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Resultados

1(UFPR - 2018)Número Original: 1Código: 7945229

Segunda Fase

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de identificações (Filosofia) Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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“Mas aqueles, varões, são mais hábeis — os que, se encarregando da educação da maioria de vocês desde meninos, tentavam convencê-los e me acusar de algo ainda mais não verdadeiro: de que há um certo Sócrates, homem sábio, pensador das coisas suspensas no ar, e que tem investigado tudo o que há sob a terra, e que torna superior o discurso inferior. [...] Depois, esses acusadores são muitos e têm me acusado já faz muito tempo, falando junto a vocês, além do mais, naquela idade em que mais seriam convencidos (alguns de vocês eram meninos ou adolescentes), simplesmente acusando de forma isolada — sem que houvesse defesa. [...] E todos que, servindo-se da inveja e da calúnia, tentavam convencê-los, mais os que, uma vez convencidos eles mesmos, iam convencendo outros — todos esses são os mais inacessíveis, pois não é possível fazer subir aqui nem refutar a nenhum deles; simplesmente é imperioso bater-se como que com sombras ao se defender e refutar sem que haja resposta. Aceitem então vocês também, segundo estou lhes dizendo, que se repartem em dois meus acusadores — de um lado os que me acusaram há pouco, e de outro os que há tempos (dos quais eu estava falando)”. (PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. André Malta. Porto Alegre: LP&M, 2016, p. 67-68.) A partir da citação acima e de outros trechos da obra, responda: em quais categorias Sócrates divide seus acusadores? Que categoria de acusadores Sócrates considera a mais temível e que razões ele apresenta para embasar seu diagnóstico?


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2(UFPR - 2019)Número Original: 1Código: 7945478

Segunda Fase

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Considerações filosóficas sobre a construção da ética no pensamento socrático .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Outra coisa não faço senão andar por aí persuadindo-vos, moços e velhos, a não cuidar aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas das virtudes vêm os haveres e todos os outros bens particulares e públicos. Se com esses discursos corrompo a mocidade, seriam nocivos esses preceitos; se alguém afirmar que digo outras coisas e não essas, mente. Por tudo isso, atenienses, diria eu, quer atendais a Anito, quer nao, quer me dispenseis, quer não, não hei de fazer outra coisa, ainda que tenha de morrer muitas vezes. (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. Il. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 21.) Com base no texto acima, responda: em que consiste a tarefa de Sócrates? Ele está disposto a abandonar essa tarefa? Se está disposto ou não, como isso se evidencia no texto? Sob que condição os preceitos que Sócrates prega seriam nocivos?


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3(UFPR - 2022)Número Original: 34Código: 11759886

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Reflexões filosóficas sobre o contexto político do mundo desenvolvido ao longo do século XX .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Mundo.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2022
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Observe as seguintes afirmativas, relacionadas ao texto: 1. A autora não concorda com o político russo, Lênin, acerca da avaliação que ele fez a respeito da violência do século XX. 2. Segundo Arendt, existe um fator relativo à belicosidade e à violência na atualidade que não foi considerado pelo político russo. 3. Há, no jogo de poder das superpotências, um objetivo político cuja racionalidade é a corrida armamentista e a busca da superioridade majoritária. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) Asaafirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


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4(UFPR - 2022)Número Original: 48Código: 11759901

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Reflexões filosóficas sobre a natureza do conhecimento humano na obra de John Locke .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2022
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Ampliando suas investigações para além de suas capacidades, e deixando seus pensamentos vagarem em profundezas, a tal ponto de lhes faltar apoio seguro para o pé, não é de admirar que os homens levantem questões e multipliquem disputas acerca de assuntos insolúveis, servindo apenas para prolongar e aumentar suas dúvidas, e para confirmá-los ao fim num perfeito ceticismo. (LOCKE. Ensaio acerca do entendimento humano. Trad. Anoar Aiex. Coleção Os Pensadores, vol. XVIII. São Paulo: Victor Civita, 1973, introdução, p. 147.) Considerando a passagem acima e a obra de que foi extraída, segundo Locke, os homens tornam-se céticos porque: a) são capazes de obter apenas um conhecimento provável acerca das coisas. b) não limitam suas investigações ao que é possível conhecer. c) dependem da experiência sensível para conhecer, sendo essa experiência enganosa. d) não são capazes de encontrar um apoio seguro para os seus pensamentos. e) encontram prazer na mera disputa.


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5(UFPR - 2021)Número Original: 43Código: 11602637

Primeira Fase

Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Construção filosófica sobre a natureza do ser no pensamento de Heráclito no contexto pré-socrático.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Considere o seguinte texto: Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme onde quer que seja no mar do vir-a-ser e perecer. Usais nomes das coisas, como se estas tivessem uma duração fixa: mas mesmo o rio, em que entrais pela segunda vez, não é o mesmo da primeira vez. (HERÁCLITO DE ÉFESO. Coleção Os Pensadores. Vol. |. São Paulo: Victor Civita, 1973, p. 109.) Com base no texto e no conhecimento sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, considere as seguintes afirmativas: 1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas. 2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens. 3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram. 4. Ovir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


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