um marcador lingiúístico. diferentemente de outros implícitos (os subentendidos). que dependem do contexto. da situação de comunicação. FIORIN, J. L. O dito pelo não dito. In: Língua Portuguesa, ano I, n. 6, 2006. p. 36-37. (Adaptado) Observe este exemplo: “João parou de fumar”. Nesse enunciado, é a presença da expressão “parar de” que instaura o pressuposto de que João fumava antes. Leia, agora, estas manchetes: 1. PETROBRÁS É VÍTIMA DE NOVOS FURTOS O Tempo, Belo Horizonte, 8 mar. 2008. 2. DENGUE VIRA RISCO DE EPIDEMIA EM BH Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 abr. 2008. Com base nas informações dadas acima e considerando essas duas manchetes de jornal, INDIQUE: A) os pressupostos que delas se depreendem; B) os marcadores lingiísticos responsáveis pela instauração desses conteúdos implícitos. Manchete 1 A) Pressuposto B) Marcador lingúístico Manchete 2 A) Pressuposto B) Marcador lingúístico


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