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1(UFMG- aa - 2009)Número Original: 3Código: 6389081

Segunda Etapa

Ações Antrópicas (Ecologia)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia, com atenção, este texto: Testemunhas da evolução A vida na Terra começou. há cerca de 3.5 bilhões de anos. com o surgimento de seres extremamente simples. semelhantes a bactérias. Apenas em torno de 600 milhões de anos atrás. surgiram organismos mais complexos. Entre eles. havia animais invertebrados que presenciaram grande parte do processo de evolução da vida e, ainda hoje. são testemunhas da contínua transformação do Planeta. Tais seres faziam parte dos primeiros grupos de animais que saíram da água. habitaram a terra firme e colonizaram um ambiente até então inexplorado. Já ocupavam na época. ou seja. há 570 milhões de anos. a posição de predadores na cadeia alimentar. Esses animais são segmentados. vermiformes. possuem apêndices locomotores não-articulados e vivem em ambientes úmidos. Sua cutícula é fina, flexível e permeável: sofrem mudas periódicas e são dotados de aparelho excretor do tipo nefridial. Ciência Hoje, v. 41, n. 245, 2008. (Adaptado) Observe, agora, neste mapa-múndi, as regiões sombreadas, que correspondem à distribuição recente dos invertebrados citados no texto: OS ~ A partir dessa leitura e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede. 1. Considerando que os registros fósseis mais antigos dos invertebrados tratados no texto foram encontrados na Oceania, EXPLIQUE a distribuição atual desse grupo. 2. Analise estes dois esquemas: ESQUEMA 1 (coma ATO | ) SP ( anTROPODES ANELÍDEOS ESQUEMA II ANIMAIS DO TEXTO ARTRÓPODES A partir dessa análise, INDIQUE o esquema — I ou II — em que está representada, de forma mais correta, a relação evolutiva entre os anelídeos, os animais tratados no texto e os artrópodes. JUSTIFIQUE sua resposta. Esquema: Justificativa: 3. CITE duas características, não referidas no texto, próprias dos artrópodes, que possibilitam a sobrevivência desses animais em ambientes secos. Característica 1: Característica 2:


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2(UFMG- aa - 2010)Número Original: 5Código: 6388860

Segunda Etapa

Ações antrópicas negativas relacionadas com o ciclo do fósforo .f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais do ciclo do fósforo .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f Análise das vantagens do uso de uma enzima pelo homem .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
Exibir texto da questão

O elemento fósforo possui alta reatividade e, por isso, não é encontrado, na natureza, na sua forma livre, mas apenas na forma de fosfato. No Brasil, adubos fosfatados são obtidos tanto de rochas fosfáticas, abundantes na região de Araxa/MG, quanto de guano, excremento de aves marinhas, importado do Peru. Analise esta figura em que está representado o ciclo do fósforo: 1. Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, FAÇA um esquema, mostrando os componentes da cadeia alimentar que culmina na produção do guano. 2. CITE uma ação antrópica relacionada ao ciclo do fósforo, que causa impacto negativo no ecossistema. JUSTIFIQUE sua resposta. Ação: Justificativa: 3. Considere estas informações científicas: * Nos grãos e sementes de plantas, o fósforo encontra-se, principalmente, na forma de fitato. + As aves não são capazes de digerir o fitato para absorver o fósforo contido em grãos e sementes. * A enzima fitase é produzida pelo fungo Aspergillus e pode ser comprada em grandes quantidades. Após ter conhecimento dessas informações, um avicultor decidiu testar a adição da enzima fitase na ração das aves de sua granja. Analise esta figura Atividade da enzima fitase do fungo Aspergillus Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, EXPLIQUE, do ponto de vista nutricional e econômico, as vantagens resultantes desse procedimento do avicultor.


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