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1(UFRGS- RS - 2016)Número Original: 38Código: 6396737

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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Leia o poema de Cecília Meireles, na coluna da esquerda, e o de Mario Quintana, na coluna da direita, abaixo. Canção excêntrica Ando à procura de espaço Para o desenho da vida Em números me embaraço E perco sempre a medida. Se penso encontrar saída, Em vez de abrir um compasso, projeto-me num abraço e gero uma despedida. Se volto sobre o meu passo, É já distância perdida. Meu coração, coisa de aço, começa a achar um cansaço esta procura de espaço para o desenho da vida. Já por exausta e descrida não me animo a um breve traço: - saudosa do que não faço, - do que faço, arrependida. Seiscentos e sessenta e seis A vida é uns deveres que nós trouxemos para [fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo... Quando se vê, já é 63 feir: Quando se vê, passaram 60 anos... Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem — um dia — uma outra [oportunidade, Eu nem olhava o relógio Seguia sempre, sempre em frente... E iria jogando pelo caminho a casca dourada [e inútil das horas. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre os poemas. ( ) O poema de Cecília Meireles apresenta vocabulário ligado à geometria e regularidade estrutural e métrica, apontando para a necessidade de o sujeito lírico definir sua vida com exatidão. () O poema de Mario Quintana busca a definição da vida, a partir da metáfora com o universo escolar e a passagem do tempo. () A sucessão “6 horas, 6a feira, 60 anos”, no poema de Quintana, indica a finitude: fim do dia útil, fim da semana útil, consequentemente, fim da vida útil. ( ) Os dois poemas, embora os sujeitos líricos sejam uma mulher e um homem, encerram com um tom melancólico, porque a realidade não corresponde às suas expectativas. (A) V-V-V-V. (B) V-F-F-V. (C) V-V-F-F. (D) F-F-V-F. (E) F-V-V-F.


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2(UFRGS - 2017)Número Original: 37Código: 7090606

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Leia abaixo o diálogo entre Severino e Mestre Carpina, retirado de Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. — Seu José, mestre carpina, que lhe pergunte permita: ha muito no lamacal apodrece a sua vida? e a vida que tem vivido foi sempre comprada a vista? — Severino, retirante, sou de Nazaré da Mata, mas tanto la como aqui jamais me fiaram nada: a vida de cada dia cada dia hei de comprá-la. — Seu José, mestre carpina, e que interesse, me diga, ha nessa vida a retalho que é cada dia adquirida? espera poder um dia comprá-la em grandes partidas? — Severino, retirante, não sei bem o que lhe diga: não é que espere comprar em grosso tais partidas, mas o que compro a retalho é, de qualquer forma, vida. — Seu José, mestre carpina, que diferença faria se em vez de continuar tomasse a melhor saída: a de saltar, numa noite, fora da ponte e da vida? Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. ( ) Severino, retirante chegado ao Recife, questiona a vida miserável de Mestre Carpina. ( ) Mestre Carpina defende a necessidade de viver mesmo que em condição precária. ( ) Mestre Carpina nega-se a ouvir os infundados questionamentos de Severino. ( ) Severino, em sua última interrogação, aponta uma hesitação entre viver e morrer. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V-V-F-V (B) V-F-F-F (C) V-F-V-V (D) F-V-F-V (E) F-V-V-F


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3(UFRGS- aa - 2011)Número Original: 46Código: 6393098

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Questão de Vestibular - UFRGS 2011
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Assinale a alternativa correta em relação a poemas de Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira. (A) Ao defender o poeta sórdido como “aquele em cuja poesia há a marca suja da vida”, Bandeira expressa sua crítica ao uso de temas vulgares na poesia modernista. No poema 77em de Ferro, versos como “Vou depressa / Vou correndo / Vou na roda / Que só levo / Pouca gente / Pouca gente / Pouca gente... reproduzem o ritmo e a rotina repetitivos do trem. (C) Nos versos “Andarei de bicicleta / Montarei em burro brabo / Subirei no pau- de-sebo / Tomarei banhos de mar”, de Vou-me embora pra Pasárgada, o eu-lírico quer realizar no lugar idealizado coisas típicas do mundo desenvolvido. (D) Ao mencionar “Perdi o jeito de sofrer. / Ora essa. / Não sinto mais aquele gosto cabotino da tristeza”, percebe-se a inclinação de Bandeira pelo ideal romântico que entende a poesia como sofrimento. (B (E) No trecho “O meu reino pelas três mulheres do sabonete Araxá”, o eu- lírico critica o poder da propaganda sobre sua existência.


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4(UFRGS- aa - 2011)Número Original: 39Código: 6393086

Primeiro Dia

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Questão de Vestibular - UFRGS 2011
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Leia os seguintes fragmentos, o primeiro extraído do poema Ode Triunfal e o segundo, do poema Tabacaria, ambos de Fernando Pessoa. 1. Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime! Ser completo como uma máquina! Poder ir na vida triunfante como um automóvel último modelo! Poder ao menos _ penetrar-me fisicamente de tudo isto, Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento, A todos os perfumes de dleos e calores e carvões Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável 2. O mundo é para quem nasce para o conquistar E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão. Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez. Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo. Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu. Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda, Ainda que não more nela; Serei sempre o que não nasceu para isso; Serei sempre só o que tinha qualidades; Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta. Sobre esses fragmentos, são feitas as seguintes afirmações. I -Como representante da corrente futurista, Ode Triunfal celebra o progresso, a velocidade, a máquina, em suma, o novo. II - No segundo fragmento, o eu-lírico define sua existência a partir de negatividades e impossibilidades. III- O eu-lírico do segundo fragmento associa-se a grandes vultos históricos com vistas a superar o caráter provinciano português. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas le II. (E) 1, Well.


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5(UFRGS - 2020)Número Original: 48Código: 7887393

Primeiro Dia

Modernismo
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Leia a crônica “Forra”, de Millôr Fernandes. Fr Nossa modesta profissão -— “artista” ou “escritor” — tem uma incrível concorrência amadora. Todo médico, engenheiro, ou físico, sempre desenha melhor do que nós; todo arquiteto, biólogo ou construtor, nas horas de folga, escrevem coisas que... nem Flaubert, pô! Todos, naturalmente, esperando se aposentar de suas coisas mais sérias e profundas para se dedicar full-time a estas (nossas) atividades e provar que apenas não tinham tempo disponível. Mas se pensam que não vou reagir, estão enganados. Também estou apenas esperando me aposentar para ser um militar amador ou melhor, por que não?, um ginecologista amador. Ou não pode? Considere as seguintes afirmações sobre a crônica. 1 - O uso de aspas em “artista” e “escritor” marca a ironia em relação a profissões reconhecidas, como médico, engenheiro ou físico. Il - O autor quer se aposentar para ser ginecologista amador. HI- O uso da ironia permite discutir o que é ser profissional ou amador. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas 1 e III. (E) I, Ile III.


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