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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2012)Número Original: 2Código: 6388752

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia estes textos: TEXTO 1 NÃO CONFUNDA CADEIRA DE BALANÇO COM CADEIRA DO BALANÇO! GONSALES, Fernando. Disponivel em: < http://www. folha.uol.com.brifsp/quadrin/f30609201005.htm>. Acesso em: 20 jun. 2011. TEXTO 2 A moça do tempo anunciou na emissora de TV: “Ao norte do Brasil, haverá chuva intensa e muito calor no período”. A região norte do Brasil é composta pelos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Só que, ao apontar a vasta região amazônica, ela se enganou de preposição. Não é “ao norte” e, sim, “no norte” do país que desabaria a procela. São diferentes, não só formalmente. Revista Lingua Portuguesa, ano 5, n. 54, abr. 2010, p. 19. Dispontvel em: . Acesso em: 20 jun. 2011. A precisão no uso dos termos é fundamental para definir com clareza o que se quer expressar. Nostextos 1 e 2, o emprego da preposição seguida, ou não, de artigo e o uso de diferentes preposições remetem a sentidos diferentes nos contextos em que ocorrem. EXPLICITE o efeito de sentido resultante do uso de: A) Deldo no Texto 1: B) No/ao no Texto 2:


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Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Variações Linguisticas

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 13Código: 7456063

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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HELOÍSA: Faz versos? PINOTE: Sendo preciso... Quadrinhas... Acrósticos... Sonetos... Reclames. HELOÍSA: Futuristas? PINOTE: Não senhora! Eu já fui futurista. Cheguei a acreditar na independência... Mas foi uma tragédia! Começaram a me tratar de maluco. A me olhar de esguelha. A não me receber mais. As crianças choravam em casa. Tenho três filhos. No jornal também não pagavam, devido à crise. Precisei viver de bicos. Ah! Reneguei tudo. Arranjei aquele instrumento (Mostra a faca) e fiquei passadista. ANDRADE, O. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003. O fragmento da peça teatral de Oswald de Andrade ironiza a reação da sociedade brasileira dos anos 1930 diante de determinada vanguarda europeia. Nessa visão, atribui-se ao público leitor uma postura preconceituosa, ao evitar formas poéticas simplificadas. conservadora, ao optar por modelos consagrados. preciosista, ao preferir modelos literários eruditos. nacionalista, ao negar modelos estrangeiros. eclética, ao aceitar diversos estilos poéticos. VOO OQ


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 44Código: 6971122

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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— Famigerado? [...] — Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável... — Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? E caçoável? E de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa”? — Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros Usos... — Pois... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana? — Famigerado? Bem. E: “importante”, que merece louvor, respeito... ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao local de origem dos interlocutores. estado emocional dos interlocutores. grau de coloquialidade da comunicação. nível de intimidade entre os interlocutores. conhecimento compartilhado na comunicação. VODOS


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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 20Código: 6888199

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Declaração de amor Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo. Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. As vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la — como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida. Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega. Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tomou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida. LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 (adaptado). O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é: ® “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.” O “Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita.” O “Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.” O “Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada.” @ “Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.”


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4(ENEM- BR - 2016)Número Original: 106Código: 6624729

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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TEXTOI Entrevistadora— eu vou conversar aqui coma professora AD. ...o português então não é uma lingua difícil? Professora — olha se você parte do princípio... que a lingua portuguesa não é só regras gramaticais... não se você se apaixona pela língua que você... já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura... obras da/ dos meios de comunicação... se você tem acesso a revistas... é... a livros didáticos... a... livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de lingua portuguesa em análises gramaticais. TEXTO! Entrevistadora — Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil? Professora — Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a lingua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que toma difícil é que a escola transforma as aulas de lingua portuguesa em análises gramaticais. MARGUSCHI.L A Da fala para a escrita: atividades de retextuaização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado) O Texto | é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos apresentam ocorrências de hesitações e reformulações. são modelos de emprego de regras gramaticais. são exemplos de uso não planejado da língua. apresentam marcas da linguagem literária. são amostras do português culto urbano. @0e08


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5(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 18Código: 7505539

Segundo exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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CREONTE: JASAO: Esperem um pouco Nao discuto quebrar... Agora Eu preciso de alguém pra refletir quem as trés da manha ta de olho aberto, comigo se eu estou caduco, louco, se espreme pra chegar no emprego às sete, ou o mundo está ficando esquisito... lá passa o dia todo, volta às onze Fazem baderna, chiam, quebram trem, da noite pra acordar a canivete Quebram estação, muito bem, bonito de novo às três, tinha que ser de bronze E a gente inda tem que dizer amém pra fazer isso sempre, todo dia (...) (...) Na resposta de Jasão a Creonte, o uso da palavra “agora”, sublinhada acima, possui função argumentativa, expressando sentido de: A) condição B) oposição C) conclusão ( ( (C) (D) explicação


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