Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPR - Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2018)Número Original: 31Código: 7928521

Primeira Fase

Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Os mexilhões aderem fortemente às rochas através de uma matriz de placas adesivas que são secretadas pela depressão distal localizada na parte inferior do seu pé. Essas placas adesivas são ricas em proteínas, as quais possuem em abundância o aminoácido L- Dopa. Esse aminoácido possui, em sua cadeia lateral, um grupo catechol (dihidroxibenzeno), que tem papel essencial na adesão do mexilhão a superfície rochosa. A figura ilustra um esquema da placa adesiva do mexilhão e um esquema da principal interação entre o grupo catechol e a superfície do óxido de titânio, que representa uma superfície rochosa. A adesão do mexilhão à rocha deve-se principalmente à interação intermolecular do tipo: a) ligação de hidrogênio. b) interação fon-dipolo. c) dispersão de London. d) interação eletrostática. e) dipolo permanente-dipolo induzido. Depressão distal Parte inferior do pé Placa = Oxigênio (QD = Titânio Fonte: Maier, G.P., Butler, A. J. Biol. Inorg. Chem., 22 (2017) 739 (Adaptado).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR - 2014)Número Original: 17Código: 7927897

Primeira Fase

Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2014
Exibir texto da questão

17 - A coloração de Gram é um importante método empregado na microbiologia, que permite diferenciar bactérias em duas classes — as Gram-positivas e Gram-negativas — em função das propriedades químicas da parede celular. As bactérias Gram-positivas possuem na parede celular uma camada espessa de peptideoglicano, que é uma rede polimérica contendo açúcares (N-acetilglicosamina e ácido N-acetilmurâmico) e oligopeptídeos, enquanto que as bactérias Gram-negativas contêm uma camada fina. Na coloração de Gram utiliza-se o cristal violeta (cloreto de hexametilpararoanilina), que interage com o peptideoglicano. A adição de iodeto causa a precipitação do corante e as partículas sólidas ficam aprisionadas na rede polimérica, corando a parede celular. Ao lado estão esquematizadas a rede polimérica do peptideoglicano e as estruturas das espécies envolvidas. A partir das informações fornecidas, é correto afirmar que a principal interação entre o cristal violeta e a parede celular é: ) ligação de hidrogênio. ) interação ion-dipolo. ) interação fon-dipolo instantâneo. ) ) O00 interação dipolo-dipolo. interação dipolo-dipolo instantâneo. (D Cristal violeta H, \ o NH / COOH OY CH, He CH, N-acetilglicosamina uti O ac. N-acetilmuramico ' / NH Ome OH à 2 H ) =O HN Oligopeptideo + Om OH (Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Gram staining. Acessado em ago. 2013)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2020)Número Original: 6Código: 7945893

Segunda Fase

Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
Exibir texto da questão

A bebida whisky é destilada a 70% de etanol (CHsCH>0H), depois é armazenada em barris de madeira e, antes do engarrafamento, é diluída até cerca de 40%. Sabe-se que o gosto e o aroma da bebida são acentuados na diluição, o que parece contraditório, uma vez que os compostos passam a estar em menor concentração. Um dos compostos que fornece o aroma à bebida é o guaiacol, cuja estrutura é mostrada na figura ao lado, que está presente em baixa concentração (4 mg L'!). O guaiacol possui caráter anfipático, isto é, possui regiões hidrofílicas e hidrofóbicas. Tanto no etanol quanto na água, a interação intermolecular predominante é por ligação de hidrogênio, porém o guaiacol possui maior afinidade por etanol. Estudos demonstraram que, em condições em que a mistura etanol-água está acima de 59%, as moléculas de guaiacol ficam distribuídas no interior do líquido, cercadas por moléculas de etanol. Porém, em misturas etanol-água até 45%, as moléculas de guaiacol migram para a superfície, onde a região hidrofílica do guaiacol faz ligações de hidrogênio com as moléculas de água e a região hidrofóbica fica voltada para o ar. Como a bebida é ingerida pela superfície, esta é a razão de se sentir o gosto e o aroma mais acentuados. (KARLSSON, B.C.G., FRIEDMAN, R. Scientific Reports, 7 (2017) 6489) Qual das regiões apontadas na estrutura do guaiacol é responsável pela interação com a água na mistura a 45%? Quais sao as regides hidrofobicas do guaiacol? Além da interação por ligação de hidrogênio, qual é o outro tipo de interação intermolecular que ocorre entre etanol e guaiacol que explica a maior afinidade entre essas duas moléculas”? Limite máximo Que nome recebe esse outro tipo específico de interação intermolecular? Na mistura de proporção acima de 59%, como as moléculas de etanol devem ficar dispostas em relação ao guaiacol, de modo a favorecer as duas interações intermoleculares? Faça um desenho esquematizando a orientação das moléculas de etanol e guaiacol.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR - 2024)Número Original: 19Código: 14116552

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos Estudo das Cadeias Carbonicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2024

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?