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171(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 27Código: 6396196

Primeiro Dia

Modernismo
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Assinale a alternativa correta a respeito dos textos. (A) Os autores, ao remeterem aos exemplos bíblicos de Jó e da ovelha perdida, elogiam a autoridade divina capaz de perdoar os pecados, mesmo que à custa de sua glória e de seu discernimento. (B) Jó, de acordo com Vieira, argumenta que há tanta glória em perdoar como em não perdoar, enquanto, para Gregório, o perdão concedido ao pecador renitente é a prova da glória de Deus. (C) Os autores, ao remeterem aos exemplos bíblicos de Jó e da ovelha perdida, inibem a autoridade divina que se vê constrangida a aceitar os argumentos de dois pecadores. (D) Jó, de acordo com Vieira, considera que a ocasião e a sorte impediram que a graça divina se manifestasse, enquanto para Gregório a graça divina não sofre restrições. Os autores, ao remeterem aos exemplos bíblicos de Jó e da ovelha perdida, reforçam seus argumentos a favor do perdão como garantia da glória divina. (E


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172(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 26Código: 6396195

Primeiro Dia

Romantismo
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Leia o trecho do Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, do Padre Antônio Vieira, e o soneto de Gregório de Matos Guerra a seguir. Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda Pede razão Jó a Deus, e tem muita razão de a pedir — responde por ele o mesmo santo que o arguiu — porque se é condição de Deus usar de misericórdia, e é grande e não vulgar a glória que adquire em perdoar pecados, que razão tem, ou pode dar bastante, de os não perdoar? O mesmo Jó tinha já declarado a força deste seu argumento nas palavras antecedentes, com energia para Deus muito forte: Peccavi, quid faciam tibi? Como se dissera: Se eu fiz, Senhor, como homem em pecar, que razão tendes vós para não fazer como Deus em me perdoar? Ainda disse e quis dizer mais: Peccavi, quid faciam tibi? Pequei, que mais vos posso fazer? E que fizestes vós, Jó, a Deus em pecar? Não lhe fiz pouco, porque lhe dei ocasião a me perdoar, e, perdoando-me, ganhar muita glória. Eu dever-lhe-ei a ele, como a causa, a graça que me fizer, e ele dever-me-á a mim, como a ocasião, a glória que alcançar. A Jesus Cristo Nosso Senhor Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, Da vossa piedade me despido; Porque, quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto um pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na sacra história, Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada: Cobrai-a, e não queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória. Considere as seguintes afirmações sobre os dois textos. 1 - Tanto Padre Vieira quanto Gregório de Matos dirigem-se a Deus mediante a segunda pessoa do plural (vós, vos): Gregório argumenta que o Senhor está empenhado em perdoá-lo, enquanto Vieira dirige-se a Deus (E que fizestes vós...) para impedir que Jó seja perdoado. II - Padre Vieira vale-se das palavras e do exemplo de Jó, figura do Velho Testamento, para argumentar que o homem abusa da misericórdia divina ao pecar, e que Deus, de acordo com a ocasião e os argumentos fornecidos por Jó, inclina-se para o castigo no lugar do perdão. III- Tanto Padre Vieira como Gregório de Matos argumentam sobre a misericórdia e a glória divinas: assim como Jó, citado por Vieira, declara que Deus lhe deverá a glória por tê-lo perdoado; Gregório compara-se à ovelha desgarrada que, se não for recuperada, pode pôr a perder a glória de Deus. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenasle II. (D) Apenas II e III. (E) L el.


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173(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 45Código: 6396191

Primeiro Dia

Modernismo
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Considere as seguintes afirmações sobre os contos de Murilo Rubião. 1 - Nos contos O pirotécnico Zacarias e O ex- mágico da Taberna Minhota, a narrativa está em primeira pessoa. Os narradores relatam acontecimentos fantásticos - ou seja, inexplicáveis racionalmente — com a maior naturalidade: Zacarias é um cadáver falante que descreve o atropelamento que resultou na sua morte; o ex-mágico tenta suicidar-se, mas é boicotado pela própria magia. Nos contos Os dragões e Teleco o coelhinho, os animais têm comportamentos de seres humanos. Os dragões bebem em botequins, envolvem-se com mulheres e assistem a aulas de um professor; Teleco fala, fuma e barbeia-se. II- Nos contos Bárbara e Ofélia, meu cachimbo e o mar, as personagens femininas citadas nos títulos são, respectivamente, uma mulher que, após casar-se, começa a emagrecer assustadoramente e uma menina que só se interessa por histórias de marinheiro. I Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie II. (D) Apenas II e III. (E) 1, We Ill.


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174(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 48Código: 6396190

Primeiro Dia

Modernismo
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Considere as seguintes afirmações sobre a relação entre espaços e personagens no romance. 1 - O Chalé representa a família: continua de pé, mas foi se deteriorando com o tempo. H-O sótão sugere refúgio, que pode ser físico, como no caso de Catarina, ou simbólico, como no de Anelise. III- A cozinha representa o aconchego para uma tradicional família alemã que muito penou ao instalar-se no Brasil. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie II. (D) Apenas II e III. (E) LILe II.


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175(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 43Código: 6396185

Primeiro Dia

Modernismo
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Considere as seguintes afirmações sobre a peça de Nelson Rodrigues. 1 - Dona Guigui apresenta três versões sobre os atos e façanhas de Boca de Ouro ao longo da peça, que mostra uma progressão: a primeira acumula perversões e detrata o protagonista; a segunda revela seu passado sofrido e ambições frustradas; e a terceira, a disposição do bicheiro para ingressar no circuito burguês. II-O casal Celeste e Leleco ocupa papel central na caracterização de Boca de Ouro, eles formam um triângulo amoroso perverso cujos termos se alteram ao longo da peça: Celeste, por exemplo, é apresentada como esposa obrigada a se entregar ao bicheiro; depois é amante amoral e exibicionista; para, na sequência, encarnar a mulher adúltera que esfaqueia o marido indefeso. II-A peça explora a linguagem coloquial, a geografia do Rio de Janeiro (Madureira, mata da Tijuca) e a atividade ilícita do jogo do bicho, para se definir o protagonista como mito sobre o qual circulam vários boatos e versões que confluem para a consagração de Boca de Ouro nas quadras de escolas de samba do carnaval carioca. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenasle II. (D) Apenas II e III. (E) I, Well.


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