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1(UFPR - 2023)Número Original: 67Código: 13024097

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Fundamentos teóricos da filosofia política de Maquiavel e suas influências no pensamento da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Maquiavel considera que é muito útil “poder acusar perante o povo, perante um magistrado ou mesmo perante um conselho, os cidadãos que praticarem algum ato contra o estado livre”. Pois, com isso, escreve ele, “se institui um lugar para o desafogo daqueles humores que crescem nas cidades contra qualquer cidadão. Quando estes humores não têm onde se desafogar ordinariamente, buscam modos extraordinários”. (MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. In: MARÇAL, J. (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009. p. 437.) Nessa passagem, Maquiavel elogia a instituição romana da acusação pública porque ela: a) reconhece os direitos dos cidadãos de maneira equitativa. b) confere soberania ao povo, reconhecendo-o como a fonte das leis. c) oferece um lugar institucional para a manifestação de conflitos. d) garante a todos os indivíduos a plena liberdade de expressão. e) impõe obediência às leis.


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2(UFPR - 2023)Número Original: 1Código: 13024290

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de Filosofia

Fundamentos teóricos da filosofia política de Maquiavel e suas influências no pensamento da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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“Consideremos Roma. Apesar de não ter tido um legislador como Licurgo que, desde o princípio, ordenasse a república de tal modo que pudesse viver por longo tempo livre, foram tantos os acidentes que nela surgiram por causa da desunião que havia entre a plebe e o senado que aquilo que não fez um ordenador foi feito pelo acaso.” MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Livio. In: MARÇAL, J. (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009. p. 429. Considerando a passagem acima e a obra de que foi retirada, enuncie três ensinamentos políticos que Maquiavel retira de suas considerações sobre Roma.


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3(UFPR - 2020)Número Original: 81Código: 7946126

Primeira Fase

Fundamentos teóricos da filosofia política de Maquiavel e suas influências no pensamento da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Considere a passagem abaixo: A substituição do reino do dever ser, que marca a filosofia anterior, pelo reino do ser, da realidade, leva Maquiavel a se perguntar: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável? O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos. Ao formular e buscar resolver esta questão, Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política, que põe fim à ideia de uma ordem natural eterna. A ordem, produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena, e tampouco resulta do jogo de dados do acaso. Ao contrário, a ordem tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita. (SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtu. In: WEFFORT, Francisco (org.). Clássicos da política, vol. 01. São Paulo: Atica, 2001. p. 17-18.) Considerando o argumento de Maria Tereza Sadek, em seu texto intitulado Nicolau Maquiavel: o cidadao sem fortuna, o intelectual de virtu, é correto afirmar: a) Os estudos de Maquiavel sobre o reino do serna política levam em consideração a tradição idealista de Platão, Aristóteles e São Tomás de Aquino e rejeitam as interpretações de historiadores antigos, como Tácito, Políbio, Tucídides e Tito Lívio. b) Em sua obra, Maquiavel coloca em relevo a dimensão efetivamente social, histórica e política das relações humanas, explicitando que sua regra metodológica implica o exame da realidade tal como ela é e não como se gostaria que ela fosse. c) À política, segundo Maquiavel, tem correspondência com as ideias inatistas, ou seja, de que os indivíduos são predestinados a um tipo de condição que lhes é inerente, não havendo possibilidade de mudança ou qualquer outra forma de alterar as estruturas de poder, por ele denominada de “maquiavélicas”. d) Segundo Sadek, ao formular uma explicação sobre essa questão, Maquiavel não rompeu com os paradigmas que fundavam a política de seu tempo, por conseguinte, favorecendo a perpetuação de tiranias nos séculos XV e XVI. e) Para Maquiavel, o problema central da política foi a democracia, e sua construção implicava o fortalecimento de governos descentralizados, o que aproximava seus estudos de liberais como John Locke e Thomas Hobbes.


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