Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2009)Número Original: 3Código: 6389081

Segunda Etapa

Ações Antrópicas (Ecologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Leia, com atenção, este texto: Testemunhas da evolução A vida na Terra começou. há cerca de 3.5 bilhões de anos. com o surgimento de seres extremamente simples. semelhantes a bactérias. Apenas em torno de 600 milhões de anos atrás. surgiram organismos mais complexos. Entre eles. havia animais invertebrados que presenciaram grande parte do processo de evolução da vida e, ainda hoje. são testemunhas da contínua transformação do Planeta. Tais seres faziam parte dos primeiros grupos de animais que saíram da água. habitaram a terra firme e colonizaram um ambiente até então inexplorado. Já ocupavam na época. ou seja. há 570 milhões de anos. a posição de predadores na cadeia alimentar. Esses animais são segmentados. vermiformes. possuem apêndices locomotores não-articulados e vivem em ambientes úmidos. Sua cutícula é fina, flexível e permeável: sofrem mudas periódicas e são dotados de aparelho excretor do tipo nefridial. Ciência Hoje, v. 41, n. 245, 2008. (Adaptado) Observe, agora, neste mapa-múndi, as regiões sombreadas, que correspondem à distribuição recente dos invertebrados citados no texto: OS ~ A partir dessa leitura e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede. 1. Considerando que os registros fósseis mais antigos dos invertebrados tratados no texto foram encontrados na Oceania, EXPLIQUE a distribuição atual desse grupo. 2. Analise estes dois esquemas: ESQUEMA 1 (coma ATO | ) SP ( anTROPODES ANELÍDEOS ESQUEMA II ANIMAIS DO TEXTO ARTRÓPODES A partir dessa análise, INDIQUE o esquema — I ou II — em que está representada, de forma mais correta, a relação evolutiva entre os anelídeos, os animais tratados no texto e os artrópodes. JUSTIFIQUE sua resposta. Esquema: Justificativa: 3. CITE duas características, não referidas no texto, próprias dos artrópodes, que possibilitam a sobrevivência desses animais em ambientes secos. Característica 1: Característica 2:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 54

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Ações Antrópicas (Ecologia)

Exibir Questões - UFMG

Questões Parecidas

1(UNICAMP - 2021)Número Original: 20Código: 9157646

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Exatas e Tecnológicas

Análise da produção de produtos por meio de seus efeitos tóxico-ambientais .f Análise da produção de produtos por meio métricas que avaliam seus impactos ambientais .f Identificação por tabelas (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Exibir texto da questão

Métricas simples, como o Fator-E e a Eficiência Mássica Reacional (EMR), são úteis para avaliar o impacto ambiental e econômico de um dado processo químico. Fator-E = massa de resíduos / massa de produto EMR = massa de produto / massa de reagentes Uma indústria pretende produzir um dos sais imidazólicos (sal 1 ou sal 2) sintetizados em seu laboratório de desenvolvimento. Ambos os sais teriam a mesma finalidade e serviriam para os mesmos propósitos. Considere os dados para a reação de produção dos sais citados empregando-se dois haletos de alquila distintos, conforme a equação abaixo. FA Sa As ÉS, REAGENTES 1-metil- 1-cloro- | 1-bromo- -N ZN + X imidazol hexano | hexano Efeitos Toxicológicos / Ambientais Toxicidade para humanos Doo Ao * Toxicidade para organismos aquáticos | @ | NM A |Pesistênciano ambiene eee Boscumiação [| * [O [o MIKE rr 1 X=CI 10 05 Avaliação qualitativa relativa entre todas as substâncias: 2, X= Br 09 00 |e |BaixoaMédio | O |MédioaAlto| =i a) Considerando as métricas Fator-E e EMR, indique qual desses sais (1 ou 2) você recomendaria para a produção. Justifique considerando valores e definições. b) Considerando os efeitos tóxico-ambientais apresentados no quadro, indique qual desses sais (1 ou 2) você recomendaria para a produção. Explique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UPE - 2021)Número Original: 8Código: 10195880

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Com diagrama (Biologia).t Efeitos indiretos do fogo sobre populações de animais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

O fogo é um distúrbio, que pode afetar a riqueza das comunidades ecológicas por meio de efeitos diretos e/ou indiretos. Os efeitos diretos são mortes, queimaduras, intoxicações. O impacto pode ser medido pela contagem de indivíduos mortos, logo após a passagem do fogo ou mediante censo das populações antes e após a queimada. Os efeitos indiretos do fogo tendem a ser mais amplos, tardios e diversos. Esses efeitos acarretam alterações na estrutura das comunidades animais, devido às mudanças que ocorrem na paisagem. A figura a seguir representa o efeito indireto do fogo sobre as populações. Efeito indireto do fogo sobre as espécies Diminuição da Aumento da População População Fonte: Texto e Figura adaptados de Frizzo et al., 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/258933729 Revisao Dos Efeitos Do Fogo Sobre a Fauna De Formacoes Savanicas Do Brasil Sobre o texto e a figura, assinale a alternativa CORRETA. a) | - Redução dos recursos, Il - Alteração do habitat ou micro-habitat, Ill - Afrouxamento da competição, IV - Facilidade em se locomover. b) | - Facilidade em se locomover, Il - Afrouxamento da competição, Ill - Alteração do habitat ou micro-habitat, IV - Redução dos recursos. c) |- Afrouxamento da competição, II - Facilidade em se locomover, III - Redução dos recursos, IV - Alteração do habitat ou micro-habitat. d) |- Alteração do habitat ou micro-habitat, Il - Afrouxamento da competição, III - Facilidade em se locomover, IV - Redução dos recursos. e) | - Facilidade em se locomover, Il - Alteração do habitat ou micro-habitat, Ill - Redução dos recursos, IV - Afrouxamento da competição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2021)Número Original: 9Código: 10195881

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Consequências do petróleo nos ecossistemas .f Uso de figuras (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

A tirinha “A Bordo do Beagle” publicou o maior desastre ambiental do litoral nordestino. #AMANCHA @QABORPOPOBEAGLE bse am NÃO É papaZ! JÁ Não BASTAVA O NEGÓCIO PO ÓLEO ANO PASSADO. - A MANCHA CHEGOU AQ LITORAL EM 2019 O LITORAL NORDESTINO CARREGADA DE Bence RO EO ATINGIPO SUBSTÂNCIAS TÓXICAS QUE “Ge pereaLed eeu sue SUFOCARAM PRAIAS, RECIFES DE VAZOU DE UM NAVIO EM CORAIS E MANGUEZAIS. ALTO MAR, #AMANCHA O DESESPERO DAS AMEAÇAS COM A CHEGAPA DO ÓLEO FEZ COM QUE A COMUNIDADE SE UNISSE NUM ESFORÇO DE LI Mais =


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFRGS- aa - 2013)Número Original: 24Código: 6393954

Terceiro Dia

Características das alterações no equilíbrio ambiental .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2013
Questão de Vestibular - UFRGS 2013
Exibir texto da questão

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a alterações do equilíbrio ambiental. (JA borracha, o plástico e o isopor são exemplos de materiais não biodegradáveis. (/) Os lixões a céu aberto são responsáveis pela proliferação de animais que causam doenças, como a leptospirose. (|) Nos aterros sanitários, o lixo contamina o solo. ( ) As pilhas e baterias são ricas em metais pesados e devem ser recolhidas e depositadas em aterros sanitários. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V-F-V-V. (B) F-F-V-F. (CQ) F-V-F-V. (D) V-V-V-F. (E) V-V-F-E


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 14Código: 3774

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Consequências do uso das novas tecnologias produtoras de plásticos biodegradáveis.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Desde os anos 1990, novas tecnologias para a produção de plásticos biodegradáveis foram pesquisadas em diversos países do mundo. No Brasil, foi desenvolvido um plástico empregando-se derivados da cana-de-açúcar e uma bactéria recém-identificada, capaz de transformar açúcar em plástico. “A bactéria se alimenta de açúcar, transformando o excedente do seu metabolismo em um plástico biodegradável chamado PHB (polihidroxibutirato). Sua vantagem é que, ao ser descartado, o bioplástico é degradado por microorganismos existentes no solo em no máximo um ano, ao contrário dos plásticos de origem petroquímica, que geram resíduos que demoram mais de 200 anos para se degradarem”. GOMES, A C. Biotecnologia ajuda na conservação do ambionto. Revista Eletrônica Vox Solencia. Ano V. nº 28. São Paulo: Núcleo de Divulgação Científica José Gomes. “Acesso em: 30 abr. 2009 (adaptado) A nova tecnologia, apresentada no texto, tem como consequência, (A) a diminuição da matéria orgânica nos aterros e do mau-cheiro nos lixões. (B) a ampliação do uso de recursos não renováveis, especialmente, os plásticos. (C)a diminuição do metabolismo de bactérias decompositoras presentes nos solos. (D) a substituição de recursos não renováveis por renováveis para fabricar plásticos. (E) o lançamento no meio ambiente de produtos plásticos inertes em relação ao ciclo da matéria.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?