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1(UFPB- PB - 2011)Número Original: 13Código: 8793

Terceira série

Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2011
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Considerando o ideário e a formação do pensamento cristão conservador no Brasil, identifique o movimento descrito corretamente: a) b) 9 a) e) Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), organização católica ultraconservadora que defendeu, durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1984), os projetos da Teologia da Libertação. Partido Monarquista Brasileiro, movimento não registrado como partido político que defende a restauração da monarquia brasileira e um regime baseado nos princípios ideológicos de um governo socialista e democrático. Integralismo, movimento ultranacionalista que defendia a instalação no Brasil de um Estado forte, centralizado e corporativista, inspirado nos princípios políticos e ideológicos do fascismo italiano de Benito Mussolini. Católicos ortodoxos, corrente cristã católica dissidente da Igreja Católica Apostólica Romana, por defender princípios teológicos de tolerância e convivência ecumênica com ontras tendências do credo cristão. Associação Theotokos, organização católica ultraconservadora que defende o retorno da Igreja Católica Apostólica Romana aos princípios da opção preferencial pelos pobres, segundo a Conferência de Puebla (1979).


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     B     
     C     
     D     
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2(UFPB- PB - 2009)Número Original: 23Código: 8271

Segunda série

Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Observe a figura abaixo em que o artista do século XVIII, Carlos Julião, representa um velho português assediando, com bilhetinhos, uma jovem mestiça. Myriam B MOTA, cavernas ao Terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002. p. 232. BRAICK, Patrícia R. História: das Fonte: A questão do assédio sexual, mostrada na imagem, não é, portanto, uma problemática recente. Sobre a relação entre família e a sexualidade no Brasil Colonial, é correto afirmar: a) e) a) e) A Igreja Católica no Brasil, diferentemente da Europa, incentivava, até oficialmente, as chamadas “uniões ilícitas”, nas quais as pessoas conviviam sem se casarem. Pois, para a Igreja, importava, muito mais, a catequese dos filhos oriundos dessas uniões do que o cumprimento dos próprios preceitos religiosos. A existência da chamada “família patriarcal” era comum entre segmentos sociais de elite, em que o patriarca dominava uma ampla rede de relações. Essa configuração familiar era formada por um chefe, sua mulher e filhos, além de outros parentes, agregados e escravos. A presença de famílias comandadas por mulheres era ponco comum, devido ao forte patriarcalismo, principalmente entre os segmentos mais pobres, mesmo quando os homens da Colônia estavam fora de casa. Eles se ausentavam, para capturar índios e procurar ouro ou trabalho em engenhos e fazendas. O casamento legítimo era muito acessível a todos os segmentos sociais, apesar de exigir uma grande quantidade de documentos, geralmente vindos de Portugal. Essa modalidade de união conjugal foi bastante praticada, até mesmo pelas pessoas mais pobres, devido ao seu fervoroso catolicismo. A instituição da escravidão e a proximidade com as aldeias indígenas permitiram a muitos portugueses que tivessem filhos com africanas e indígenas fora dos casamentos oficiais. Mas as autoridades metropolitanas, devido ao Padroado, fiscalizavam e puniam severamente tais práticas, consideradas ilegais.


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3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 11Código: 7077

Terceira série

Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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A colonização portuguesa no Brasil recebeu importante apoio da Igreja Católica, cujo objetivo era ctistianizar os povos encontrados nas terras americanas. Os jesuítas foram a principal ordem católica de sustentação do projeto colonizador lusitano. Considerando as práticas dessa ordem religiosa no período colonial, é correto afirmar que os jesuítas a) acreditavam na impossibilidade de conversão dos índios. b) aceitavam as divindades e os cultos dos povos indígenas. c) pregavam o evangelho católico na língua portuguesa. d) recusavam o projeto de aldeamento das comunidades indígenas. e) concentravam seu trabalho na catequização das crianças.


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