Embora acentue sob alguns aspectos o requinte da arte pela arte, o Simbolismo se opõe tanto ao
Realismo como ao Parnasianismo, situando-se muito próximo das orientações românticas, de que é em parte
uma revivescência. Não aceitando a separação entre sujeito e objeto, entre artista e assunto, para ele objetivo
e subjetivo se fundem, pois o mundo e a alma têm afinidades misteriosas, e as coisas mais díspares podem
revelar um parentesco inesperado. O espírito, portanto, não apreende totalmente nem traça um contorno firme
dos objetos, dos seres, das ideias. Cabe-lhe apenas o recurso de aproximar-se da sua realidade oculta por
meio de tentativas, que a sugerem sem esgotá-la.
CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira. 6. ed. São Paulo: Difel, 1976. v. 2. p. 104.
Sobre o movimento simbolista no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Cruz e Souza é um dos principais poetas do período, sendo marcado pela sublimação do sentido e pela
transfiguração da palavra poética em sua obra.
B) A relação entre poesia e música é uma característica marcante do movimento, o que se reflete na
preocupação com a sonoridade da palavra poética e do ritmo do verso.
C) O Simbolismo brasileiro obteve ampla repercussão na virada do século XIX ao século XX, tendo sido
referência fundamental aos modernistas da década de 20.
D) A investigação do impalpável no poema afasta o poeta simbolista do parnasiano, pois este demonstra uma
objetividade que aproxima sua arte do real.