Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFMG - Pronomes - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Pronomes
  • Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG - 2009)Número Original: 43Código: 6347377

Primeira Etapa

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Com base na leitura dos textos 1 e 2, é CORRETO afirmar que, em ambos, os autores A) abordam aspectos positivos e negativos da Internet. B) apresentam as mesmas críticas em relação à Internet. C) sustentam seu ponto de vista com exemplos veiculados na rede. D) tratam da sofisticação que a Internet alcançou na atualidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG- aa - 2009)Número Original: 1Código: 6389032

Segunda Etapa

Textos Publicitários (Interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Leia este texto: Pressupostos são conteúdos implícitos que decorrem de uma palavra ou expressão presente no ato de fala produzido. O pressuposto é indiscutível tanto para o falante quanto para o ouvinte. pois decorre. necessariamente. de um marcador lingiúístico. diferentemente de outros implícitos (os subentendidos). que dependem do contexto. da situação de comunicação. FIORIN, J. L. O dito pelo não dito. In: Língua Portuguesa, ano I, n. 6, 2006. p. 36-37. (Adaptado) Observe este exemplo: “João parou de fumar”. Nesse enunciado, é a presença da expressão “parar de” que instaura o pressuposto de que João fumava antes. Leia, agora, estas manchetes: 1. PETROBRÁS É VÍTIMA DE NOVOS FURTOS O Tempo, Belo Horizonte, 8 mar. 2008. 2. DENGUE VIRA RISCO DE EPIDEMIA EM BH Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 abr. 2008. Com base nas informações dadas acima e considerando essas duas manchetes de jornal, INDIQUE: A) os pressupostos que delas se depreendem; B) os marcadores lingiísticos responsáveis pela instauração desses conteúdos implícitos. Manchete 1 A) Pressuposto B) Marcador lingúístico Manchete 2 A) Pressuposto B) Marcador lingúístico


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFMG- aa - 2012)Número Original: 3Código: 6388758

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Crônicas (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

Leia este trecho: As mentiras de Maria Bráulia, como as de todos os bem-sucedidos e experimentados mentirosos, geralmente não são formadas de uma peça só. contêm vários elementos. muitos verdadeiros. e sob esse aspecto pode-se observar nelas alguma semelhança com os rubis falsos ou semi-falsos em montagens do tipo doublets e triplets. Maria Bráulia por exemplo sofre de enxaquecas, o que não quer dizer que sempre quando anuncia a proximidade de uma crise isso seja a expressão da verdade. Ou pode juntar sintomas verdadeiros. mal-estar gencralizado. leve enjoo cte., a uma enxaqueca inexistente. Ou descrever minuciosamente para o sobrinho. sempre muito impressionado. sintomas tais como: agulhadas de um lado só da cabeça, moscas luminosas vocjando-lhe ao redor dos olhos, pressão do globo ocular esquerdo como se um dedão invisível quisesse afundá-lo definitivamente na órbita - para marcar uma enxaqueca branda, já «controlada por remédios e que absolutamente, em nenhum momento de sua evolução, chegara a apresentar tais características. TAVARES, Zulmira Ribeiro. Joias de familia. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 21-22. Com base na leitura desse trecho, ANALISE o papel que a mentira desempenha no enredo da obra Joias de Família, destacando as relações que a protagonista mantém com o marido e com o sobrinho.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFMG- aa - 2012)Número Original: 4Código: 6388754

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Morfologia Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

Leia estes trechos: TRECHO 1 Colombo sabe perfeitamente que as ilhas já têm nome, de uma certa forma, nomes naturais (mas em outra acepção do termo): as palavras dos outros, entretanto, não lhe interessam muito, e ele quer rebatizar os lugares em função do lugar que ocupam em sua descoberta, dar-lhes nomes justos; a nomeação, além disso, equivale a tomar posse TODOROV, Tzevetan. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 27. TRECHO 2 [...] ca quarta-feira seguinte. pela manhã. topamos aves a que chamam fura-buchos e neste dia. a horas de véspera. houvemos vista de terra, a saber: primeiramente dum grande monte mui alto e redondo, e de outras serras mais baixas ao sul dele, e de terra cha com grandes arvoredos; ao qual monte alto o Capitão pôs nome o Monte Pascoal, e à terra a Terra da Vera Cruz. CAMINHA, Pero Vaz de. Carta ao Rei Dom Manuel. Belo Horizonte: Crisálida, 2002. p. 17. EXPLICITE, comparando os dois trechos, a relação existente entre os atos de nomear e tomar posse.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UFMG- aa - 2012)Número Original: 2Código: 6388752

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

Leia estes textos: TEXTO 1 NÃO CONFUNDA CADEIRA DE BALANÇO COM CADEIRA DO BALANÇO! GONSALES, Fernando. Disponivel em: < http://www. folha.uol.com.brifsp/quadrin/f30609201005.htm>. Acesso em: 20 jun. 2011. TEXTO 2 A moça do tempo anunciou na emissora de TV: “Ao norte do Brasil, haverá chuva intensa e muito calor no período”. A região norte do Brasil é composta pelos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Só que, ao apontar a vasta região amazônica, ela se enganou de preposição. Não é “ao norte” e, sim, “no norte” do país que desabaria a procela. São diferentes, não só formalmente. Revista Lingua Portuguesa, ano 5, n. 54, abr. 2010, p. 19. Dispontvel em: . Acesso em: 20 jun. 2011. A precisão no uso dos termos é fundamental para definir com clareza o que se quer expressar. Nostextos 1 e 2, o emprego da preposição seguida, ou não, de artigo e o uso de diferentes preposições remetem a sentidos diferentes nos contextos em que ocorrem. EXPLICITE o efeito de sentido resultante do uso de: A) Deldo no Texto 1: B) No/ao no Texto 2:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?