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Busca de Exercícios - UFPR - Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) - Crônicas (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(UFPR- aa - 2012)Número Original: 36Código: 6339555

Primeira Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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O que “seria mais fácil se tivesse uma flauta”? a) Combater a corrupção. b) Reunir os políticos num consenso. e) Promover as reformas sociais. d) Lidar com o povo e) Contornar as dificuldades de negociação com os políticos.


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2(UFPR- aa - 2013)Número Original: 15Código: 6339665

Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2013
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Considere o seguinte trecho da peça Anjo negro, de Nelson Rodrigues: ELIAS (apaixonadamente) — Quando ele era rapaz, não bebia cachaça porque achava cachaça bebida de negro. Nunca se embriagou. E destruiu em si o desejo que sentia por mulatas e negras — ele que é tão sensual. A mim, nunca perdoou que eu fosse filho de brancos e não de negros como ele. Quando fui morar na casa de Ismael, ele já era rapaz, e eu, menino. Ismael me maltratava, me batia. Eu tinha medo dele; (olhando em torno ou, antes, virando a cabeça de um lado para outro, como se pudesse enxergar) e ainda hoje tenho — medo — um medo de animal, de bicho! VIRGÍNIA (levantando-se e apertando a cabeça de Elias de encontro ao peito) — Eu gosto que você tenha medo, que seja assim, fino de cintura... ELIAS - Gosta, não gosta?... mesmo depois de cego. VIRGÍNIA (mudando de tom) — Você ficou cego como? ELIAS (num lamento) — Foi uma fatalidade; eu estava doente dos olhos e Ismael, que me tratava, trocou os remédios. Em vez de um, pôs outro... Perdi as duas vistas... Mesmo depois de cego ele me atormentava. Estudava muito para ser mais que os brancos, quis ser médico — só por orgulho, tudo orgulho. O que ele fez com São Jorge? Tirou da parede o quadro de São Jorge, atirou pela janela — porque era santo de preto. Um dia, desapareceu de casa, depois de ter dito a mde dele: ‘Sou negro por tua causa’. (doce, suplicante) Já ouviu o que eu disse. Agora responda — gosta dele? (siléncio) Gosta? VIRGÍNIA (obcecada) — Ele trocou os remédios de propósito... Para cegar vocêl... (muda de tom) Se eu gosto dele? Não... não gosto... ELIAS — Odeia? VIRGÍNIA (incerta) — Odeio. ELIAS — Tem medo dele? VIRGÍNIA (incerta) - Medo? (mudando de tom, levanta-se, anda, enquanto Elias se desorienta, sem saber em que direção virar-se). A transpiração dele está por toda a parte, apodrecendo nas paredes, no ar, nos lençóis, na cama, nos travesseiros, até na minha pele, nos meus seios (aperta a cabeça entre as mãos). E nos meus cabelos, meu Deus! (cheira as mãos em concha, como se quisesse encontrar nelas o cheiro três vezes maldito.) (RODRIGUES, Nelson. Anjo negro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 28-30.) A peça Anjo negro, escrita por Nelson Rodrigues em 1946, permaneceu sob interdição da censura por dois anos, até estrear em abril de 1948. Integrante do grupo das peças míticas, a ação dramática apresenta um conflito ligado ao tema do preconceito racial. No trecho citado, torna-se possível compreender a motivação de algumas cenas constitutivas da trama. Considerando isso, assinale a alternativa correta. a) A cena inicial apresenta o velório do filho de Ismael e Virgínia, que morre em uma vingança perpetrada por Elias. b) O envolvimento de Elias e Virgínia é motivado pelo ódio e pelo medo que ambos sentem em relação a Ismael e) O cheiro de Ismael, sentido por Virgínia, é motivador dos crimes que ela comete ao longo da peça. d) Elias mente ao explicar a causa da sua cegueira, com a intenção de conquistar a cunhada. e) As ações de Ismael e de Virgínia os aproximam, uma vez que ambos praticam crimes motivados pelo preconceito racial.


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3(UFPR- aa - 2013)Número Original: 8Código: 6339658

Primeira Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2013
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Em sua apresentação do ponto de vista apocalíptico sobre a literatura, Tezza afirma: “A ideia apocalíptica pressupõe uma utopia poética, mas também política, redentora e pura, onde a arte, enfim, brilhará como um diamante intocado pelo mundo real”. Segundo o autor, qual é a crítica à Flip feita pelos escritores que assumem a perspectiva apocalíptica? a) A subordinação da produção literária e de sua divulgação na Flip aos interesses comerciais das grandes editoras b) A exposição exagerada dos autores e de suas obras na mídia, o que resulta na banalização da produção literária. e) O alto custo do evento para os participantes, dificultando o acesso do público realmente interessado. d) A superficialidade dos leitores, mais interessados em ver e ouvir os escritores do que em ler suas obras. e) A falta de patrocinadores para o evento, o que colocaria em risco a continuidade da Flip nos próximos anos.


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4(UFPR- aa - 2012)Número Original: 37Código: 6339559

Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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Leia como o dicionário Aurélio explica o significado e o uso dos seguintes verbos. Atender. V. ti 1. Dar, prestar atenção: Não atendeu à observação que lhe fizeram. 2. Tomar em consideração; levar em conta; ter em vista; considerar: Não atende a súplicas. 3. Atentar, observar, notar: Atendia, de longe, aos acontecimentos. T. d. 4. Acolher, receber com atenção ou cortesia: Sempre atende aqueles que o procuram. Dar ou prestar atenção a. Tomar em consideração; considerar: Atende antes de tudo as suas conveniências. Desfrutar. V. t. d. 1. V. usufruir (2): Agora desfruta benefícios prestados; 2. Deliciar-se com; apreciar: Sádico, desfrutou as cenas brutais do filme. 3. Viver à custa de. 4. Zombar de; troçar, chacotear. T. i. 6. Fruir (3): Desfruta de bom conceito no meio científico. Precisar. V. t d. 1. Indicar com exatidão; particularizar, distinguir, especializar: Não sabe precisar a época de sua viagem. 2. Ter precisão ou necessidade de; necessitar: (...) precisa espairecer. 3. Citar ou mencionar especialmente: a testemunha precisou o criminoso. T. i. 4 Ter necessidade; carecer, necessitar: Precisa de dinheiro. Int. 5. Ser pobre, necessitado Trabalha porque precisa Proceder. V. ti. 1. Ter origem; originar-se, derivar(-se): O amor não procede do hábito. (...) 2. Provir por geração; descender: Segundo o cristianismo, todos os homens são irmãos porque procedem de Adão e Eva. 3. Instaurar processo: O governo procederá contra os agiotas. 4. Levar a efeito; executar, realizar: As juntas apuradoras procederam à contagem dos votos. (...) Revidar. V. t d. 1. Responder ou compensar (uma ofensa física ou moral) com outra maior: O rapaz revidou os socos do agressor. 2. Responder, replicar, contestando: O deputado revidou o discurso que o incriminava. T. d. e i. e Int. 3. Vingar uma ofensa com outra maior: Revidou a alusão pérfida com as mais violentas injúrias. Visar. V. t d. 1. Dirigir a vista fixamente para; mirar: visar um alvo. 2. Apontar arma de fogo contra: Visou o ladrão, imobilizando-o. 3. Pôr o sinal de visto em: visar um cheque. 4. Ter por fim ou objetivo; ter em vista: Ao escrever esta novela, visava um fim moral. T. i. 4. Ter por fim ou objetivo; ter em vista: Estas medidas visavam ao bem público. Agora, considere os seguintes períodos: 1. O caçador, depois de visar ao lobo na floresta, parou para revidar ao chamado dos companheiros de caça. 2. Depois de precisar os detalhes do contrato, o vendedor pediu aos interessados que aguardassem, pois teria de atender o chamado do escritório. 3. Para revidar as investidas dos clientes, o gerente adiou o início da liquidação e procedeu a investigação do percentual de aumento de preços praticado pela loja, o que permitiu que os funcionários desfrutassem de algumas horas extras de descanso. 4. Os representantes do povo demoram a atender a demandas dos cidadãos, mas sabem desfrutar as benesses do poder. lizadas acima constituem a gua portuguesa, que períodos Assumindo que as explicações sobre os verbos dispoi única possibilidade de uso segundo a norma culta da estariam adequados a essa norma? a) Somente o período 3. b) Somente os períodos 2 e 4. e) Somente os períodos 1 e 3 d) Somente os períodos 1 e 4. e) Somente os períodos 2, 3e 4.


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5(UFPR- aa - 2012)Número Original: 35Código: 6339554

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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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Tomando por base o conto, indique a(s) ocorrência(s) em que a expressão entre parênteses substitui a expressão grifada, sem prejuízo do sentido. 1. ... um homem que reivindica ser um “caçador de ratos”... (assume) 2. Apesar de obter sucesso ... (lograr êxito) 3....o povo da cidade abjurou a promessa feita (descumpriu) 4. ... só ficaram opulentos habitantes (oprimidos) Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 2 e 4 são b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


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