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1(UFRGS - 2020)Número Original: 1Código: 7887754

Quarto Dia

Aspectos e características da democracia ateniense consolidada no século V .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Leia o texto abaixo que apresenta um trecho do Discurso Funebre de Péricles, citado pelo historiador Tucídides (460-396 a.C.). A nossa constituição não imita as leis dos estados vizinhos. Em vez disso, somos mais um modelo para os outros do que imitadores. O governo favorece a maioria em vez de poucos — por isso é chamado de democracia. Se consultarmos a lei, veremos que ela garante justiça igual para todos em suas diferenças particulares; quanto à condição social, o avanço na vida pública depende da reputação de capacidade. As questões de classe não têm permissão de interferir no mérito, tampouco a pobreza constitui um empecilho: se um homem está apto a servir ao Estado, não será tolhido pela simplicidade da sua condição. THUCYDIDE. CEuvres completes. Paris: Gallimard, 1998. p. 811-812. Com relação à democracia ateniense no século V a.C., considere as afirmações abaixo. I - A isonomia — igualdade de direitos para todos os cidadãos perante a lei — era uma característica da democracia ateniense. II - Todos os cidadãos, na Assembleia, tinham o direito ao voto, mas somente os cidadãos de origem nobre tinham o direito a discursar. HI- Atenas vetava a participação política das mulheres, estrangeiros e escravos, uma vez que esses não eram considerados cidadãos. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas 1 e III. (D) Apenas II e III. (E) I, Ile III.


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2(UFRGS - 2017)Número Original: 1Código: 7079394

Quarto Dia

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Na sua narrativa da Guerra do Peloponeso, Tucídides assim relata as práticas funerais atenienses. “Desse cortejo participam livremente cidadãos e estrangeiros; e as mulheres da família estão presentes, ao túmulo, fazendo ouvir sua lamentação. Depositam-se, em seguida, os despojos no monumento público, situado na mais bela avenida da cidade, e onde as vítimas de guerra são sempre sepultadas — à exceção dos mortos de Maratona: a estes, considerando-se seu mérito excepcional, concedeu-se sepultura no próprio lugar da batalha. Uma vez que a terra recobre os mortos, um homem escolhido pela pófis, reputado por distinguir-se intelectualmente e gozar de alta estima, pronuncia em sua honra um elogio apropriado; depois disto, todos se retiram. Assim têm lugar esses funerais; e, durante toda a guerra, quando era o caso, aplicava-se o costume”. Citado em LORAUX, N. 4 invenção de Atenas. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. p. 39. Assinale a alternativa correta a respeito da história da antiguidade grega, a partir do texto apresentado. (A) Os ritos funerais na Grécia antiga eram cerimônias religiosas, destinadas apenas a conduzir ao paraiso os heróis mortos. (B) Os metecos, participantes das práticas funerais, formavam parte do demos ateniense e possuiam os mesmos direitos políticos que os cidadãos da pólis. (C) Todos os soldados atenienses mortos nos confrontos com Esparta, em razão do grande mérito de seus feitos, eram sepultados no próprio lugar da batalha. (D) A cena descrita, ocorrida na democracia ateniense, indica o valor dado aos cidadãos mais eloquentes da cidade. (E) A realização de um discurso fúnebre por alguém escolhido na massa de cidadãos de Atenas revela o caráter secundário e improvisado da cerimônia.


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3(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 1Código: 6401357

Quarto Dia

Grécia.b Aspectos e fatos históricos da vida política e social na Grécia Clássica .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Com relação à vida social e política na Grécia clássica, assinale a alternativa correta. (A) A democracia grega foi instituída no século VI a.C. por Clístenes, colocando fim a um período de governo tirânico e criando os princípios da República. (B) A decadência da pólis grega no período arcaico, entre os séculos VIII a.C. e VI a.C., e o surgimento do Império ateniense permitiram o florescimento cultural nas cidades antigas. (C) O desenvolvimento de uma filosofia fundada na razão ocorreu com o fim do período micênico na Grécia, o que implicou a passagem do politeísmo para o monoteísmo. (D) Os habitantes tinham direitos políticos e eram considerados cidadãos nas cidades- estado, com exceção das mulheres e dos escravos. (E) A união política entre atenienses e espartanos contra os avanços do exército persa ocorreu no contexto da Guerra do Peloponeso.


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4(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 1Código: 6396141

Quarto Dia

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Esta a exposição de Heródoto de Túrio, para que bem os acontecimentos provocados pelos homens, com o tempo, sejam apagados, nem as obras grandes e admiráveis, trazidas à luz tanto pelos gregos quanto pelos bárbaros, se tornem sem fama — e, no mais, investigação também da causa pela qual fizeram guerra uns contra os outros. Heródoto, Histórias, 1, 1-5. A narração de Heródoto (480-420 a.C.), considerado o pai da História Ocidental, refere-se (A) às guerras médicas — e aos persas. (B) à guerra do Peloponeso — e aos espartanos. (C) às conquistas de Alexandre, o Grande — e aos egípcios. (D) às guerras púnicas — e aos cartagineses. (E) à guerra de Troia — e aos troianos.


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