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Resultados

1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 2Código: 6388786

Segunda Etapa

Quantidade de Calor _ Trocas de Calor _ Propriedades Coligativas
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Um copo com 200 g de água está inicialmente a 25ºC. Carolina coloca 50 g de gelo, a 0°C, nesse copo. Após algum tempo, todo o gelo derrete e toda água no copo está à mesma temperatura. 1. Considerando o sistema água e gelo isolado, CALCULE a temperatura no instante em que esse sistema chega ao equilibrio térmico. 2. Assinalando com um X a quadricula apropriada, RESPONDA: Considerando-se, agora, o sistema isolado como água, gelo e copo, o valor obtido para a temperatura do sistema será menor, igual ou maior ao valor obtido no item 1, desta questão? Menor. JUSTIFIQUE sua resposta. Igual. Maior.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UFMG - 2009)Número Original: 12Código: 6347314

Primeira Etapa

Identificação do Calor Sensível e calor latente a partir do gráfico Calor vs Temperatura
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Num Laboratório de Física, faz-se uma experiência com dois objetos de materiais diferentes— R e S —, mas de mesma massa, ambos, inicialmente, no estado sólido e à temperatura ambiente. Em seguida, os dois objetos são aquecidos e, então, mede-se a temperatura de cada um deles em função da quantidade de calor que lhes é fornecida. Os resultados obtidos nessa medição estão representados neste gráfico: temperatura calor fornecido Sejam L, e L, o calor latente de fusão dos materiais R e S, respectivamente, ec, e c o calor específico dos materiais, no estado sólido, também respectivamente. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que A)ae e Lc e LL.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UFMG - 2008)Número Original: 5Código: 6347230

Segunda Etapa

Quantidade de Calor
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Em uma aula no Laboratório de Fisica, o Professor Jésus realiza o experimento que se descreve a seguir. Inicialmente, ele imerge um aquecedor elétrico em 1,0 kg de água, à temperatura de 23 *C, contida num recipiente de isopor. Em seguida, o recipiente é tampado e o aquecedor é ligado, até a temperatura da agua atingir 45 °C. Considere que a tensão e a corrente elétricas, no aquecedor, são, respectivamente, de 220 V e de 1,04. Despreze a capacidade térmica do recipiente e a do aquecedor. 1. Com base nessas informações, CALCULE o tempo que o aquecedor ficou ligado. 2. Em seguida, o Professor Jésus coloca 0,60 kg de gelo, a 0,0 °C, na água contida no recipiente, tampa-o novamente, e espera até a temperatura dela se estabilizar Sabe-se que o calor latente de fusão do gelo é de 3,3 x 10º JIkg. Considerando essas informações, CALCULE a temperatura da água no final desse experimento.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UFMG - 2007)Número Original: 9Código: 6346626

Primeira Etapa

Estudo teórico (Ou explicação de fenômenos) relacionados à quantidade de calor dada a uma material e sua capacidade de variar a temperatura .f Teoria
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Numa aula de Física, o Professor Carlos Heitor apresenta a seus alunos esta experiência: dois blocos — um de alumínio e outro de ferro —, de mesma massa e, inicialmente, à temperatura ambiente, recebem a mesma quantidade de calor, em determinado processo de aquecimento. O calor específico do alumínio e o do ferro são, respectivamente, 0,90 J/(gºC) e 0,46 J/(g°C). Questionados quanto ao que ocorreria em seguida, dois dos alunos, Alexandre e Lorena, fazem, cada um deles, um comentario: * Alexandre: “Ao final desse processo de aquecimento, os blocos estarão à mesma temperatura.” * Lorena: “Após esse processo de aquecimento, ao se colocarem os dois blocos em contato, fluirá calor do bloco de ferro para o bloco de alumínio.” Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que A) apenas o comentário de Alexandre está certo. B) apenas o comentário de Lorena está certo. C) ambos os comentários estão certos. D) nenhum dos dois comentários está certo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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